terça-feira, 14 de junho de 2011

Fumbel realiza o Seminário de Jurados para o Arraial 2011

A Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) realiza nesta terça-feira, 14, o Seminário de Jurados para o Arraial de Belém 2011 – Folclore em toda parte, cultura para toda gente – e a abertura da Exposição “Movimentos Juninos”. O seminário acontece no miniauditório do Museu de Arte de Belém (Mabe) e a exposição na Sala Theodoro Braga, também no Mabe, ambos a partir das 19h.
Este ano, o Seminário de Jurados terá coomo perfil uma mesa-redonda entre os julgadores dos quesitos juninos e os técnicos da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), que organizam o evento.
O Seminário será aberto pela diretora do Departamento de Ação Cultural da Fumbel, Lídia Albuquerque, que falará sobre o projeto e a programação do Arraial de Belém, que começa nesta sexta-feira, 17, na Praça Waldemar Henrique.
O primeiro quesito a ser exposto será Marcação, com o arte-educador e ator Rui Martins, que atualmente desenvolve suas atividades como técnico da Fumbel elaborando projetos e pesquisas no âmbito da cultura popular. A segunda palestra será com a socióloga Laura de Góes, com experiência na elaboração e realização de projetos culturais, que irá falar sobre o quesito “Evolução”. No quesito “Coreografia”, o músico e coreógrafo, Allan Navegantes explana o assunto a partir da experiência que possui em trabalhos com bandas e grupos folclóricos paraenses na composição estética dos movimentos corporais. Os quesitos “Traje Junino” e “Beleza Plástica” serão abordados pela artesã e professora de artes, Alice Miranda. O Seminário para Jurados será encerrado por Ruth Botelho, coordenadora do Concurso de Quadrilhas da Prefeitura Municipal de Belém durante nove anos, que falará sobre “Conjunto”.
80 quadrilhas juninas adultas e 33 mirins estão inscritas no Concurso de Belém. Já para o festival são 31 grupos de 16 municípios do Estado. Os concursos irão acontecer de 17 de junho a 2 de julho, e o festival nos dias 29 e 30, ambos no Piano Palco da Praça Waldemar Henrique.
O certame da categoria adulta acontecerá em duas fases, eliminatória e final. A apuração da fase eliminatória acontece no dia 28 de junho, a partir das 17h, também na W.H. Serão classificados 30 grupos para a última fase, que irá acontecer nos dias 1 e 2 de julho. “As 10 Melhores Quadrilhas da Cidade de Belém” serão conhecidas no dia 3 de julho, com apuração marcada para as 10h. Na categoria mirim, o concurso será em fase única e a apuração também será no dia 28 de junho.
Nos concursos de Miss Caipira, Miss Simpatia e Miss Morena Cheirosa, categorias adultas e mirins, as candidatas irão se apresentar antes das quadrilhas juninas. Já os concursos de Miss Caipira da Melhor Idade e Miss Caipira Gay acontecerão no dia 26/06, a partir das 18h. As apurações dos certames das misses acontecem no dia 27/06, às 17h, no Piano Palco da W.H. 
Exposição - Em sua terceira edição, a Exposição “Movimento Junino” tem sua abertura hoje, 14, no Museu de Arte de Belém (Mabe), às 19h. Os visitantes irão conferir na Sala Theodoro Braga, os trajes das quadrilhas juninas e das misses Caipira, Simpatia e Morena Cheirosa, que participaram de antigos concursos da PMB. Na sexta-feira, 17, a exposição será aberta na Galeria Vicente Sales, no Memorial dos Povos, a partir das 9h. Lá o público irá conferir os trajes sobre o boi-bumbá e o cordão de pássaros. As exposições ficam abertas ao público até 3 de julho, de terça a domingo, de 9h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário