sexta-feira, 17 de junho de 2011

Operação Verão começa em Icoaraci




A recuperação do canteiro da Augusto Montenegro na entrada do distrito marcou o início da Operação Verão em Icoaraci, na manhã desta sexta-feira (17). O trabalho da Prefeitura de Belém encabeçada pela Agência Distrital de Icoaraci (Adic) contará com o apoio de outras secretarias municipais.

A Companhia de Transportes de Belém (CTBel) fará a recuperação da sinalização da via, a Secretaria de Urbanismo (Seurb) cuidará dos canteiros e meio fio, enquanto que a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) ficará encarregada da recuperação paisagística.

No primeiro dia da Operação Verão, que será estendida para outros pontos da Vila Sorriso, os agentes de serviços urbanos da Adic e Secretaria de Saneamento (Sesan) fizeram a limpeza, capinação, roçagem e retirada de entulhos do canteiro central.

Uma ação de conscientização também foi feita com moradores e comerciantes para que não joguem lixo domiciliar e entulho no canteiro, evitem estacionar veículos em locais impróprios, pois além de ser multados, acabam complicando ainda mais o trânsito que é intenso na via, por onde passam ônibus, carretas, vans, carros particulares, motos e bicicletas. 
         
"Os próprios moradores jogam entulho e lixo, e quando chove o lixo entope as valas", constatou a comerciante Josiléia Reis de 54 anos e moradora há mais de 30 anos do distrito.
"Nós estamos tentando estabelecer uma parceria com os moradores para que eles evitem jogar entulho no canteiro. O carro do lixo domiciliar passa todo dia, mas a população continua a jogar lixo no canteiro", informou o diretor da Adic, Otoniel Pereira. 
 
O setor de Postura e Urbanismo da Adic, aproveitou a ação para distribuir panfletos com informações sobre o Código de Postura do Município Lei 7. 055/77, que estabelece penalidades para quem deposita ou queima lixo em áreas públicas, constrói calçadas elevadas e colocação de defensas de forma irregular e obstrui o passeio público com muretas, churrasqueiras e jardineiras, dificultando o direito de ir e vir do cidadão.

Texto: Ronaldo Quadros - Ascom Adic
Fotos: Oswaldo Forte

Nenhum comentário:

Postar um comentário