quinta-feira, 30 de junho de 2011

Socorristas Jr. entram em ação nas férias‏


A partir deste final de semana a movimentação de carros na saída da cidade rumo aos balneários será intenso em virtude do início das férias escolares. Para diminuir o número de acidentes nas estradas, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192/Belém) leva as crianças do Projeto Socorristas Jr., neste sábado (02), à Barreira da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Benevides para conscientizar os motoristas sobre os cuidados que devem ter na viagem.
 
Os socorristas Jr, com o auxílio dos inspetores da PRF, abordarão os condutores dos veículos orientando-os para não ultrapassar o limite de velocidade, usar o cinto de segurança, respeitar a sinalização, transportar crianças menores de 07 anos somente nas cadeirinhas adequadas, etc. 

Além disso, os pequenos socorristas farão um trabalho de conscientização diretamente com as crianças que estejam viajando com os pais, para que elas sejam agentes multiplicadores e disciplinem os condutores no trânsito. Os pequenos socorristas irão entregar uma cartela de multa para que as crianças “multem” os pais se eles cometerem alguma infração dirigindo.
 
Os caminhoneiros que estiverem passando pela barreira de Benevides também serão abordados pelos Socorristas Jr. e poderão fazer a verificação de pressão para checar se a saúde está em boas condições.

Barreiro movimenta comunidade com festa junina

O bairro do Barreiro esteve movimentado, nesta quinta-feira (29), com as atrações de festa junina promovida pela Fundação Papa João XXIII (Funpapa), que reuniu mais de 300 pessoas da comunidade na Quadra Esportiva da Barão, situada na Tv. Barão do Triunfo.

O ponto alto da festa foram as apresentações e manifestações culturais paraenses, como o Boi, em homenagem ao Arraial do Pavulagem, dança de carimbó e quadrilhas, ensaiados pelos participantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), ProJovem e idosos que frequentam as atividades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Barreiro, ligado a Funpapa. Além das apresentações, houve também brincadeiras na qual a platéia podia participar e interagir, além da escolha da Miss Caipira.
            
Deyse da Silva, mãe de Luiz Silva, de 10 anos, que participou da quadrilha junina, e tia de mais duas crianças que fazem parte do Peti, afirma que as idas ao Cras só tem melhorado o desempenho do filho. “Meu filho freqüenta o Centro há dois anos e desde então percebo ele mais comunicativo, com mais amizades e carinhoso. Até o rendimento na escola melhorou”, resume satisfeita.
           
A estudante Luana Gomes, de 14 anos, entrou no Cras há 1 ano na oficina de grafitagem. Hoje, ela participa das oficinas de dança, que se apresenta pelo Peti e só vê melhorias. “Eu já desenhava e dançava, mas as atividades do Cras me ajudaram a aperfeiçoar o que eu sabia. Hoje em dia não penso em deixar de freqüentar o Centro”.
            
A coordenadora do Cras Barreiro, Lídia Monteiro, se diz satisfeita com os resultados das ações do Centro e garante que os rendimentos têm melhorado. “Nosso trabalho está bem organizado e ficamos mais felizes porque os jovens que fazem parte dos nossos programas são muito participativos. Esse ano crescemos muito graças à política da Funpapa que tem ajudado muito divulgando nossos projetos”.

Texto: Luana Santos
Foto: Comus/Divulgação

Festa Junina no Abrigo Euclides Coelho ajuda no hábito de convivência



Com muita alegria, diversão, brincadeiras e danças, as vinte crianças do Abrigo Euclides Coelho, da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), festejaram, nesta quinta-feira (30), a quadra junina. O objetivo da comemoração é resgatar o hábito de convivência em grupo das crianças.
            
“Tentamos ao máximo que pareça que eles estão em família. Com essas festinhas, regatamos o hábito de conviver com pessoas e se divertir, pois sabemos que muitas vezes eles não teriam essas oportunidades se estivessem na casa deles”, afirma Lourdes Cunha, coordenadora do abrigo.
            
Na ocasião, as crianças puderam brincar de pescaria, quebra-pote, dançar uma quadrilha improvisada e experimentar as comidas típicas que estavam sendo servidas, como vatapá e mingau, além de bolo de milho.
            
A festa junina do abrigo foi aberta à comunidade e recebeu visitantes das Escolas Municipal Rui Silveira Brito e Estadual Manoel de Jesus, onde as crianças estudam. 

Há ainda quem já fez parte do abrigo e aproveitou para ir lá se divertir e rever os amigos, como foi o caso de Edinei Macedo, de 10 anos. A funcionária pública Marilda Macedo, mãe adotiva de Edinei, conta que o filho sempre pergunta pelo abrigo. “Ele sempre pede para vir aqui. Ficou três anos no abrigo e gosta dos amiguinhos, da equipe toda”. Marilda conta que o carinho e amor que sente por Edinei já é de longa data: “Eu era conselheira tutelar e sempre trabalhei com a área de assistencialismo. Até que fui conhecer o Espaço de Acolhimento Provisório Infantil (EAPI) e lá encontrei o Edinei, com 5 anos de idade”.
 
Cras Pedreira – Em época de festa junina, ninguém quer ficar parado. E não seria diferente com o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Pedreira, da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), que organizou nesta quinta (28), uma festa junina para aproximadamente 300 pessoas.
            
A programação teve mingau de milho, brincadeiras, apresentação de quadrilhas e até correio do amor. A festa começou com a apresentação de dança das crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e ProJovem, seguido da apresentação da Quadrilha da Pedreira, que se apresentou no último domingo do Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves, e são ensaiados pelos arte educadores do Cras, quadrilha da Marambaia, “Frescura na Roça”, de Canudos, além do Casório da Crasmelina, peça desenvolvida com os idosos do Centro.
            
Maria Costa, presidente da Funpapa, agradeceu a presença da comunidade presente e reforçou a necessidade dela estar ali. “Atrás de toda essa festa tem um grande trabalho e preocupação com vocês. Queremos que vocês participem, convidem a família porque o nosso público são as famílias e ver vocês reunidos aqui conosco”.

Texto: Luana Santos
Foto: Comus/Divulgação

Prefeito visita o bairro da Pedreira nesta sexta-feira


O prefeito de Belém, Duciomar Costa, continua a visitação de espaços públicos da capital paraense, na manhã desta sexta-feira (01). Com o objetivo de verificar a qualidade das instalações e serviços públicos oferecidos para população, desta vez o bairro da Pedreira foi o escolhido.
A partir das 06h30, Duciomar Costa, tomará café com trabalhadores e consumidores da feira do bairro. Em seguida, o prefeito visita o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) onde crianças, adultos e idosos são inseridos no Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) e participam de grupos de convivência familiar, grupo socioeducativos, atividades lúdicas e esportivas, além de oficinas diversas. Muitos recebem da Prefeitura de Belém bolsas, a exemplo dos beneficiários do Projovem Adolescente, que em Belém envolve dois mil jovens.
Ainda durante a visita, Duciomar Costa assistirá a apresentação “Realengo” de dança moderna da Companhia Municipal de Dança, projeto da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sejel). O prefeito visitará também a três unidades (Pirajá, Galo 1 e 2) do Programa Saúde da Família (PSF). Para encerrar, Duciomar reúne com lideranças comunitárias da Pedreira na sede da escola de samba “Alegria Alegria”.
A programação faz parte de um cronograma de visitas à comunidade, na qual o prefeito visita escolas, unidades de saúde, casas de idosos, e feiras. Duciomar Costa já passou por outros bairros de Belém como Sideral, Cremação, Guamá, Condor e Barreiro.

Primeira etapa do Portal da Amazônia será entregue em novembro‏




O prefeito de Belém, Duciomar Costa, esteve na manhã desta quinta-feira (30) na orla que está sendo construída pelo município na beira do Rio Guamá, no projeto Portal da Amazônia. Durante a visita, o prefeito acompanhou o andamento das obras, que estão adiantadas, e anunciou para novembro deste ano a conclusão da primeira etapa do projeto, que vai da Veiga Cabral até a Munducurus.
Atualmente, cerca de 20 máquinas trabalham no local fazendo a terraplanagem da área e, ainda neste mês de julho, realizam a pavimentação do trecho que será entregue até novembro.
De acordo com Duciomar Costa, esta é a primeira vez que o problema da falta de saneamento e de infraestrutra daquela área, que compreende o bairro do Jurunas e Guamá, é enfrentado. “Hoje nós estamos recuperando uma área que estava sendo degradada há anos por madeireiras, fábricas de palmito, argila e portos. Estamos devolvendo para Belém a vista para o rio, com mais qualidade de vida e infraestrutura para os moradores da região”, garantiu o prefeito.
Recentemente uma decisão do Ministério Público Federal pediu o embargo nos serviços do Portal da Amazônia, alegando atrasos e problemas na emissão das licenças ambientais expedidas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), feitas por etapa, e no processo licitatório para a construção da obra. Contudo, a Prefeitura não foi notificada oficialmente da decisão. Segundo o prefeito, se houver a notificação, o município irá recorrer, pedindo a suspensão da medida, a fim de não prejudicar o andamento das obras.
“Temos que respeitar o entendimento do Ministério Público Federal, mas a realidade é outra. As obras estão em ritmo acelerado e o fato de as licenças ambientais terem sido expedidas por etapa é algo bastante usual no Brasil. Não podemos prejudicar o andamento do projeto”, afirmou o chefe do executivo municipal, que lembrou grandes projetos brasileiros que tiveram questionamentos da Justiça, como a transposição do Rio São Francisco, no Nordeste, o Rodo-Anel, em São Paulo, e o prolongamento da Avenida João Paulo II, em Belém, esta já entregue pela gestão.
Portal dará nova cara à orla da capital
O projeto Portal da Amazônia modificará radicalmente a orla da cidade, criando um calçadão com mais de seis quilômetros de extensão, de frente para o rio Guamá, com áreas destinadas ao esporte e lazer, portos, trapiches e quiosques. Seis pistas facilitarão o fluxo de veículos que, atualmente é problemático no trecho da Avenida Almirante Tamandaré à Universidade Federal do Pará (UFPA). O investimento do Portal da Amazônia é de R$ 133 milhões.
Em setembro de 2008, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), entregou a primeira etapa de obras, com 600 metros de orla totalmente urbanizada, com calçadão, pistas pavimentadas, playground, quadra poliesportiva, arena, paisagismo, etc, trecho que vai um pouco além da Veiga Cabral.
O Portal da Amazônia é composto por dois grandes projetos: a Orla de Belém e a Macrodrenagem da Estrada Nova, que deve beneficiar mais de 300 mil pessoas, em 10 bairros, com serviços de drenagem, pavimentação, tratamento de água e esgoto, e ainda com a construção de moradias dignas às famílias que hoje vivem em palafitas às margens do canal da Estrada Nova.
Cerca de 675 famílias já foram remanejadas. Elas receberam indenização ou vivem de aluguel com o auxílio moradia oferecido pelo município, enquanto as unidades habitacionais que estão sendo construídas no local não ficam prontas. Outras 942 famílias devem ser remanejadas para a conclusão total do projeto.
A orla da Estrada Nova valorizará as características locais e ambientais do Rio Guamá, proporcionando melhoria social e saneamento, além de incrementar o turismo e gerar emprego e renda. Entre os bairros contemplados pelo projeto estão Batista Campos, com o canal da Caripunas, Jurunas com o canal da Timbiras e Cidade velha com o canal da Bernardo Sayão.
No planejamento constam a melhoria da drenagem urbana, com a recuperação de todo o sistema de microdrenagem da região, meio fio, boca de lobo, tubos de drenagem, poços de visita até limpeza urbana; infra- estrutura viária com duplicação de vias, criação de áreas de estacionamento e ciclovias; infra- estrutura de saneamento com ampliação e/ou implantação do sistema de água potável, esgotamento e o tratamento dos afluentes sanitários e a criação de uma Estação de Tratamento de Esgoto – ETE; sustentabilidade social e institucional, com moradores da região recebendo cursos de consciência sócio ambiental e profissionalizantes gratuitos para aumento da renda. Estas ações vão contribuir significativamente para a melhoria do IDH de Belém (Índice de Desenvolvimento Humano do Município).
A sub- bacia I está localizada na Avenida Bernardo Sayão, entre Veiga Cabral e Fernando Guilhon. Neste perímetro existem três canais: Bernardo Sayão, Caripunas e Timbiras. Atualmente, o canal da Bernardo Sayão, no perímetro Veiga Cabral à Fernando Guilhon, possui 1.060m de canal a céu aberto. Com a obra, passará a ter 1.240 m de galeria fechada. Já o canal da Caripunas terá 300m de galeria fechada. Por fim, o canal da Timbiras, que tem 620m de canal a céu aberto, passará a 690 m de galeria fechada, gerando um total de 2,4 quilometros de Macrodrenagem. Sobre as galerias, haverá projetos de paisagismo, revitalização de iluminação pública, ciclovias, quiosques, restaurantes, além de academias ao ar livre.
Há décadas os canais da Bernardo Sayão, Caripunas e Timbiras, apresentam sérios problemas, como lixos e entulhos, comportas manuais e tubos obstruídos. Com a ação de Macrodrenagem isto irá mudar. A obra revitalizará os canais, propiciando a melhoria estrutural, para que possam comportar, de maneira eficiente, a maior quantidade de águas pluviais, de forma salubre. Assim, a PMB espera evitar alagamentos e a exposição das pessoas a doenças causadas pela falta de saneamento básico.
Texto: Thiago Melo
Fotos: Oswaldo Forte

Serviço de Capelania ganha cinco guardas municipais‏

A União dos Guardas Evangélicos Municipais do Pará (Ugempa), agora conta com 10 guardas membros com credencial de Capelania. A Ordem dos Capelães Evangélicos do Brasil, em parceria com a Sociedade Bíblica do Brasil, ofertou em junho deste ano à Ugempa, um curso intensivo de capelão com 20 horas/aula.
Os 10 guardas membros da UGEMPA concluíram o curso com total aproveitamento e receberam, além dos certificados e botons da OCEB, credencial de Capelania para atuação em hospitais, presídios e escolas, além de conhecimentos específicos sobre a conduta ética do capelão e orientações sobre atuação em diversas áreas da sociedade, com o objetivo de pregar a palavra de Deus e outras mensagens de otimismo.
Os novos capelães receberam apoio e patrocínio da AGEMBE, Associação dos Guardas Municipais de Belém, para realização do curso. Agora, o próximo passo é aguardar as carteiras que foram mandadas para Brasília para serem assinadas pela presidência da OCEB.
A expectativa da GD Lia Sílvia, presidente da Ugempa, é de que até o final de julho as carteiras já estejam em mãos para que os guardas capelães possam iniciar os trabalhos, tanto nos hospitais, como nas escolas, como também se credenciar junto a Susipe para obter permissão de entrada no sistema carcerário, em Belém.
Lia Sílvia deixou claro que objetivo dos novos capelães não é pleitear concursos nas Forças Armadas, que requer bacharelado em Teologia, como uma das prerrogativas para participar dos certames, mas, sim, de levar a palavra de Deus nos hospitais, presídios e escolas.
Ascom GMB

Operação Verão da CTBel começa nesta sexta com reforço nos balneários‏

A Operação Verão 2011 da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), vai começar sexta-feira (1º) e se estenderá até o dia 1º de agosto, nos quatro principais balneários da capital paraense: Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci e Cotijuba. No total, serão 120 agentes de trânsito, três inspetores e 56 fiscais de transporte do órgão, que vão trabalhar para garantir um verão seguro no trânsito e no transporte regulamentado à população que se desloca às praias de Belém.
Nos balneários, os agentes de trânsito da CTBel ficarão responsáveis pela orientação aos usuários das vias, operação com interdição de vias e fiscalização de trânsito, como falta do uso de cinto de segurança e da “cadeirinha” para menor no banco traseiro, excesso de lotação, pessoas no compartimento de cargas e motociclistas sem capacetes.
A CTBel alerta ainda à população que, em parceria com a Funpapa, Conselho Tutelar e Guarda Municipal, vai coibir nos ônibus para os balneários menores sem documento de identificação, mesmo que estejam acompanhados dos pais ou responsáveis. Constatada a situação irregular, o menor será retido no ponto de fiscalização e entregue ao Conselho Tutelar para as providências legais cabíveis.
 Belém
Em Belém, no mês de julho, os agentes de trânsito da CTBel irão desenvolver o trabalho rotineiro, conforme a demanda, cumprindo a escala normal de fiscalização de trânsito, inclusive com rondas em viaturas, sendo que, nos finais de semana, este trabalho será reforçado nas Avenidas Almirante Barroso e Pedro Álvares Cabral e no Entroncamento.
 Icoaraci e Outeiro
Em Icoaraci e Outeiro, a CTBel irá deslocar agentes para cobrir as áreas das 8h às 22h.O governo municipal terá parcerias com os órgãos de segurança pública do Estado. Nos dois distritos de Belém,
Em relação à linha Outeiro-São Braz, ela vai operar com reforço operacional de 36 veículos aos sábados e segundas-feiras. No domingo chegará a 52 veículos. Dependendo da demanda, a CTBel pode aumentar ainda esse número.
A CTBel alerta aos usuários de Outeiro que os ônibus têm horários de saída e término da jornada, com o primeiro ônibus saindo de Belém às 5h e a última viagem Outeiro-Belém acontecendo às 22h30.
Cotijuba
Em Cotijuba, os agentes da CTBel vão atuar na orientação de passageiros no embarque e desembarque no terminal hidroviário, assim como na fiscalização e apreensão de veículos automotores que estiverem trafegando na ilha contrariando a Lei municipal nº 8.360, a qual diz que somente podem circular em suas vias os veículos prestadores de saúde, proteção policial, produção e escoamento agrícola, e motos de até 250 cilindradas, de propriedade de
moradores com residência fixa e comprovada no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
As viagens pelo barco afretado pela CTBel serão realizadas em regime de embarque imediato, com lotação definida. O preço da passagem, de segunda a sexta-feira, custa R$ 2,00 e aos sábados e domingos, R$ 4,00.
No barco da CTBel aceita-se os cartões Passe Fácil Estudantil (meia-passagem), Passe Fácil Sênior (idoso) e Passe Fácil Especial (portador de necessidades especiais), além de todas as gratuidades previstas em lei.
De segunda-feira a sábado, o barco terá os seguintes horários em julho: saída de Icoaraci: 9h e 18h30; saída de Cotijuba: 6h e 17h. No domingo, as saídas de Icoaraci acontecem às 9h e 19h; e de Cotijuba, às 6h e 18h.
A CTBel faz um alerta em relação ao transporte de carga, como eletroeletrônicos, bicicletas, gás, engradados de cervejas, telhas e outros. Para segurança dos passageiros, esses equipamentos só poderão ser transportados de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, por medida de segurança, esses serviços serão suspensos nas viagens de barco para Cotijuba.
Mosqueiro
Em Mosqueiro, a CTBel irá atuar com 58 agentes de trânsito da Guarda Municipal de Belém (GMB), em três viaturas, distribuídos em dois turnos de serviço, às sextas, sábados e domingos, em vários pontos da vila e ainda com uma equipe fixa que ficará de plantão 24 horas.
Em relação ao transporte coletivo para julho, a CTBel vai reforçar a linha especial Mosqueiro-São Braz durante a semana com mais seis ônibus, totalizando 17 veículos. De sexta-feira a segunda-feira, entretanto, esse número ainda vai aumentar, com o incremento à frota de mais 10 veículos às sextas-feiras, 24 aos sábados, 30 aos domingos e 12 veículos a mais nas segundas-feiras.
Os ônibus para Mosqueiro saem do terminal de São Braz, localizado na Praça da Leitura, de 10 em 10 minutos ou com a lotação completa. A passagem é diferenciada do valor cobrado em Belém, com preços de R$ 3,30 (inteira) e R$ 1,65 (meia-passagem) todos os dias, sendo aceitas todas as gratuidades previstas em lei.
Nos pontos de embarque e desembarque em São Braz e Mosqueiro, a CTBel fará ações de organização de filas, garantia às gratuidades, monitoramento das ordens de serviço,além do contato com as empresas operadores,  conforme a oferta de demanda de veículos e passageiros.
No Portal de Mosqueiro, serão fiscalizados os veículos que realizam fretes para a ilha, como averiguação da lotação dos ônibus da linha Mosqueiro-São Braz, assegurar veículos necessários ao transporte de menores e infratores que se encontram nos ônibus da linha ou na ilha e que são detidos pela blitz conjunta com a Guarda Municipal, Polícia Militar e Conselho Tutelar. Será também combatido o desvio de itinerário de ônibus dentro da ilha.
ASCOM/CTBel

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Comitê Olímpico Brasileiro vistoria Ginásio Altino Pimenta

Uma equipe do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) vistoriou, nesta quarta-feira (29), as instalações do Ginásio Maestro Altino Pimenta, no bairro do Umarizal, em Belém. A delegação composta por cinco pessoas está há três dias na capital paraense, uma das seis cidades candidatas a sediar os Jogos Estudantis Brasileiros (JEB’s), que será realizado em novembro de 2013 com público estimado em quase cinco mil pessoas, entre alunos e educadores do setor público e privado.
 
O COB avaliou a estrutura física do Altino Pimenta. Desde a quadra de esportes, a banheiros, vestiários, salas de reunião, iluminação, placar e opções de acesso ao local. Segundo André Matos, um dos representantes do Comitê, o ginásio é acolhedor e tem condições de abrigar as modalidades de volei e basquete feminino, além de algumas lutas como o Tai Ken Dô. Ainda de acordo com ele, a capital paraense começou bem na disputa. “A cidade tem chance de ser uma das sedes dos JEB’s. No início 36 cidades concorriam, hoje são apenas seis e Belém é uma delas”, explica o integrante do COB.  
 
O Espaço Esportivo e Cultural “Maestro Altino Pimenta” foi inaugurado em 1999. Com capacidade para receber cerca de 600 pessoas nas arquibancadas, ele foi revitalizado pela primeira vez em 2009 e a segunda reforma está prevista para acontecer até o final deste ano. “O município tem todo o interesse em abrigar os JEB’s e, portanto, está disposto a reformar o ginásio já seguindo as recomendações do COB”, informa o secretário municipal de Esportes, João Amaral.
 
Antes de passar pelo Altino Pimenta, os integrantes do COB já haviam visitado o ginásio do Ciaba. Depois eles seguiram para os ginásios do Sindicato dos Bancários e do SESC Doca. Pela manhã, o Comitê vistoriou o ginásio João Paulo II (antigo Abacatão), em Ananindeua; o Estádio Olímpico Mangueirão, os equipamentos na Tuna Luso Brasileira, a Ufra e a Uepa.
 
Nesta quarta-feira (30), último dia da vistoria do COB em Belém, o representantes do Comitê avaliarão as condições dos ginásios das escolas particulares da cidade.  Eles passarão pelos colégios: Gentil Bitencourtt, Santa Catarina, Nazaré, Moderno, Santa Rosa e Ideal.
 
Ainda segundo o COB as recomendações feitas nos equipamentos esportivos e nos espaços que vão abrigar as delegações serão encaminhadas ao Comitê Estadual dos JEB’s. Belém foi a primeira a ser vistoriada das seis cidades selecionadas para sediar os JEB’s. A divulgação oficial das cidades-sedes dos jogos sai em outubro deste ano.

No Pará, três das quatro etapas regionais para os Jogos Estudantis Brasileiros já aconteceram e reuniram quase dois mil alunos. A última etapa está marcada para acontecer esta semana nos municípios de Breves, Castanhal e Curionópolis. Os vencedores disputam em setembro, em Belém, as vagas para a competição nacional.

Texto: Ieda Ferreira

Defesa Civil recolhe doações para vítimas de incêndio

A Defesa Civil Municipal iniciou campanha para arrecadar alimentos para as famílias vítimas do incêndio ocorrido no último dia 16 de junho. No total cinco casas foram queimadas, deixando famílias desabrigadas, um total de 25 pessoas. O acidente aconteceu na Travessa Djalma Dutra, Passagem Nena Barreto, Telégrafo. Roupas, material de higiene pessoal e alimentos estão sendo recebidos pela Defesa Civil Municipal em sua sede, localizada na travessa Campos Sales, nº. 33, entre 15 de novembro e Boulevard Castilho França, durante horário comercial. As doações também podem ser feitas na recepção do Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura de Belém. Para mais informações, telefone: 3242-5332.

Regularização fundiária avança em Belém com mais de 7 mil títulos de posse

Mais de 7 mil famílias moradoras das áreas dos projetos de urbanização da Prefeitura de Belém na Sub-Bacia 2 da Estrada Nova, Bacia do Paracurí e Portal da Amazônia, serão beneficiadas com regularização fundiária através da assinatura de convênios entre a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), responsável direta pela execução destes projetos, a Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana de Belém (Codem), que promove a regularização fundiária no município, e a Universidade Federal do Pará (UFPa), que será parceira técnica neste processo. Os convênios foram assinados, nesta quarta-feira (29), na sede da Codem.

Para simbolizar o avanço do programa de regularização fundiária do município, o Chão Legal, o prefeito Duciomar Costa entregou dois títulos de posse a moradoras do bairro da Marambaia e do Canudos, que há anos aguardavam o benefício.

Doralina Gomes, de 71 anos, mora desde a década de 1960 na Passagem Prainha, na Marambaia. Emocionada, a senhora disse que construiu a casa com a ajuda dos filhos e estava preocupada em não ter a titularidade do terreno. “Não acreditava que um dia eu receberia essa escritura, mas agora eu posso dizer que eu moro na minha casa”, disse.

A outra beneficiada com o título de posse foi a senhora Raimunda Mendes, de 73 anos. Ela ressaltou que este documento representa dignidade para a família dela. “Vou chegar em casa e mostrar para os meus filhos que agora eu já tenho um patrimônio para deixar para eles. Pensei que não conseguiria dizer isso a eles. Era uma preocupação antiga minha conseguir esse título”, revelou dona Raimunda.  

O prefeito Duciomar afirmou que projetos como o Chão Legal têm uma importância fundamental para toda a população, principalmente a de baixa renda. “A titularidade do seu terreno é um direito que cada cidadão possui. Estamos avançado com o projeto, chegando a vários bairros da capital”, informou Duciomar Costa.

O programa Chão Legal já regularizou a moradia de mais de 5 mil famílias, em quatro bairros de Belém – Fátima, Pedreira, Telégrafo e Tapanã.  Agora, com o apoio técnico da UFPa, mais 7 mil novos títulos serão entregues. Com isso, o Município beneficia famílias que moram nas áreas dos projetos de urbanização que estão sendo realizados com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Durante a entrega de títulos também aconteceu a inauguração do Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (Sisged) que a Codem implantou com a aquisição de vários equipamentos de ponta. Mais de 800 livros, mapas e documentos em geral armazenados ou produzidos pela Companhia, estão sendo digitalizados para consulta.

Com este trabalho, a Codem fará a digitalização de todo o seu acervo histórico permitindo que a memória e a história fundiária da cidade seja preservada. De acordo com o prefeito, este novo sistema permitirá também maior agilidade no serviço prestado pela Codem no atendimento às demandas fundiárias da população, pois facilitará a tomada de decisões nas diversas etapas do processo de regularização fundiária.

Texto: Thiago Melo

Sesma realiza segunda chamada aos beneficiários do Programa Bolsa Família‏

A partir do mês de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) realizará a segunda chamada aos beneficiários do Programa Bolsa Família, do Governo Federal. A campanha foi realizada no primeiro semestre deste ano em todas as Unidades Municipais de Saúde, para que as famílias atualizassem suas agendas de saúde, e será reforçada para que essas pessoas não percam seus benefícios.

Pelas normas do programa Bolsa Família todas as famílias beneficiadas que tenham crianças com até sete anos de idade e gestantes, devem seguir à risca um acompanhamento médico simples, que vai do programa de aleitamento materno exclusivo ofertado em todas as unidades de saúde, passando por vacinação das crianças, acompanhamento pré-natal das mulheres e avaliação nutricional. Caso as famílias não cumpram estas condições, podem ter o beneficio cancelado pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
 
Segundo Mayra Coelho, coordenadora do programa Bolsa Família na Saúde pela Sesma, equipes de enfermagem e nutrição já foram capacitadas para essa avaliação e acolhimento específica de beneficiários do programa, que por algum motivo estavam afastados das UMS ou que desconheciam essa obrigatoriedade. “A partir de agosto próximo, o Ministério da Saúde e a Sesma darão inicio à uma segunda chamada aos beneficiários do Bolsa Família, pois mesmo com o grande empenho realizado no primeiro semestre, apenas 22% das família cadastradas no Programa procuraram as unidades de saúde para regularizar suas agendas obrigatórias para o programa. É importante que essas famílias se regularizem, pois caso contrario, poderão perder o benefício do Bolsa Família”, afirma.

Em Belém, o número de cadastrados no Bolsa Família que procuram as unidades de saúde tem caído nos últimos meses. Preocupada com a baixa procura, a Sesma tem alertado às famílias para comparecerem às unidades de saúde para proceder especialmente na avaliação nutricional das crianças de até sete anos de idade e das mães. 

As pessoas cadastradas no Programa do Governo Federal podem procurar seguintes Unidades de Saúde, nos horários estabelecidos:
 
- UMS Pratinha (Turno da tarde) – Rodovia Arthur Bernardes s/m.
- UMS Cabanagem (Turno da manhã) – Rua São Paulo s/n entre Rua São Pedro e Rua Olímpia.
- UMS Tapanã (Turnos da manhã e tarde) – Rua São Clemente s/n
- UMS Bengui II (turno da tarde) - Rua Benfica, esquina com São Pedro.
- UMS Sideral (turno da tarde) - Rua Sideral s/n, esquina com Avenida Brasil.
- UMS Satelite (turno da manhã) - Conjunto do Satelite, WE - 08 s/n Nova Marambaia.
- UMS Jurunas (manhã) - Rua Fernando Guilhon s/n.
- UMS Condor (manhã e tarde) – Pass. Lauro Malcher 285 entre Av. Pe. Eutíquio e Tv Apinagés.
- UMS Terra Firme (manhã e tarde) – Pass. São João entre pass. Liberdade e São Domingos.
- UMS Cremação (Tarde) – Alcindo Cacela s/n esquina com rua São Miguel.
- UMS Guamá (manhã e tarde) – Rua Barão de Igarapé Miri, nº 479.
- UMS Fátima (manhã e tarde) – Rua Domingos Marreiros, 1664.
- UMS Paraiso dos Pássaros (manhã e tarde) – Rua dos Tucanos s/n Val-de-Cans.
- UMS Sacramenta (manhã e tarde) – Av. Senador Lemos, esquina com Dr. Freitas.
- UMS Telegrafo (manhã) – Rua do Fio s/n entre pass. São João e São Predro.
- UMS Vila da Barca (manhã e tarde) – Rua Coronel Luiz Bentes – Próx. São Pedro.
- UMS Providência (manhã) – Av. Norte s/n Val-de-cans – CDP.
- UMS Águas Lindas (tarde) – Conjunto Verdejantes 1, segunda Rua s/n.
- UMS Curió (manhã e tarde) – Pass. Eng. Alberto Engelhard (estrada da Ceasa).
- UMS Tavares Bastos (manhã) – Av. Tavares Bastos nº 631.
- UMS Marambaia (manhã e tarde) Rod. Augusto Montenegro s/n.

Texto: Ascom Sesma

Ações de saúde serão intensificadas no verão

Para garantir a saúde e o bem-estar dos veranistas durante o mês de julho, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) inicia, neste final de semana, a Operação Verão 2011. Haverá reforço nos plantões médicos, atuação redobrada de vigilância sanitária e vigilância a saúde, além de ações de prevenção a DST/Aids e outras doenças em todas as ilhas e distritos de Belém.
 
O Departamento de Urgência e Emergência (Deue) montou uma estratégia para garantir o atendimento contínuo nas Unidades de Urgência e Emergência hospitalares e não hospitalares, que funcionam em regime de plantão 24 horas, com reforço de 210 profissionais, tanto na capital quanto em Outeiro, Mosqueiro, Icoaraci e Cotijuba. 
 
O reforço também será garantido no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), sendo disponibilizada uma Unidade de Suporte Avançado (USA), que funciona como UTI móvel, no distrito de Mosqueiro, na praia do Chapéu Virado. O projeto Socorristas Jr, do Samu fará orientação, simulação de atendimento e teatro de fantoches aos veranistas durante o período. Também será realizado um reforço técnico da equipe nos Hospitais Municipais durante os finais de semana (sextas, sábados e domingos), com pagamento de plantões extras aos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio.
 
A Unidade Municipal de Saúde de Cotijuba terá atividades educativas, informativas e de orientação nas praias do Vai-quem-quer, Farol, Saudade, Trapiche e nos barcos que se deslocam para a ilha. As ações serão de orientação sobre DST/HIV, Dengue, Malária, exploração do trabalho infantil, uso de bebida alcoólica, cuidado com crianças, além da entrega de preservativos, panfletos e sacos para acondicionar lixo.
 
Técnicos do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) farão fiscalização e inspeção em feiras, mercados, estabelecimentos comerciais, de saúde pública e privada nos distritos de Mosqueiro, Icoaraci e Outeiro. Os técnicos do Devisa também vão averiguar denúncias relacionadas com a ocorrência de infrações sanitárias e realizar entrega de material informativo sobre os serviços de Vigilância Sanitária e de orientação em saúde.
 
O objetivo é garantir a qualidade dos produtos e serviços destinados aos veranistas, realizando o controle higiênico sanitário dos estabelecimentos que desenvolvem atividades de interesse da saúde, seja na comercialização, armazenamento, transporte e produção, como também na prestação de serviços. 
 
As ações sanitárias do Devisa acontecem sempre as quartas, quintas e sextas-feiras, dias que antecedem os finais de semana, para que os distritos estejam preparados para receber os veranistas. Os trabalhos ocorrem nos dias 29 e 30 de junho e 01 de julho, seguindo pelos dias 06, 07, 08, 13, 14, 15, 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de julho de 2011.
 
A equipe da Coordenação Municipal de DST/Aids também estará nos balneários e distritos de Belém, além de portos, trapiches e terminais rodoviários, fazendo educação em saúde e distribuição de preservativo e material educativo. Técnicos do Departamento de Ações em Saúde da Sesma realizarão ações de combate a dengue e prevenção de outras doenças, além de orientações sobre o saneamento domiciliar e principalmente sobre as medidas preventivas nos imóveis que ficarão fechados durante o período das férias.
 
Texto: Ascom Sesma

COMDAC fará a recontagem de votos das eleições para conselheiros tutelares‏

Nesta quinta-feira, 30 de junho, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDAC), promoverá a recontagem de votos das eleições para conselheiros tutelares dos distritos de Icoaraci (Daico), Entroncamento (Daent), Sacramenta (Daent) e do Guamá (Dagua). A recontagem será realizada em razão das suspeitas de irregularidades nas eleições, que ocorreram nos dias 15 (Daico) e 29 de abril (Daent) e 13 (Dasac) e 27 de maio (Dagua). O evento acontecerá às 15 horas da manhã, na sede do COMDAC  e será aberto ao público, inclusive à imprensa.

O COMDAC acompanha de perto a apuração do caso pelo Ministério Público do Estado, que foi chamado a assistir a eleição dos conselheiros tutelares desde a organização do processo eleitoral. O COMDAC ratifica que nenhum conselheiro realizou ou participou de qualquer ato irregular durante o pleito, pois a entidade sempre zelou pela ética, moralidade e transparência no processo eleitoral, bem como apoia todas as providências adotadas para elucidar as supostas irregularidades e exige a punição dos candidatos, eleitores e/ou mesários que porventura estejam envolvidos.

Em razão das denúncias, o COMDAC reafirma que, por motivo de precaução, suspendeu a posse de todos os candidatos eleitos para os conselhos tutelares (sendo cinco titulares e cinco suplentes para cada distrito), apesar da liminar expedida pelo juiz Marco Antônio Castelo Branco, da 2ª Vara da Fazenda da Capital, ter impedido a posse apenas dos candidatos do Dagua.

Municípios discutem projetos para desenvolvimento de portos



O crescimento econômico das cidades portuárias do norte do país foi o tema principal do Encontro Regional da Associação Brasileira de Municípios Portuários (ABMP), que ocorreu nesta terça-feira (29), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa). Representantes nacionais da ABMP, dos governos estaduais e municipais da região discutiram a criação de projetos e políticas públicas para o desenvolvimento do setor.

De acordo com o presidente da ABMP, e prefeito de Santos, João Paulo Papa, o tema é estratégico para o crescimento da economia nacional. “Se todos os municípios estiverem com a infraestrutura necessária nos seus portos, a economia de todo o país será fortalecida. Por isso a ABMP busca estreitar o relacionamento entre essas cidades, a fim de unir forças para cobrar projetos do Governo Federal”, afirmou Papa.

O prefeito de Belém, Duciomar Costa, participou do encontro e ressaltou o potencial fluvial da região, bem como de Belém e suas ilhas. “O norte possui grandes rios e portos estratégicos para a economia global. Diversas operações podem ser realizadas através desses rios. É preciso investir em infraestrutura para se aproveitar todo esse potencial”, ressaltou o prefeito da capital paraense.

Durante o encontro foi apresentado o projeto Norte Competitivo, da Fiepa. Por meio deste projeto, a Federação realizou um estudo sobre os portos da Amazônia Legal, produzindo um planejamento de logística e infraestrutura para o transporte de cargas na região para os próximos 10 anos. O projeto faz um raio-x das necessidades locais, levando em consideração os produtos e cadeias produtivas. De acordo com o estudo, se não houver investimentos nos portos, o setor entrará em colapso.

Um dos projetos que traria novos investimento para infraestrutura portuária foi retirado da pauta do Congresso Nacional, segundo João Paulo Papa. A emenda constitucional criaria um Fundo Nacional dos Municípios Portuários, que arrecadaria 2% dos lucros federais recolhidos pelo Imposto de Importação das cargas transportadas. A porcentagem seria distribuída entre os municípios que tivessem projetos a serem a desenvolvidos.

O presidente da ABMP disse que medidas assim ajudariam a aumentar a competitividade dos portos brasileiros.  Ele afirmou que projetos como estes serão cobrados pela Associação, junto com os municípios que possuem portos.

Um novo encontro da ABMP, com os prefeitos e representantes municipais e estaduais de todas as regiões, acontecerá em agosto, em Itajaí (SC).
 

Anjos da Guarda promove I Campeonato de Rabiolas‏

Os alunos do projeto “Anjos da Guarda” participam do I Campeonato de Rabiolas, que acontece nesta quinta-feira (30), a partir das 8h30 da manhã, no campo de futebol da sede da Guarda Municipal de Belém (GMB). Ao todo, a competição envolve 60 crianças e adolescentes, entre meninos e meninas, da faixa etária de 07 a 14 anos.
O objetivo da coordenação do projeto é tornar essa brincadeira lúdica um momento prazeroso, mas com segurança. “O intuito é resgatar essa prática supervisionada por adultos e conscientizar as crianças sobre os riscos da brincadeira, caso não procurem um local apropriado, seguro e longe das redes de instalações elétricas”, explicou o coordenador do projeto, inspetor Hernandes Neves.
Foram confeccionadas duas placas para o campeonato. Uma vai ser entregue para o campeão e a outra para o “pirangueiro”, gíria direcionada para os que empinam rabiolas nas ruas, mas têm pena de perdê-las quando outras se aproximam para cortá-las no ar. As placas foram patrocinadas pela Associação dos Guardas Municipais de Belém (Agembe), que a partir de agora é o mais novo parceiro do projeto.
As rabiolas foram adquiridas pela coordenação do projeto e entregues para os 60 alunos escolhidos para participar do campeonato pelo critério de boas notas na escola, bom comportamento em casa e no projeto e disciplina. Cada aluno levou para casa uma rabiola para completá-la com peitoral e rabo, indispensáveis para o brinquedo subir com mais facilidade.
Texto: Ascom GMB

Arrastão Cultural comemora 15 anos do Liceu Escola em Icoaraci‏

Um Arrastão Cultural marcou as comemorações pelos 15 anos de fundação do Liceu Escola de Artes e Ofícios - Mestre Raimundo Cardoso, na manhã desta quarta-feira (29), pelas ruas de Icoaraci. Uma tradição que é repetida há seis anos.
 
Durante o percurso do arrastão pela Vila Sorriso, os alunos e professores fizeram apresentações de canto e dança, além da exibição de trabalhos sobre os temas escolhidos por cada classe, durante o primeiro semestre. Neste ano, o Arrastão Cultural teve o apoio financeiro de empresários locais, tornando-se assim, um evento sustentável, pela primeira vez.
 
O Liceu é a maior escola da rede municipal de Icoaraci. Tem 2.100 alunos em Educação Infantil, fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Localizada perto das famosas olarias de cerâmica do distrito da capital paraense, o colégio se diferencia pela sua visão sistêmica da educação, ou seja, compreende a educação dentro do processo cultural da cidade. 
 
"Todo o processo de trabalho da escola é levado para o desenvolvimento cultural de Icoaraci”, explica a diretora, Janice Lima. Semanalmente, os alunos, desde o Jardim da Infância, têm aulas de cerâmica com dois mestres das redondezas. Aquelas crianças que mostram habilidade no manuseio das peças entram para as oficinas vocacionais de cerâmica. Em breve, o Liceu pretende criar cursos profissionalizantes da arte marajoara.
 
Texto: Syanne Neno - Ascom Semec

Cartão Passe Fácil

A CTBel informa aos estudantes que se cadastraram e que estavam agendados para receberem o seu cartão passe-fácil estudantil 1ª via nos dias 29 e 30/06, que por problemas técnicos a entrega foi adiada para o período de 8 a 11 de julho. O mesmo ocorrendo com os que estavam agendados para receberem o cartão no período de 04 a 08 de julho. O novo prazo de entrega é de 12 a 14/07 .

Corrida, Travessia, torneios esportivos, Projeto Brinca Belém e Colônia de Férias no Verão 2011 da Sejel.‏


O esporte estará movimentando o veraneio de julho nos principais balneários da capital paraense. Na programação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e Juventude (Sejel), estão diversas atividades, entre elas, torneios de futebol de areia, de campo, voleibol, e as tradicionais Travessia do Mosqueiro e Corrida de Belém. Para a criançada, atividades lúdicas como o Projeto Brinca Belém e a Colônia de Férias.
Confira a programação completa:
Dia 06/07 – A abertura da programação esportiva do veraneio de julho começa com o Torneio de Futebol de Areia na Praia do Farol, em Mosqueiro, a partir das 17h. Qualquer equipe pode participar da competição, explica o coordenador de Esporte Rui Baeta. “Basta ir à Agência ou à Sejel e inscrever o seu time, não tem taxa de inscrição”. Ainda segundo Baeta, a competição é por eliminatória simples. “O ganhador passa automaticamente para a próxima fase”, diz ele. A previsão é que 16 equipes masculinas e 12 femininas participem do torneio, que é voltado para pessoas acima de 16 anos.
Neste mesmo período um outro torneio de futebol de areia estará acontecendo em Carananduba, organizado pela associação comunitária do bairro com apoio da PMB.
Dia 10/07 – A tradicional Corrida do Verão em Mosqueiro começa às 7h.  A exemplo dos anos anteriores, a corrida será realizada em parceria com a Federação Paraense de Atletismo. A competição terá dois percursos: um de 5km, para adolescentes entre 14 a 17 anos, cuja largada será da praia do Murubira, às 7 da manhã. E outro, de 10km, para o público adulto.  A concentração será a partir das 6h da manhã e largada no Pórtico da Ilha,  às 7h. O trajeto da corrida principal também não mudou: Do Pórtico os atletas seguem pela PA 391; trevo do Mosqueiro; Rua da Vila Nova; Av. Beira Mar; Porto Arthur, e Chapéu Virado, com a premiação dos atletas no Caramanchão. “A Secretaria premiará os 300 primeiros atletas com troféus e medalhas”, segundo o secretário de Esporte do Município João Amaral. A competição reuniu cerca de 250 atletas em 2010 e este ano a previsão é alcançar 300 competidores.
Dia 17/07 - A partir das 8h, a Sejel promove o Torneio de Vôlei de Areia na Praia do Chapéu Virado. A previsão da Secretaria é que oito equipes masculinas e oito femininas participem da competição. 
Neste mesmo dia, a partir das 9h, haverá a Pofia de Canoas, competição entre os ribeirinhos da região. A saída será do Trapiche da Vila. Em seguida os ribeirinhos contornam a baia em canoas, na altura da antiga fábrica de borracha e voltam para o Trapiche.
Dia 22/07 - A programação segue no quarto fim de semana do mês de julho com a decisão do Torneio de Futsal de Areia em Mosqueiro, a partir das 17h, na Praia do Farol.
Dia 24/07 – Acontece a 16ª edição da Travessia a Nado do Mosqueiro. A largada será na Praia do Murubira,com chegada na Praia do Farol (horário a ser definido de acordo com a tábua das marés). O Coordenador de Esporte Rui Baeta informa que todas as medidas estão sendo tomadas para garantir a segurança dos atletas, como a presença do Corpo de Bombeiros, da Federação Paraense de Desportos Aquáticos, além dos profissionais da Sejel. Todo um aparato também será montado em terra  para o atendimento aos competidores, com a presença dos profissionais da Sesma e Defesa Civil.
Dia 30/07 – A famosa Gaymada, que reúne homossexuais numa disputa irreverente na Praia do Carananduba, a partir das 16h, encerra a programação esportiva da Sejel e Agência Distrital do Mosqueiro no Verão 2011. As inscrições da Gaymada também devem ser feitas na sede da Agência Distrital da ilha. A premiação dos campeões em todas as atividades serão medalhas e troféus.
Serviço: As inscrições para todas as competições estarão abertas a partir desta quinta-feira(30), e podem ser feitas na sede da Agência Distrital ou na Coordenadoria de Esporte da Sejel, que fica na Aldeia Amazônica David Miguel, no bairro da Pedreira (2º andar). A única exceção é a Travessia de Mosqueiro, cuja inscrição deve ser feita na sede da Federação Paraense de Desportos Aquáticos, que fica na Av. Conselheiro Furtado, nº 2100. Outras informações sobre a programação esportiva no Verão 2011 da Prefeitura de Belém podem ser dadas pelo telefone 3213-7016, ou na sede da Coordenação de Esporte.
Brinca Belém e Colônia de Férias para animar a garotada
Brinquedos, como cama elástica e piscina de bolinha; atividades educativas e lúdicas, entre elas, pintura em papel e corporal, e jogos de salão (os tradicionais jogos de dama, dominó). São algumas das diversas ações que o projeto Brinca Belém, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sejel), vai levar aos balneários do município para animar a criançada.
A programação de verão do Brinca Belém começa no dia 06 de julho, na Praça da Vila, em Mosqueiro, a partir das 9h. As atividades continuam na segunda sexta-feira do mês(15), também na Vila. No dia seguinte, o Brinca Belém estará na Praia do Amor em Outeiro, também a partir das 9h e no domingo (17), na Comunidade Central Parque, localizada na Rodovia Arthur Bernardes, próximo á Fábrica Carneiro,em Icoaraci, das 9h às 12h.
Já no dia 22, o Brinca Belém volta a Mosqueiro, na Vila, e no dia 23 estará mais uma vez com atividades lúdicas e educativas na Praia do Amor em Outeiro.
As inscrições para a Colônia de Férias da Sejel já estão abertas e qualquer criança a partir de sete anos pode participar. “É só trazer os dados da criança, como nome completo, endereço, telefone fixo e celular do pai ou responsável”, explica Gisele Chaves, coordenadora de Lazer. Serão seis dias de atividades. Nos dias 12,13 e 14 e nos dias 19, 20 e 21.  Nos dias 12 e 19, as atividades serão realizadas na Aldeia Amazônica David Miguel, sede da Secretaria e nos dias 20 e 21 a criançada vai participar de passeios, entre eles, a visita ao Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves e Parque Ambiental do Utinga. A programação da Colônia de Férias encerra com uma exibição de filme infantil no Cine Olympia.
Serviço: Outras informações sobre as atividades do Brinca Belém e da Colônia de Férias da Sejel pelo telefone: 3213-7013.

Coletiva de Imprensa com o prefeito Duciomar Costa - Obras do Portal da Amazônia‏


O prefeito de Belém, Duciomar Costa visitará, nesta quinta-feira (30), às 9h da manhã, as obras do Portal da Amazônia. Durante a visita, o prefeito prestará esclarecimentos sobre o andamento das obras e aplicação dos recursos.
A visita iniciará pelas obras da Nova Orla de Belém, que hoje conta com 1,5 mil metros de extensão em rocha e aterro já construídos, chegando até a Rua dos Mundurucus. Atualmente, cerca de 20 máquinas trabalham no local. A Prefeitura de Belém realiza a terraplanagem da área, para que ainda neste mês de julho seja iniciada a pavimentação do trecho que vai até a Rua dos Mundurucus, com previsão de ser concluída até dezembro de 2011.  
O projeto Portal da Amazônia modificará radicalmente a orla da cidade, criando um calçadão com mais de 6 quilômetros de extensão, de frente para o rio Guamá, com áreas destinadas ao esporte e lazer, portos, trapiches e quiosques. Seis pistas facilitarão o fluxo de veículos que, atualmente, é problemático no trecho da Avenida Almirante Tamandaré e Universidade Federal do Pará (UFPA). O investimento da obra é de R$ 133 milhões.
Em setembro de 2008, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), entregou a primeira etapa de obras, com 600 metros de Orla totalmente urbanizada, com calçadão, pistas pavimentadas, playground, quadra poliesportiva, arena, paisagismo e etc, trecho que vai um pouco além da Veiga Cabral.
O Portal da Amazônia é composto por dois grandes projetos: a Orla de Belém e a Macrodrenagem da Estrada Nova, que deve beneficiar mais de 300 mil pessoas, em 10 bairros, com serviços de drenagem, pavimentação, tratamento de água e esgoto, e ainda com a construção de moradias dignas às famílias que, hoje, vivem em palafitas às margens do canal da Estrada Nova.
A orla da Estrada Nova valorizará as características locais e ambientais do Rio Guamá, proporcionando melhoria social e saneamento, além de incrementar o turismo e gerar emprego e renda. Entre os bairros contemplados pelo projeto estão Batista Campos com o canal da Caripunas, Jurunas com o canal da Timbiras e Cidade velha com o canal da Bernardo Sayão.
No planejamento constam a melhoria da drenagem urbana, com a recuperação de todo o sistema de microdrenagem da região, meio fio, boca de lobo, tubos de drenagem, poços de visita até limpeza urbana; infra- estrutura viária com duplicação de vias, criação de áreas de estacionamento e ciclovias; infra- estrutura de saneamento com ampliação e/ou implantação do sistema de água potável, esgotamento e o tratamento dos afluentes sanitários e a criação de uma Estação de Tratamento de Esgoto – ETE; sustentabilidade social e institucional, com moradores da região recebendo cursos de consciência sócio ambiental e profissionalizantes gratuitos para aumento da renda. Estas ações vão contribuir significativamente para a melhoria do IDH de Belém (Índice de Desenvolvimento Humano do Município).
A sub- bacia I está localizada na Avenida Bernardo Sayão entre Veiga Cabral e Fernando Guilhon, neste perímetro existem três canais, Bernardo Sayão, Caripunas e Timbiras. Atualmente, o canal da Bernardo Sayão no perímetro Veiga Cabral à Fernando Guilhon, possui 1.060m de canal a céu aberto. Com a obra, passará a ter 1.240 m de galeria fechada. Já o canal da Caripunas terá 300m de galeria fechada. Por fim, o canal da Timbiras que tem 620m de canal a céu aberto, passará a 690 m de galeria fechada, gerando um total de 2,4 quilometros de Macrodrenagem. Sobre as galerias, haverá projetos de paisagismo, revitalização de iluminação pública, ciclovias, quiosques, restaurantes, além de academias ao ar livre.
Há décadas os canais da Bernardo Sayão, Caripunas e Timbiras, apresentam sérios problemas como lixos e entulhos, comportas manuais e tubos obstruídos. Com a ação de Macrodrenagem isto irá mudar. A obra revitalizará os canais, propiciando a melhoria estrutural, para que possam comportar de maneira eficiente, a maior quantidade de águas pluvias, (e somente águas pluvias), de forma salubre. Assim, a PMB espera evitar alagamentos e a exposição das pessoas a doenças causadas pela falta de saneamento básico.

Arraial de Belém anuncia as melhores mirins de 2011


A organização e a rapidez da apuração dos 110 grupos juninos que disputaram o concurso do Arraial de Belém este ano fizeram com que público e torcidas que compareceram à Praça Waldemar Henrique na noite dessa terça-feira (28), conhecessem as campeãs da categoria mirins ainda no começo da noite. Foram nove dias de apresentação, onde a garotada das 33 quadrilhas juninas mirins estavam sendo avaliadas pelos jurados nos quesitos: Conjunto, Coreografia Junina, Traje Junino, Marcação e Evolução.Também nessa terça-feira foram escolhidas as 30 finalistas da categoria adulto.

Nesta quarta-feira, 29, a Fundação Cultural do Município de Belém(Fumbel), irá se reunir com os representantes dos grupos que disputarão a fase final para dar orientações sobre a próxima etapa do concurso e sortear a ordem das apresentações. O encontro será às 10h, no miniauditório do Museu de Arte de Belém (Mabe).

As melhores pontuadas e aclamadas as “06 Melhores Quadrilhas Mirins de Belém” foram: “Expressão Junina”, do bairro do Bengui; “Raízes da Furacão”, do distrito de Outeiro; “Fruto dos Ídolos”, de Mosqueiro; “Crianças que Brilham”, da Terra Firme; “Flor Junina”, do Jurunas”; e “Os Cabanos Mirins”, da Cremação.

No concurso junino da categoria adulto, 30 quadrilhas disputarão a fase final nos próximos dias 1º e 2 de julho. São elas: “A Ciganinha da Ilha”, de Outeiro; “Alegria do Povo”, do bairro do Umarizal; “Alegria Junina”, de São Braz; “Arrastão Junino”, da Cidade Velha; “Balão de Ouro”, do Mangueirão; “Buscapé”, do Castanheira; “Charme da Ilha”, de Mosqueiro; “Encanto da Juventude”, do Guamá; “Explode Coração”, do Telégrafo; “Explosão Junina”, de Val-de-Cans; “Fera Junina”, do Barreiro; “Flor Cigana”, do Parque Verde; “Folclórico Paraíso Junino”, de Val-de-Cans; “Furacão Junino”, de Outeiro; “Fuzuê Junino”, da Pedreira; “Hiper na Roça”, do bairro do Marco; “Ídolos Mosqueirense”, de Mosqueiro; “Junina Brasileirinha”, de Icoaraci; “Mensageiros do Amor”, da Pedreira; “`Pai D’égua Nu Arraiá”, da Nova Marambaia; “Rainha da Juventude”, da Cremação; “Renovação de São João”, da Condor; “Revelação Mosqueirense”, de Mosqueiro; “Roceiros da Barão”, do Guamá; “Rosa de Ouro”, do Barreiro; “Rosa Vermelha”, da Terra Firme; “Santa Luzia” e “Sedução Ranchista”, ambas do Jurunas; “Sensação Caliente”, de Mosqueiro, e “Tradição Junina”, do Bengui.

Festival – Uma das novidades do Arraial de Belém 2011 é o Festival Outros Municípios, que surgiu com as mudanças no Concurso Oficial de Quadrilhas da Prefeitura Municipal de Belém, onde passaram a concorrer somente grupos da capital e de seus distritos. Com isso, a Fumbel organizou o festival para que as quadrilhas juninas do interior continuassem a competir em Belém, valorizando o município de origem.

O Festival Outros Municípios irá acontecer nesta quarta-feira, 29, e nesta quinta-feira, 30, a partir das 18h, no Piano Palco da W.H. Trinta e duas quadrilhas juninas, de 16 municípios do Pará, se inscreveram para as disputas, que escolherão os cinco melhores grupos do interior. A apuração acontece no dia 3 de julho, às 10h, também no Piano Palco, logo após a apuração do concurso de Belém.

Nesta quarta-feira, 29, se apresentam: “Simpatia Junina”, de Tracuateua; “Roceiros da Juventude”, de Marituba; “Explosão Jovem”, também de Tracuateua; “Revelação Barcarenense”, de Barcarena; “União Marajoara”, de Curralinho”; “Fusão Junina”, de Vigia; “Palmeira do Açaí”, de Ananindeua; “Explosão do Marajó” e “Feitiço Marajoara”, ambas de Curralinho; “Força Jovem”, de Cachoeira do Arari; “Balancê Junino”, de Santa Bárbara; “Revelação Junina”, de Soure; “Flor do Candorina”, de Curuçá; “Caipiras do Sal”, de Salinópolis; “Sedução Mojuense”, de Moju, e “Igara”, de Igarapé-Açu.
Na quinta-feira, 30, disputam: “Sangue Junino”, de Marapanim; “Cheiro do Pará”, de Barcarena; “Roceiros da Papa Mingau”, “Roceiros do Sal” e “Roceiros do Bisturi”, as três de Salinópolis; “Forró Sanfonado”, “Essência Tropical”, “Juventude Junina”, “Os Matutos” e “Explosão da Vila”, os cinco grupos vindos de Ananindeua; “Arrasta Pé”, de São Miguel do Guamá; “Revelação Junina”, de Igarapé-Miri; “Sensação Cabra da Peste” e “Balancê de São João”, ambas de Ananindeua; “Juventude na Roça” e “Sensação Junina”, as duas quadrilhas do município de Soure.

O Arraial de Belém 2011 – Folclore em toda parte, cultura pra toda gente, encerra no próximo domingo, dia 3 de julho, com a Festa das Campeãs, a partir das 19h, na Praça Waldemar Henrique.

Vanda Duarte


terça-feira, 28 de junho de 2011

Prefeitura de Belém revitaliza iluminação da Praça da República‏


A Praça da República é uma das mais belas e visitadas da cidade. O espaço abriga monumentos históricos, o Teatro da Paz, o Bar do Parque, o Teatro Experimental Waldemar Henrique e o Núcleo de Artes da UFPA. Pela sua grande representatividade histórica, a Prefeitura Municipal de Belém iniciou na manhã desta terça-feira (28), a revitalização da iluminação pública de todo o logradouro. As obras devem ser concluídas em até 45 dias.
De acordo com projeto apresentado pelo diretor da Divisão de Iluminação Pública (DIP) da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Guilherme Sanches, 440 pontos de iluminação serão substituídos e 182 novos pontos serão implantados, totalizando a instalação de 622 pontos. Também serão instalados 42 projetores. Esses equipamentos serão compostos por lâmpadas em vapor metálico de 150 ou 250 watts, que destacam melhor as cores, como o verde das árvores e do gramado. Para realização de toda obra, 20.960 metros de cabos serão utilizados. 
“A praça vai ganhar novos postes com design confeccionado exclusivamente para o logradouro e luminárias mais modernas e eficientes, com alto índice de vedação contra a entrada de poeira, vento e umidade. Isso garante a maior vida útil das lâmpadas que serão dispostas, a instalação de caixas de passagem das fiações em concreto, reforçadas para dificultar os furtos de fios de cobre na área e novos conectores”, explica Sanches.
Ao passear pela praça, sinais de vandalismo praticados no local são visíveis. Luminárias quebradas, fiações expostas pela tentativa de furto e ausência dos refletores que iluminavam o coreto de ferro, localizado às proximidades do Restaurante Popular, são alguns dos danos causados pelos vândalos, o que acarreta perigo aos visitantes e transeuntes do local.
Para Osvaldo Aires, que reside há oito anos próximo à praça, a segurança melhorou muito com a gestão do prefeito Duciomar Costa e principalmente com o apoio da Guarda Municipal, mas garante que o espaço estaria melhor se a população contribuísse com a preservação. “Há alguns anos aconteciam vários assassinatos nessa praça, mas com a Guarda aqui diminuiu a violência. Estamos vendo que a Prefeitura está fazendo a sua parte, como a retirada dos vendedores ambulantes do logradouro. Mas é necessário que a população preserve esse patrimônio histórico que é de grande importância para a sociedade”, afirma o morador.
Texto: Luiza Farias e Cristiane Paiva 

Codem e Seurb pretendem entregar mais de 7 mil regularizações fundiárias‏


Mais de 7 mil famílias moradoras das áreas dos projetos de urbanização da Sub-Bacia 2 na Estrada Nova, Bacia do Paracurí e Portal da Amazônia, serão beneficiadas com regularização fundiária através da assinatura de convênios entre a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), responsável direta pela execução destes projetos, e a Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana de Belém (Codem), que promove a regularização fundiária. Estes são importantes projetos de urbanização com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que integra vários bairros de Belém.
O encontro para a assinatura do convênio acontece, na manhã desta quarta-feira (29), a partir das 11h30, na sede da Codem. No projeto de urbanização da Bacia do Paracurí, a Universidade Federal do Pará (UFPA) atuará no levantamento de moradores e entrega dos títulos, já que ela está localizada naquela área.
No evento também acontece a inauguração do Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) que a Codem implantou com a aquisição de vários equipamentos de ponta. A enorme quantidade de dados (livros, mapas, documentos em geral) armazenados ou produzidos pela Companhia, estão sendo digitalizados para consulta.
Com este trabalho, a Companhia fará a digitalização de todo o seu acervo histórico permitindo que a memória e a história fundiária da cidade seja preservada. Além disso, o uso dessa nova tecnologia permitirá maior agilidade no serviço prestado pela Codem no atendimento às demandas fundiárias da população, pois facilitará a tomada de decisões nas diversas etapas do processo de regularização fundiária.

Alunos de escola no Guamá produzem jornal impresso



Um grupo formado por dezesseis alunos da Escola Municipal Amália Paumgartten, no bairro do Guamá, aprenderam o passo a passo da produção de um jornal impresso. A iniciativa é resultado da VIII Oficina de Comunicação promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), em parceria com o Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube).
 
Durante os cinco dias da oficina encerrada, nesta terça-feira (28), os adolescentes tiveram aulas teóricas e práticas, participando de todas as etapas do jornalismo impresso, desde a sugestão de pauta das matérias até a diagramação.
 
O objetivo das oficinas é estimular o gosto dos alunos pela leitura. Adney Ferreira, 13 anos, mudou seus hábitos depois do aprendizado na oficina, “Passei a ler jornal toda vez que tem lá em casa", revelou.
 
“O melhor foi perceber a mudança do olhar dessas crianças, em relação ao dia a dia. Elas desenvolveram o senso crítico", explica o jornalista Luis Miranda, idealizador do projeto e orientador dos alunos na elaboração do jornal, que ganhou o nome de JAP - Jornal do Amália Paumgartten.
 
As oficinas de comunicação acontecem desde fevereiro. No segundo semestre, serão realizadas em mais 15 escolas. A novidade reservada para os alunos da rede municipal de ensino será a Oficina de Rádio. Para isso, a Semec disponibilizará os equipamentos necessários para as crianças.
 
Texto: Ascom Semec
Foto: Comus/Divulgação
 

Mosqueiro recebe mutirão pré-veraneio‏

Mosqueiro recebe um mutirão de serviços para preparar a ilha para o verão, quando são esperados mais de 300 mil banhistas aos finais de semana. Nesta terça-feira (28), foram intensificados os serviços de limpeza das ruas e praias, além da recuperação da rede de esgoto, poda de árvores, roçagem de canteiros, asfaltamento e revitalização do Mercado Municipal, na Vila, e de centenas de pontos de iluminação do distrito.
As equipes trabalham em vários pontos da ilha, principalmente nas vias transversais da Avenida 16 de Novembro, nos conjuntos do Ariramba, no Carananduba e na conhecida Avenida Beira-Rio. O mutirão conta com o trabalho de 200 homens e máquinas.
Além dos serviços, uma palmeira que ameaçava cair, no início da Avenida 16 de Novembro, foi retirada, para evitar acidentes durante o veraneio. O Serviço de Autônomo de Água e Esgoto de Belém (Saaeb) já recuperou diversos pontos da rede de esgoto do distrito, garantindo o bombeamento dos resíduos até as unidades de tratamento.
 
O Mercado Municipal, que fica na Vila, está sendo revitalizado. O prédio já foi totalmente limpo, com uma lavagem interna e externa. A fachada receberá uma nova pintura. O local recebe um grande número de pessoas que fazem compras diariamente e, durante os finais de semana de julho, essa quantidade praticamente triplica.
 
A coleta de lixo domiciliar e das praias também ganha reforço a partir do primeiro final de semana do verão. Mais três caminhões devem completar a frota que presta serviço no distrito, garantindo a limpeza. Para o veraneio, a Prefeitura também realiza manutenção no asfalto das vias da bucólica, bem como na iluminação pública. 
 
Centenas de pontos de iluminação serão revitalizados. Os serviços começaram desde a última quarta-feira (22), por equipes da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). A previsão é que sejam concluídos até a primeira quinzena de agosto. Serão 495 substituições de equipamentos e 151 implantações de novos pontos. O mutirão de serviços deverá ocorrer até esta sexta-feira, dia 1º de julho.