Com muita alegria, diversão, brincadeiras e danças, as vinte crianças do Abrigo Euclides Coelho, da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), festejaram, nesta quinta-feira (30), a quadra junina. O objetivo da comemoração é resgatar o hábito de convivência em grupo das crianças.
“Tentamos ao máximo que pareça que eles estão em família. Com essas festinhas, regatamos o hábito de conviver com pessoas e se divertir, pois sabemos que muitas vezes eles não teriam essas oportunidades se estivessem na casa deles”, afirma Lourdes Cunha, coordenadora do abrigo.
Na ocasião, as crianças puderam brincar de pescaria, quebra-pote, dançar uma quadrilha improvisada e experimentar as comidas típicas que estavam sendo servidas, como vatapá e mingau, além de bolo de milho.
A festa junina do abrigo foi aberta à comunidade e recebeu visitantes das Escolas Municipal Rui Silveira Brito e Estadual Manoel de Jesus, onde as crianças estudam.
Há ainda quem já fez parte do abrigo e aproveitou para ir lá se divertir e rever os amigos, como foi o caso de Edinei Macedo, de 10 anos. A funcionária pública Marilda Macedo, mãe adotiva de Edinei, conta que o filho sempre pergunta pelo abrigo. “Ele sempre pede para vir aqui. Ficou três anos no abrigo e gosta dos amiguinhos, da equipe toda”. Marilda conta que o carinho e amor que sente por Edinei já é de longa data: “Eu era conselheira tutelar e sempre trabalhei com a área de assistencialismo. Até que fui conhecer o Espaço de Acolhimento Provisório Infantil (EAPI) e lá encontrei o Edinei, com 5 anos de idade”.
Cras Pedreira – Em época de festa junina, ninguém quer ficar parado. E não seria diferente com o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Pedreira, da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), que organizou nesta quinta (28), uma festa junina para aproximadamente 300 pessoas.
A programação teve mingau de milho, brincadeiras, apresentação de quadrilhas e até correio do amor. A festa começou com a apresentação de dança das crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e ProJovem, seguido da apresentação da Quadrilha da Pedreira, que se apresentou no último domingo do Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves, e são ensaiados pelos arte educadores do Cras, quadrilha da Marambaia, “Frescura na Roça”, de Canudos, além do Casório da Crasmelina, peça desenvolvida com os idosos do Centro.
Maria Costa, presidente da Funpapa, agradeceu a presença da comunidade presente e reforçou a necessidade dela estar ali. “Atrás de toda essa festa tem um grande trabalho e preocupação com vocês. Queremos que vocês participem, convidem a família porque o nosso público são as famílias e ver vocês reunidos aqui conosco”.
Texto: Luana Santos
Foto: Comus/Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário