O bairro do Barreiro esteve movimentado, nesta quinta-feira (29), com as atrações de festa junina promovida pela Fundação Papa João XXIII (Funpapa), que reuniu mais de 300 pessoas da comunidade na Quadra Esportiva da Barão, situada na Tv. Barão do Triunfo.
O ponto alto da festa foram as apresentações e manifestações culturais paraenses, como o Boi, em homenagem ao Arraial do Pavulagem, dança de carimbó e quadrilhas, ensaiados pelos participantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), ProJovem e idosos que frequentam as atividades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Barreiro, ligado a Funpapa. Além das apresentações, houve também brincadeiras na qual a platéia podia participar e interagir, além da escolha da Miss Caipira.
Deyse da Silva, mãe de Luiz Silva, de 10 anos, que participou da quadrilha junina, e tia de mais duas crianças que fazem parte do Peti, afirma que as idas ao Cras só tem melhorado o desempenho do filho. “Meu filho freqüenta o Centro há dois anos e desde então percebo ele mais comunicativo, com mais amizades e carinhoso. Até o rendimento na escola melhorou”, resume satisfeita.
A estudante Luana Gomes, de 14 anos, entrou no Cras há 1 ano na oficina de grafitagem. Hoje, ela participa das oficinas de dança, que se apresenta pelo Peti e só vê melhorias. “Eu já desenhava e dançava, mas as atividades do Cras me ajudaram a aperfeiçoar o que eu sabia. Hoje em dia não penso em deixar de freqüentar o Centro”.
A coordenadora do Cras Barreiro, Lídia Monteiro, se diz satisfeita com os resultados das ações do Centro e garante que os rendimentos têm melhorado. “Nosso trabalho está bem organizado e ficamos mais felizes porque os jovens que fazem parte dos nossos programas são muito participativos. Esse ano crescemos muito graças à política da Funpapa que tem ajudado muito divulgando nossos projetos”.
Texto: Luana Santos
Foto: Comus/Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário