O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), inicia na próxima quarta (15), a desratização em feiras, mercados, canais e orlas das praias. A operação faz parte da programação de verão da secretaria e vai até o dia 28 de junho. A primeira ação acontece nesta quarta- feira, às 15h.
Para a desratização, os técnicos do CCZ utilizam um tipo de veneno em forma de bloco parafinado, derivado da cumarina, substância que causa hemorragia no animal. Durante a desratização são colocados venenos em locais escondidos, como esgotos e valas, onde os ratos gostam de se esconder. O veneno que é colocado não oferece perigo para pessoas e outros animais, pois não é atrativo para cães e gatos. Apenas uma barrinha do veneno pode matar mais de três ratos, já que esses animais se alimentam em bando. O veneno possui anticoagulante. O animal come e morre em 24h ou 36h, sem apodrecer, já que o veneno seca o animal.
A desratização acontece em diversas feiras e mercados da cidade durante todo o ano, mas é intensificada durante o veraneio. Após a desratização, os técnicos passam nos locais mais duas vezes a cada dez dias para intensificar a ação e depositar novos venenos.
Os casos de leptospirose têm diminuído a cada ano. Em 2008 foram registrados em Belém 79 casos. Já em 2009, os números caíram para 55 casos. Em 2010 foram ainda menores, 40 casos e 2011 ainda estão em análise pelo CCZ.
Os casos de leptospirose têm diminuído a cada ano. Em 2008 foram registrados em Belém 79 casos. Já em 2009, os números caíram para 55 casos. Em 2010 foram ainda menores, 40 casos e 2011 ainda estão em análise pelo CCZ.
A leptospirose é uma doença bacteriana que afeta seres humanos e animais e, em seu quadro mais severo, pode levar a morte. Os sintomas geralmente são: febre alta, fortes cefaléias, calafrios, dores musculares, vômitos, bem como icterícia, olhos congestionados, dor abdominal, diarréia ou coceira.
Programação :
Programação :
Data: 15/06 – Desratização na Praça do Operário, entorno do Terminal Rodoviária, Praça da Leitura, Praça Princesa Isabel, Praça da Bandeira, Ver-o-Peso, Ver-o-Rio, Estação das Docas, Praça do Relógio, Porto do Sal e Praça Waldemar Henrique.
Data: 16.06 – Desratização em Feiras, mercados, orla de Outeiro e Icoaraci e captura de animais na orla e praias de Outeiro.
Data: 17.06 – Desratização nas Praças do Jaú, Marex, Independência, Capuchinhos, entorno do Museu Emílio Goeldi, Praça Dom Alberto Ramos e Praça Brasil e captura de animais em orla, feiras e mercados de Icoaraci.
Data: 20.06 – Desratização no Complexo Feliz Lusitânia, Praça Frei Caetano Brandão, Praça Felipe Patroni, Praça do Arsenal e Praça do Carmo e captura de animais no Ver-o-Peso e Orla de Belém.
Data: 21.06 – Desratização em feiras, mercados, orla, praias e praças de Mosqueiro e captura de animais em Mosqueiro.
Data: 22.06 – Desratização na Praça Eneida de Moraes, entorno do Bosque, entorno do Hangar, Av. 25 de setembro, Av. Duque de Caxias e Av. Júlio César.
Data: 27.06 – Desratização nas Praças da República, Sereia, Batista Campos, CAN, Frei Daniel Samarati.
Data: 28.06 – Desratização nas feiras, mercados, orlas e praias da Ilha de Cotijuba.
-- Prefeitura Municipal de Belém
Nenhum comentário:
Postar um comentário