Um grupo formado por dezesseis alunos da Escola Municipal Amália Paumgartten, no bairro do Guamá, aprenderam o passo a passo da produção de um jornal impresso. A iniciativa é resultado da VIII Oficina de Comunicação promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), em parceria com o Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube).
Durante os cinco dias da oficina encerrada, nesta terça-feira (28), os adolescentes tiveram aulas teóricas e práticas, participando de todas as etapas do jornalismo impresso, desde a sugestão de pauta das matérias até a diagramação.
O objetivo das oficinas é estimular o gosto dos alunos pela leitura. Adney Ferreira, 13 anos, mudou seus hábitos depois do aprendizado na oficina, “Passei a ler jornal toda vez que tem lá em casa", revelou.
“O melhor foi perceber a mudança do olhar dessas crianças, em relação ao dia a dia. Elas desenvolveram o senso crítico", explica o jornalista Luis Miranda, idealizador do projeto e orientador dos alunos na elaboração do jornal, que ganhou o nome de JAP - Jornal do Amália Paumgartten.
As oficinas de comunicação acontecem desde fevereiro. No segundo semestre, serão realizadas em mais 15 escolas. A novidade reservada para os alunos da rede municipal de ensino será a Oficina de Rádio. Para isso, a Semec disponibilizará os equipamentos necessários para as crianças.
Foto: Comus/Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário