quinta-feira, 16 de junho de 2011

Sesma realiza o "Dia D" de vacinação contra a Poliomielite‏


Com o objetivo de imunizar as crianças até cinco anos de idade contra a Poliomielite, a Secretaria Municipal de saúde, por meio do Departamento de Vigilância à Saúde (Devs), realizará no próximo sábado (18) o “Dia D” da I etapa da Campanha Nacional de Multivacinação  contra a poliomielite. A campanha terá a abertura oficial na Unidade Municipal de Saúde (UMS) da Marambaia. A vacinação teve início no último dia 13 e se estenderá até o dia 24 deste mês.
 Em Belém, a vacinação acontecerá em todas as Unidades Municipais de Saúde, Unidades do Programa Saúde da Família, além dos 25 postos volantes que funcionarão somente no “Dia D” da campanha. Os postos vão funcionar em shoppings, supermercados, museus, além de 16 postos fluviais que irão atender a população das ilhas. Ao todo serão 476 postos e 3.888 profissionais envolvidos em toda a I Etapa da Campanha organizada pela Sesma.
 A meta da campanha deste ano é vacinar 106.148 crianças de até cinco anos de idade. A vacina oral contra a Poliomielite, a famosa “gotinha”, é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única vacina capaz de viabilizar a erradicação global da doença
 Durante o período da Campanha nacional, de 13 a 24 de junho, também será disponibilizada a Vacina Dupla Adulta, que previne contra tétano neonatal, voltada a população a partir de sete anos de idade, principalmente para mulheres em idade fértil. Para dar continuidade a campanha de vacinação, iniciada em abril passado,  também será disponibilizada a segunda dose da vacina contra gripe, para crianças menores de dois anos de vida.
Segundo dados do Ministério da Saúde, os últimos casos de paralisia infantil foram registrados em 1989, porém em algumas regiões da África, Ásia e Mediterrâneo ainda podem ser observados indícios da circulação do vírus, o que torna possível o risco da doença ser trazida ao Brasil. Por isso, é necessária a realização constante de campanhas de vacinação, com efeito de bloqueio para a Poliomielite.
 O Ministério da saúde recomenda ainda aos pais, que crianças que estejam com febre ou algum tipo de infecção, procurem atendimento médico antes de receber a “gotinha”, pois sob orientação profissional, a vacinação da criança pode ser adiada para quando ela estiver em melhor estado de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário