domingo, 26 de junho de 2011

Voluntários da Defesa Civil de Belém são capacitados para atuar em situações de calamidade pública‏

Trinta socorristas voluntários da Defesa Civil de Belém se formaram neste sábado (25), no primeiro Grupamento de Pronto Salvamento (GPS) da Defesa Civil. A ação é considerada pioneira no estado do Pará. Os socorristas foram preparados para atuar em diversas situações de calamidade pública. A formatura aconteceu no auditório do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, na Avenida Júlio César.

A iniciativa de capacitar os socorristas voluntários partiu da Defesa Civil Municipal, que contou com a parceria da Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com o Coordenador da Defesa Civil do Município de Belém, Mário Chermont, a ideia de formar o grupo surgiu no dia da tragédia do Real Class, prédio que desabou na Rua Três de Maio, em Belém, no dia 29 de janeiro. “Nesse dia vimos a necessidade e a importância de capacitar pessoas exclusivamente para atuar em situações como esta, além de considerarmos a importância de agir em conjunto com outras esferas governamentais, já que a Defesa Civil atua em prol de toda sociedade” ressalta.

A Defesa Civil de Belém possui mais de mil voluntários, que atuam em prol da sociedade civil. O Círio de Nazaré, por exemplo, considerada a maior festividade católica comemorada no mês de outubro, tem grande atuação. Os casos de incêndios ou enchentes,também, onde a população necessita de amparos sociais.

O curso ofereceu 30 vagas e teve início no dia 14 de março. Um dos critérios de avaliação foi a freqüência regular de cada aluno. Durante o curso, os socorristas tiveram aulas práticas e teóricas de primeiros socorros, humanização, defesa civil, dengue e resgate. Nesses módulos, eles aprenderam, na prática, como se comportar em supostas situações acidentais.
Para a aluna Joana D’arc Teixeira, técnica em enfermagem e voluntária da Defesa Civil há 12 anos, o curso foi muito proveitoso. “O conteúdo foi bem rico em informações atualizadas, já que na área da saúde as novas descobertas são constantes. Eu considero que foi uma reciclagem muito boa e, acima de tudo, nos deu um gás para continuar atuando em prol da sociedade, já que contamos com o apoio e incentivo do poder público”,comentou.

Joana destacou que o módulo que mais lhe chamou atenção foi o Operacional de Defesa Civil. “Mesmo atuando há 12 anos como voluntária, neste módulo nós tivemos a oportunidade de saber exatamente o significado da Defesa Civil. Nos foi esclarecido qual os nossos deveres e como devemos agir em diversas situações de emergência".

No segundo semestre serão abertas vagas para a formação da segunda turma. O curso é totalmente gratuito e qualquer voluntário já cadastrado poderá se inscrever. Para quem tem interesse de ser um voluntário da Defesa Civil de Belém precisa apenas ser maior de 18 anos  e fazer seu cadastro na sede da Defesa, que fica localizada na travessa Campos Sales, nº 33, entre 15 de Novembro e Boulevard Castilho França, durante horário comercial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário