quinta-feira, 21 de julho de 2011

Pedrinho Cavallero apresenta novo CD em Icoaraci‏


O cantor e compositor Pedrinho Cavallero antecipa o repertório do seu novo CD "Pedrinho Cavallero Acústico - 50 anos" no show que fará, neste sábado (23), às 20h, na Concha Acústica da Praia do Cruzeiro. O espetáculo faz parte da programação de verão da Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci (Adic) e Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).

O CD mostra a trajetória do artista que comemora seus 50 anos de vida e trinta de carreira. "Vou mostrar para o público de Icoaraci algumas músicas do CD em formato acústico, acompanhado só de percussão desse show, que será realizado no segundo semestre com a banda completa", contou Pedrinho Cavallero.

“No show deste sábado terá músicas consagradas como ‘Pássaro Cantador’, ‘Apara Com esse namoro’ e ‘Na Chuva da Tarde’, que foi gravada pelo Adilson Alcântara e está sendo bastante executadas nas rádios”, comentou Cavallero.

Pedrinho Cavallero disse que está com saudades do público da Vila Sorriso “que sempre me recebe muito bem”, contou. “Já faz mais de um ano que não toco na Vila e a Concha Acústica é um local lindo. Já estou com saudade do calor humano do público de Icoaraci”, confessou.  Além das músicas autorais, ele vai cantar composições de autores paraenses como Nilson Chaves, Paulo André Barata, entre outros.

Pedrinho Cavallero tem composições gravadas por intérpretes como Nazaré Pereira, Nilson Chaves, Lucinnha Bastos, Andréa Pinheiro, Adilson Alcântara, Walter Bandeira, Grupo Manga Verde, Banda Fruta Quente, entre outros.

Carimbó – A outra atração deste sábado será o grupo de Carimbo Regional Jurupari, da Ilha de Caratateua (Outeiro). O grupo de pau e corda vai mostrar ritmos conhecidos como carimbó, xote e toadas de compositores como Mestre Verequete, Cupijó, Nilson Chaves, além da composição própria “Cantando Caratateua”, que foi classificada em primeiro lugar na Bienal de Música de Belém.

“Nós vamos mostrar a cultura que é produzida na ilha de Caratateua”, contou Fábio dos Santos Cardoso, que coordena o grupo junto com Nelma da Conceição. O grupo vai apresentar também três danças cujas coreografias são baseadas na mitologia do boto e nas músicas ‘Parei no Pará’ que fez sucesso na voz de Fafá de Belém e ‘Esse Rio é Minha Rua’, de Rui Barata.

Fábio disse que a principal característica do grupo é um carimbó mais acelerado. São usados instrumentos como curimbós, banjo, flauta, maracás, ganzá, pauzinhos e vocais, característicos dos grupos de carimbó de pau e corda.

Texto: Ronaldo Quadros – Ascom Adic

Academia ao ar livre no verão de Mosqueiro‏


O prefeito de Belém, Duciomar Costa, inaugura nesta sexta-feira, 22, às 16h, a primeira academia ao ar livre de Mosqueiro. O projeto da Prefeitura de Belém já foi instalado em outras vias da cidade e agora chega pela primeira vez a um balneário do município. A academia vai funcionar na Praça Princesa Isabel, bairro da Vila, e conta com 25 aparelhos de musculação, entre eles o simulador de caminhada sem impacto; a roda de ombro; a extensão lombar; o twisth triplo; o elíptico mecânico; o remador; a extensão lombar; etc.
 
Como os equipamentos são destinados ao público adulto, o município instalou alguns brinquedos para a diversão das crianças, como balanços, vai e vem e gangorra.
 
No cronograma da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) está previsto ainda a entrega de outras nove academias públicas. Uma delas no Guamá,outra no Conjunto Médici, na Marambaia e a de Icoaraci. Cada Academia Ao Ar Livre de Belém recebeu em média, 21 equipamentos. Ao todo, quatro academias já foram implantadas na cidade. A primeira foi no dia 24 de outubro de 2009 na Av. Rômulo Maiorama (antiga 25 de Setembro); a segunda em 28 de setembro do ano passado na Praça Brasil; a terceira na João Paulo II (antiga 1º de Dezembro), no dia 15 de dezembro de 2010 e a da Av. Marquês de Herval, no dia 04 de abril deste ano.
 
O projeto Academia Ao Ar Livre tem o objetivo de possibilitar que pessoas sedentárias, ou que nunca praticaram nenhuma atividade física, possam começar a praticar exercícios diariamente. Além de agregar o lazer ao esporte, contribui ainda, para a melhoria da qualidade de vida. Na inauguração da academia em Mosqueiro, o Brinca Belém estará animando a garotada da ilha e veranistas.
  
Vistorias e inauguração de obra
 
Antes da inauguração da Academia ao Ar Livre, o prefeito Duciomar Costa vistoria o Hospital Municipal de Mosqueiro acompanhado pela secretária Municipal de Saúde, Sylvia Santos, a partir das 15h. Ele visitará todas as instalações para avaliar necessidades e  ver de perto como está o atendimento no hospital.
 
Depois segue para a quadra poliesportiva da praia do Bispo, localizada próxima à Rua do Jambeiro, que será reinaugurada. Com nova pintura e o piso revitalizado, a quadra está preparada para atividades como vôlei, basquete e futsal pelos moradores da ilha e veranistas. O espaço conta ainda com arquibancada, sendo utilizado também como arena para shows e peças teatrais.
 
O prefeito acompanha ainda os trabalhos dos funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – (Samu 192) que realizam orientação e prevenção para as crianças que estão aproveitando o período das férias na Vila, em Mosqueiro. A atividade faz parte do projeto “Samuzinho em Ação” que tem como objetivo conscientizar as crianças e a população em geral contra os malefícios do trote, em relação aos primeiros socorros que o Samu realiza nas avenidas e ruas de Belém.
 
O trabalho educacional feito com as crianças acontece por meio de apresentações de teatro de fantoches, com a peça: “Quem passa um trote, diminui um atendimento”. O projeto é tão bem sucedido que, em agosto de 2009, estampou as páginas da revista Emergência, que tem circulação nacional, como exemplo de atividade empreendedora no que se pretende ao tentar aproximar a comunidade do profissional socorrista. As crianças visitam ambulância-escola, realizam atividades educacionais e tem a oportunidade de conhecer como é o trabalho do Samu.
 
 
 
 

Companhia do Tecno lança DVD no Verão de Icoaraci‏


Tecno, Melody, Calypso, Cúmbia, Carimbó, Forró, Xote, Flash Back, Rock Nacional, Axé e até Carnaval, vão estar no repertório da Companhia do Tecno, que se apresenta nesta sexta-feira (22), às 20h, na Concha Acústica da Praia do Cruzeiro, na programação de verão da Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci (Adic) e Fumbel.
Formado por Keila Lima (vocais), Dênis Miranda (Guitarra), Lucas Miranda (Teclado) e mais quatro dançarinos, a banda vai fazer o lançamento oficial do DVD, gravado este ano na Aldeia Amazônia, com um público de mais 60 mil pessoas.
“Vamos tocar todos os nossos sucessos antigos e atuais. A galera de Icoarací está convocada para este grande show na Orla”, convidou a vocalista Keila Lima. “Estamos ansiosos por este momento, na expectativa de sentir a vibração do público que sempre nos recebe com muito carinho, na Vila Sorriso”, completou.
Formada em 2004, a Companhia do Tecno nasceu da união de três pessoas com o mesmo sonho e objetivo de fazer sucesso e ganhar seu espaço no cenário nacional, através da música paraense. A Banda já gravou quatro CD's, com várias músicas estouradas, como: "Sonhar", "Em todo olhar", "Te reconquistar", "Um novo amor", “Fica comigo”, “A Cura”, “Fugidinha”, entre outras.
O primeiro DVD foi gravado na Casa de Show "A Pororoca", em Belém, uma das casas populares de maior expressão no estado. O segundo teve como palco a Casa de Show Planetário, em Macapá. A banda voltou à Pororoca para a gravação do terceiro DVD.  O quarto foi gravado em Bragança. O último foi o que levou uma multidão à Aldeia Amazônica em janeiro deste ano.
A Companhia do Tecno é uma Banda de cunho popular que vem desenvolvendo um trabalho musical para todos os públicos. Com uma equipe de músicos altamente qualificada, que a cada apresentação conquista mais fãs e empolga o público com seu show contagiante.

Texto: Ronaldo Quadros

Final de Torneio de Futebol de Areia movimenta Praia do Farol em Mosqueiro‏

Depois de uma semana de competição, chega ao fim nesta sexta-feira, 22, o torneio de futebol de areia na Praia do Farol, na ilha de Mosqueiro. Quatro equipes, duas femininas e duas masculinas, vão brigar pelo título. As equipes finalistas foram conhecidas nesta quinta-feira, 21, durante a penúltima rodada da competição.
Este ano, 12 equipes masculinas e oito femininas disputaram o torneio, que reuniu ao todo mais de 300 atletas amadores.“Como o torneio é aberto ao público em geral, não tem cunho profissional, a competição acaba sendo de lazer mesmo”, diz o Coordenador de Esporte da Sejel, Rua Baeta.
O torneio foi por eliminatórias simples. A equipe vencedora passava automaticamente para a fase seguinte. Os vencedores serão premiados com troféus e medalhas. A competição é voltada para pessoas a partir de 16 anos.
Texto: Ieda Ferreira

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Outeiro e Mosqueiro terão aumento da frota de ônibus no fim de semana‏

A Operação Verão da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) continua neste final de semana, em Belém e nos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro, além da Ilha de Cotijuba. O trabalho reúne 120 agentes de trânsito, três inspetores e 56 fiscais de transporte.

Os agentes de trânsito da CTBel são responsáveis pela orientação aos usuários das vias, operação com interdição de vias e pelas fiscalizações de trânsito, falta do uso de cinto de segurança e da “cadeirinha” para menor no banco traseiro, excesso de lotação, pessoas no compartimento de cargas e motociclistas e/ou carona sem capacete.

Quanto ao transporte feito por ônibus, no final de semana passado, não houve registro de nenhum incidente, pois o número de veículos ofertados para Outeiro e Mosqueiro atendeu muito bem à demanda esperada de passageiros. 

Outeiro

A linha Outeiro-São Braz continuará operarando com reforço operacional de 36 veículos aos sábados e segundas-feiras, sendo que a frota disponibilizada para ao domingo chegará a 92 veículos. Dependendo da demanda, a CTBel pode aumentar ainda esse número. Os ônibus têm horários de saída e término da jornada, com o primeiro ônibus saindo de Belém às 5h e a última viagem Outeiro-Belém acontecendo às 22h30. Quanto mais cedo o usuário vier de Outeiro, menos problemas ele enfrentará na hora de apanhar o ônibus.

Mosqueiro

O reforço a linha especial Mosqueiro-São Braz, de sexta-feira a segunda-feira, vai aumentar com o incremento à frota de mais 18 veículos às sextas-feiras, 36 aos sábados, 92 aos domingos e 18 veículos a mais nas segundas-feiras.

Os ônibus para Mosqueiro saem do terminal de São Braz, localizado na Praça da Leitura, de 10 em 10 minutos ou com a lotação completa. Na sexta-feira, os ônibus extras começam a sair de Belém a partir das 14h e a última viagem é às 22h15. No sábado o primeiro ônibus a sair de Belém com destino a Mosqueiro é às 6h e a última viagem para o distrito acontece às 22h. No domingo o horário de ida é mesmo de sábado, só que a última viagem às 22h15, acontece de Mosqueiro para Belém. Já na segunda-feira, as viagens extras têm início de Mosqueiro para Belém às 5h50 e a última viagem extra acontece às 13h56. A partir deste horário, o veranista que quiser se deslocar para Belém vai utilizar a frota normal que presta o serviço de transporte coletivo.

A passagem desta linha é diferenciada do valor cobrado em Belém, com preços de R$ 3,30 (inteira) e R$ 1,65 (meia-passagem) todos os dias, sendo aceitas todas as gratuidades previstas em lei. Nos pontos de embarque/desembarque em São Braz e Mosqueiro, a CTBel fará ações de organização de filas, garantia às gratuidades, monitoramento das ordens de serviço, contato com as empresas operadoras conforme a oferta de demanda de veículos e passageiros.

Ação educativa - Também neste final de semana, continuam em Mosqueiro as abordagens educativas da CTBel de motoristas e passageiros, feitas por 15 agentes e educadores de trânsito.

Na próxima sexta-feira (22), das 8h às 12h, o local da concentração será o Pórtico de Mosqueiro. No sábado (23) e no domingo (24), das 8h às 12h, a ação educativa acontece Av. Beira Mar com a Av. 16 de novembro.   

Os motoristas pegos pela ação cometendo alguma infração de trânsito são somente advertidos, sendo que no momento da abordagem é lavrado um auto educativo, sem valor de multa, onde as principais infrações são o excesso de passageiro no veículo, falta do cinto no banco traseiro e falta da “cadeirinha” para criança até 10 anos. A CTBel alerta que o condutor reincidente deverá ser autuado pela infração cometida.

Texto: Ascom CTBel

Ilha de Cotijuba recebe operação especial da CTBel

A Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) monta operação especial, neste final de semana de 22 a 24 de julho, destinado a Ilha de Cotijuba. A medida faz parte da Operação Verão também realizada pela Companhia em Belém, Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro.

Na ilha de Cotijuba, os agentes da CTBel vão atuar na orientação de passageiros no embarque e desembarque no terminal hidroviário, assim como na fiscalização e apreensão de veículos automotores que estiverem trafegando na ilha contrariando a Lei municipal nº 8.360, a qual diz que somente podem circular em suas vias os veículos prestadores de saúde, proteção policial, produção/escoamento agrícola e motos de até 250 cilindradas, de propriedade de moradores com residência fixa e comprovada no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Em julho, a CTBel fez um reforço operacional colocando para os veranistas mais uma embarcação para atender a demanda de usuários nos finais de semana, os barcos “Antonia Queen” e “Lady Líria” tem capacidade, respectiva, para 420 e 350 passageiros. Farão viagens em regime de embarque imediato, com lotação definida, e o preço da passagem de segunda a sexta-feira custa R$ 2,00. Já aos sábados e domingos, o preço é diferenciado e custa R$ 4,00. Nos barcos da CTBel aceitam-se os cartões Passe Fácil Estudantil (meia-passagem), Passe Fácil Sênior (idoso) e Passe Fácil Especial (portador de necessidades especiais), além de todas as gratuidades previstas em lei.

De segunda-feira a sexta-feira, os barcos têm os seguintes horários em julho: saída de Icoaraci: a primeira embarcação deve sair às 9h, a última viagem acontece por volta das 18h30; saída de Cotijuba: 6h e 17h. No sábado e no domingo, como a demanda de passageiros é bem maior, a CTBel deverá disponibilizar viagens extras, as saídas de Icoaraci acontecem às 9h  e conforme a lotação de passageiros esta viagem pode ser antecipada para 8h ou 8:30h e deverá ser colocada mais uma viagem extra ainda pela manhã, às 19h é a última viagem de Icoaraci para Cotijuba. Já as viagens de Cotijuba/Icoaraci, têm inicio às 6h e as últimas viagens estão previstas a partir das 17h, sendo ofertadas viagens extras para atender a demanda.

A CTBel faz um alerta em relação ao transporte de carga, como eletroeletrônicos, bicicletas, gás, engradados de cervejas, telhas e outros. Para segurança dos passageiros, esses equipamentos só poderão ser transportados de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, por medida de segurança, esses serviços serão suspensos nas viagens de barco para Cotijuba.

Texto: Ascom CTBel

Praias do Amor e do Cruzeiro estão impróprias para banho‏

O teste de balneabilidade das principais praias de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci atestou que, das 14 praias analisadas, a do Cruzeiro em Icoaraci, e do Amor em Outeiro, foram consideradas impróprias para banho. O resultado final dos testes foi divulgado, na manhã desta quarta-feira (20), pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Entre os locais analisados estão as praias da Baía do Sol, Carananduba, Marahú, São Francisco, Ariramba, Murubira, Chapéu Virado, Farol, Praia Grande e Areião, em Mosqueiro; praias do Amor, Praia Grande e Brasília, em Outeiro, e Praia do Cruzeiro, em Icoaraci. A coleta de amostra iniciou no mês maio e seguiu até julho.

O teste de balneabilidade segue os padrões estabelecidos pela Resolução CONAMA Nº 274/2000. Para uma praia ser atestada como imprópria para banho, é preciso que acuse no teste, uma quantidade acima de 2000Coli/100ml de água. No resultado, a praia do Cruzeiro acusou 2.012Coli/100ml e a do Amor 6.131Coli/100ml. Sendo assim, ambas foram consideradas impróprias para banho. Placas de aviso de “imprópria para banho” serão colocadas nos locais para segurança dos veranistas.

Segundo a chefa de Fiscalização e Monitoramento da Semma, Ivanelma Gomes, a mudança nos resultados ocorreu em função do aumento de pessoas freqüentando esses locais no período das férias. “Com as férias aumenta o número de freqüentadores nos balneários, o que acaba acarretando uma contaminação, pois muitas pessoas não têm a preocupação de preservar”, afirma Ivanelma. Ela conta que os banhistas podem ajudar a evitar a contaminação das praias não levando animais, não jogando lixo no chão, ou fazendo necessidades fisiológicas nas praias.  

O teste de balneabilidade das praias é feito a partir da coleta de água a um metro de profundidade, onde normalmente fica a maior concentração de pessoas. Segundo a resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), de nº 274/2000, que assegura as condições das praias, o parâmetro indicador básico para a classificação das praias quanto a sua balneabilidade, em termos sanitários, é a densidade de coliformes fecais.

Para obter o resultado final da qualidade da água das praias, é necessário que sejam feitos cinco testes a cada monitoramento, de acordo com a Resolução do Conama. A Resolução estabelece também, que poderão abranger períodos menores de cinco amostras, desde que sejam recolhidas com intervalo mínimo de 24 horas entre uma e outra. As análises feitas pela Semma para definir a balneabilidade das águas, destinadas à recreação humana são: a microbiológica (coliformes fecais e coliformes totais) e físico-química (acidez da água, através do PH).

Texto: Ana Paula Azevedo- Asco

Futebol feminino é atração na praia do Cruzeiro nesta quarta‏

As mulheres vão provar nesta quarta-feira (20), que são boas de bola também. Oito times femininos estão inscritos no Torneio de Futebol de Areia, que será disputado na Praia do Cruzeiro, a partir de 19h. O evento faz parte da programação de Verão da Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital da Vila(adic) e apoio da Sejel. 
 
As equipes inscritas para o torneio são Pit Stop II, Esquadrão Valente, Juventude, Bombom de Alho, Rosário Central, Pit Stop I e Barcelona. As quatro equipes classificadas hoje disputam a semifinal na quinta-feira (21). As disputas do terceiro lugar e da final acontecem sexta-feira. 
 
Masculino – Ontem (19), foram realizadas as quartas de final do Torneio Masculino de Futebol de Areia, tendo as equipes Flamenguinho, Juventus, São Pedro e Meninos da Vila classificados para a semifinal de quinta-feira (21), às 19h, na Praia do Cruzeiro. 
 
O placar de terça-feira ficou assim: Flamenguinho 2 x 1 Ressacados; S.N.I 1 x 3 Juventus; São Pedro 3 x 3 Santa Rosa, no desempate deu São Pedro 2 x 1 Santa Rosa, e Meninos da Vila 3 x 2 Icogás.
 
Segundo o assessor de Esporte, Cultura e Lazer da Adic, Thiago Damasceno, quem for à praia do Cruzeiro achando que vai ver um futebol feminino engraçado, pode se surpreender com a atuação das meninas. “As mulheres a cada ano mostram mais qualidade no esporte que já foi dominado pelos homens”, apontou. “E as equipes tradicionais que sempre venciam o masculino, este ano ficaram pelo caminho. O que temos são equipes que mostram uma renovação no campeonato amador do distrito” pontuou Thiago Damasceno.

Texto: Ronaldo Quadros

Inscrições abertas para a III Travessia a remo do rio Maguari‏

Estão abertas as inscrições para a III Travessia a remo do Rio Maguari, que acontecerá no dia 30 de Julho (sábado), com saída às 10h, do Trapiche da Brasília (Outeiro), em frente a 7ª Rua, e chegada na praia do Cruzeiro, em Icoaraci. A travessia faz parte da programação de Verão da Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci.
 
O evento é voltado para os ribeirinhos de Icoaraci, Outeiro e Cotijuba, que poderão participar nas categorias masculino, feminino e mista, utilizando embarcações como casco e montaria a remo. 
 
As inscrições podem ser feitas no quiosque da 7ª Rua esquina com a Rua do Cruzeiro, em Icoaraci, e no Restaurante do Garrincha, na Rua da Brasília, em Outeiro. As inscrições são gratuitas e a premiação para o primeiro lugar será um motor de rabeta. Para o segundo e terceiros lugares a premiação será de R$ 300,00 e R$ 100,00, respectivamente.
 
A travessia será acompanhada pelo Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos do Pará, uma equipe de remo da Tuna Luso Brasileira, além de um barco da Secretaria Municipal de Saúde. 

Exibição de filme infantil encerra colônia de férias da Sejel.‏

A colônia de férias promovida pela Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), encerra nesta quinta-feira, 21, com a exibição do filme infantil “Rango”, no Cine Olympia. As cerca de 180 crianças que participam da atividade vão assistir às aventuras de um camaleão da cidade grande que, por acidente, vai parar em pleno velho oeste. “A sessão de cinema foi uma forma de premiar a criançada com algo bem divertido”, informa a Coordenadora de Lazer, Gisele Chaves.
 
A colônia de férias começou no dia 12 de julho com diversas atividades recreativas, como futebol, tênis de mesa e lúdicas, como oficinas de argila, de pintura em papel e confecção de pipas na Aldeia Amazônica David Miguel. O projeto Brinca Belém também esteve presente no evento com brinquedos, como a cama elástica e a piscina de bolinhas. Jogos educativos fizeram ainda parte das atividades, como dominó e damas.
 
As atividades não se restringiram apenas na Aldeia Amazõnica. As crianças conheceram o Parque Ambiental de Ananindeua e o de Belém, no bairro do Utinga, além do Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves. As crianças também fizeram um city tour pelo centro histórico da cidade. 
 
Serviço: A exibição do filme “Rango” está marcada para as 9h da manhã no Espaço Cultural Cine Olympia.  

Últimos dias para inscrição da Travessia a Nado do Mosqueiro‏

As inscrições da 16ª edição da Travessia a Nado do Mosqueiro, que vai acontecer neste domingo, 24, vão até esta sexta-feira, 22, na academia Corpo e Forma. A competição organizada pela Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) e FPDA reúne em média 30 nadadores. A largada será por volta das 10h da manhã na Praia do Murubira, com chegada na Praia do Farol. 
 
Todas as dúvidas dos atletas quanto ao regulamento da competição serão tiradas nesta sexta-feira, 22, durante o Congresso Técnico, que será realizado no auditório da Sejel, na Aldeia Amazônica, a partir das 10h. Os competidores terão detalhes sobre o percurso, horário de saída e chegada e a estrutura que está sendo montada para garantir a segurança durante o evento. Segundo o Coordenador de Esporte DA sejel, Rui Baeta, todas as providências para a realização da prova, com relação a segurança, já foram tomadas, entre elas a presença do Corpo de Bombeiros e de equipes da Sesma e da Defesa Civil na competição.
 
Serviço: As inscrições para a Travessia de Mosqueiro estão sendo feitas na Academia Corpo e Forma, que fica na Av. Generalíssmo Deodoro, nº 1578, telefone: 3212-9196. Outras informações sobre a programação esportiva do Verão 2011 da Prefeitura de Belém pelo telefone 3213-7016, ou na sede da Coordenação de Esporte, na Aldeia Amazônica David Miguel, 2º andar, bairro da Pedreira.

Funpapa leva crianças pela primeira vez ao cinema


A Fundação Papa João XXIII (Funpapa), por meio de um dos 12 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) que possui, o Aurá, levou crianças de 3 a 11 anos ao cinema. Aproximadamente 70 crianças, acompanhadas de pais e responsáveis, foram assistir nessa terça(19) a animação Happy Feet – O Pingüim, no Olympia, o cinema mais antigo do Brasil. Todas elas, inclusive os pais, nunca tinham ido a uma sala de cinema, iniciativa elogiada por todos.
A programação, que faz parte da Colônia de Férias do Cras, tem como objetivo proporcionar lazer e cultura às crianças, possibilitando também o fortalecimento do vínculo familiar, assim como assegurar o direito a todos. É o que afirma a assistente social Michele Oliveira. “Sabemos que nem todo mundo tem a oportunidade de acesso a esses programas e o papel da Funpapa é promover essa chance”.
Thalison Araújo, de nove anos, resume a sensação com entusiasmo. “Nunca na minha vida tinha vindo ao cinema. Imaginava tudo assim mesmo, com um telão e várias cadeiras. Espero que tenha mais vezes”.
As atividades que a Funpapa promove têm rendido bons resultados. Suzane Nascimento, mãe de três crianças que participam do grupo de convivência do Cras, acompanha  e aprova tudo o que é feito no Centro. “Além de ajudar o desenvolvimento de uma filha, que nasceu com problema de saúde, acho importante essas atividades porque proporcionam lazer e bem estar aos outros. Muitas vezes deixamos de sair por falta de condições financeiras”. A lição, Suzane já aprendeu: é possível aprender e se divertir com a família toda sem gastar nada. O Olympia, um dos espaços culturais da Prefeitura Municipal de Belém, oferece esse serviço gratuitamente.
Banho de Igarapé, piscina e passeio ao Museu também fazem parte das atividades desenvolvidas durante a Colônia de Férias.
Texto: Luana Santos

terça-feira, 19 de julho de 2011

Comunidade Castanhal de Mari Mari completa 101 anos‏


Conhecida por seus atrativos naturais e sua rica fauna e flora, a Comunidade de Mari Mari, localizada no entorno da Unidade de Conservação Parque Municipal da Ilha de Mosqueiro (PMIM), comemora no próximo sábado (23), 101 anos. Durante o final de semana, a programação será marcada com a inauguração de trilha ecológica e capela, além de almoço regional e muito festejo ao som do tradicional carimbó.
A comunidade é formada por aproximadamente 25 famílias que desempenham atividades econômicas como a pesca artesanal, o extrativismo vegetal, agricultura com a plantação de mandioca, construção de pequenas embarcações, a manufatura de elementos artesanais a partir de recursos naturais e também a fabricação de carvão.
Caracterizada por sua riqueza ambiental, Castanhal de Mari Mari possui uma floresta rica em atrativos naturais. No aniversário, um dos presentes entregues aos moradores e aos turistas será a inauguração da trilha Castanheiras, sinalizada recentemente pelo Ecomuseu da Amazônia.
Uma equipe especializada do Ecomuseu também está capacitando alguns moradores para atuar como monitores da mesma. De acordo com Anny Linhares, da equipe do Ecomuseu, a capacitação dos próprios moradores é muito importante. “Com a trilha sinalizada e estruturada, o turismo local tende a crescer, e consequentemente gerar renda para comunidade” explica.
O percurso da trilha dura cerca de 1h30min, nele pode-se encontrar castanheiras centenárias, área de várzea, as raras samambaias azuis, além de uma fauna rica em animais exóticos, como a borboleta azul, que caracteriza a presença de floresta primária. A trilha das Castanheiras compreende a um terço da trilha Olhos d’água, implantada em 1998 na comunidade, que liga Castanhal de Mari Mari a Comunidade de Caruaru.
Castanhal de Mari Mari apresenta uma gastronomia típica de peixe, camarão, farinha de mandioca, açaí entre outros. Seu artesanato é composto por trançado de palha, miriti e fabricação de varinhas bordadas. Na música e na dança, o carimbo é marcante na comunidade que tem canções contendo letras que relatam elementos típicos do local como a samambaia azul e o círio comemorado na região.
A programação ainda prevê a inauguração da Capela Santa Maria, com capacidade para trinta pessoas. Haverá também a apresentação das rainhas do centenário, que irão representar as diferentes gerações encontradas na comunidade, e rodadas de carimbó, com a apresentação do grupo local “Filhos da Terra Mari-Mari”.
Programação
Dia 23/079h - Saída de barco do Porto do Pelé (Mosqueiro).10h - Missa solene (inauguração da Capela Santa Maria)11h30 - Percurso pela Trilha Castanheiras12h30 - Almoço com comidas regionais13h30 - Bingo14h30 - Apresentação do grupo de carimbó "Filhos da Terra Mari-Mari"15h - Apresentação das Rainhas do Centenário15h30 - Parabéns para o Mari-Mari
21h - Baile do Centenário (no salão de eventos da comunidade)
Dia 24/07
Torneio esportivo
Texto: Izabelle de Mesquita

Cães farejadores da Guarda caçam traficantes com a Polícia Civil‏


Dois cães farejadores da Guarda Municipal de Belém, sob a tutela do Grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac), participaram no último sábado (16), da operação Farol Atlântico, realizada pela Polícia Civil do Pará. Esta é a segunda de uma série de outras parcerias previstas.
A operação foi em cumprimento a treze mandados de busca e apreensão de drogas e roubo em Salinópolis, no nordeste do Estado, resultado de 45 dias de investigação da ação de quadrilhas que atuam nesse tipo de tráfico.
Os cães farejadores participaram da operação à pedido da Delegacia Geral da Polícia Civil do Pará junto ao comando da Guarda Municipal de Belém, sob a responsabilidade da advogada Ellen Margareth.
Essa foi a segunda participação dos cães farejadores em ação de grande impacto junto a Polícia Civil. A primeira se deu no início de julho no bairro da Terra Firme. A Guarda Municipal conta atualmente com 16 cães de guarda e proteção, sendo 3 de faro, que, à propósito estão trabalhando, pela primeira vez, na Operação Verão 2011.
Texto: Ascom GMB

Vítimas de incêndio na Terra Firme recebem visita da Defesa Civil Municipal.‏


A vítimas do incêndio que destruiu cinco casas no Bairro da Terra Firme, nessa segunda-feira(18), poderão reconstruir o que perderam. A informação foi passada nesta terça-feira durante visita da Defesa Civil Municipal às famílias. O incêndio destruiu totalmente duas casas, três parcialmente.
Durante a visita na passagem Vitória Régia, os técnicos iniciaram a avaliação de estrutura dos imóveis atingidos pelo fogo. “Vamos primeiro fazer um levantamento técnico dos imóveis, para depois distribuir o kit humanitário às vítimas”, diz a arquiteta Rosário Ribeiro. Ela explicou que o kit é composto por água, roupas, alimentação e material de higiene pessoal.
O drama das famílias é narrado pela moradora Helena Ribeiro, que perdeu tudo no incêndio. “Eu não estava em casa no momento da tragédia. Quando me avisaram, já tinha perdido tudo”. Dona Helena contou que teve que dormir na casa da vizinha.
A situação de dona Helena e das famílias atingidas terá um acompanhamento especial da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), que será responsável pelo acompanhamento social das vítimas, como atendimento psico-social, encaminhamento para a retirada de documentação básica (certidão de nascimento, identidade e CPF).  Após esses procedimentos, a Funpapa e a Defesa Civil vão elaborar um laudo para ser encaminhado à Companhia de Habitação do Pará (Cohab). O órgão estadual, de posse desse laudo, vai providenciar a reconstrução dos imóveis atingidos pelo fogo .
A arquiteta da Defesa Civil, Rosário Ribeiro, esclareceu que para ter as casas reconstruídas, os moradores atingidos devem ter a posse do terreno legalizada, documentação básica completa e ganhar até três salários mínimos. Diante dos laudos técnico e social, a Cohab paga a reconstrução das casas através do cheque moradia.
SERVIÇO:
A Defesa Civil informa que estará arrecadando materiais para as vítimas do incêndio em sua sede, localizada na travessa Campos Sales , nº 33, entre 15 de Novembro e Boulevard Castilho França, Comércio, ou no Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura Municipal de Belém.

Defesa Civil Municipal vistoria casas destruídas pelo fogo na Terra Firme‏


A Defesa Civil Municipal visita nesta terça-feira (19), a partir das 9h, as casas destruídas por um incêndio ocorrido nesta terça-feira, 18, na Passagem Vitória Regia, entre Passagem Pinheiro e Gabriel Pimenta, bairro Terra Firme, próximo a Avenida Tucumduba. O trabalho será de avaliação da estrutura dos imóveis e entrega de materiais de higiene pessoal, alimentos e roupas para os desabrigados.

A Defesa Civil também realiza campanha para arrecadar estes materiais em sua sede, localizada na travessa Campos Sales, nº 33, entre 15 de novembro e Boulevard Castilho França, durante horário comercial. As doações também podem ser feitas na recepção do Palácio Antônio Lemos, sede da prefeitura de Belém. Para mais informações, telefone da Defesa Civil Municipal: 3242-5332.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

CTBel conscientiza motoristas e pedestres em Belém e balneários‏


A Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) faz ações de abordagem de motoristas na Operação Verão montada pelo órgão durante as férias escolares. A ação educativa começou no dia 1º de julho e vai se estender até o dia 31.
Nas ações realizadas durante a semana em Belém e às sextas-feiras, sábados e domingos nos distritos de Mosqueiro e Icoaraci participam 15 pessoas por dia, entre agentes e educadores, que distribuem material informativo sobre comportamento seguro no trânsito, tanto na cidade quanto nos balneários.
Para a diretora superintendente da CTBel, Ellen Margareth, o principal objetivo é conscientizar condutores e pedestres sobre a importância do papel de cada um no dia a dia do trânsito. "É fundamental que cada um faça sua parte, que não fiquemos só cobrando do poder público ações, pois muitas das vezes a solução de algum problema está em nós mesmo, mas é mais fácil transferirmos a responsabilidade para alguém. O trânsito é um conjunto de ações, se nos unirmos e cada um fizer sua parte, com certeza teremos um trânsito mais humano e mais seguro", afirma.
Neste final de semana, de 15 a 17 de julho, foram abordados 2.274 veículos e 9.388 pessoas, onde as principais infrações constatadas foram a falta do uso do cinto de segurança, excesso de passageiro e a falta do uso da “cadeirinha” para crianças até 10 anos também no banco detrás.
Os motoristas que cometeramo alguma infração de trânsito foram somente advertidos. A CTBel, porém, lavrou 215 autos educativos, sem valor de multa, sendo que 95 por falta do uso do cinto de segurança, 72 por excesso de passageiro e 48 por falta da cadeirinha para crianças.
Para o agente de trânsito Laurentino Moraes, é inconcebível que ainda nos dias de hoje, sabendo-se que o trânsito é uma das principais causas de morte no país, as pessoas ainda insistam em se expor e circular sem o cinto de segurança. "Acho que eles pensam que acidentes de trânsito só podem ocorrer com os outros e nunca com eles, e preferem se arriscar. O nosso trabalho tem sido constante para conscientizar aqueles que insistem em desrespeitar as leis de trânsito e expor a sua vida e a de terceiros", comenta.
Texto: Ascom CTBel

Mulher é levada a Seccional após tentativa de agressão em UMS‏

Uma mulher identificada no Boletim de Ocorrência como Núbia Ribeiro da Silva foi denunciada na Seccional da Marambaia acusada de tentativa de agressão, racismo e desacato a quatro funcionários da Unidade Municipal de Saúde (UMS) daquele bairro. O caso aconteceu no final da manhã desta segunda-feira (18).
De acordo com GD J. Pinheiro, da Guarda Municipal de Belém, a mulher não chegou a ser presa. “Ela foi simplesmente orientada a comparecer àquela unidade policial porque pelo menos quatro ocorrências policiais seriam feitas contra ela, como, de fato, aconteceram”, esclareceu o guarda, lembrando que ele próprio, um vigilante, o diretor da UMS e uma enfermeira prestaram queixa contra a acusada.
O alvoroço começou ainda de madrugada, quando a mulher, acompanhada de um filho, não conseguiu o atendimento esperado, que seria com um médico dermatologista, especialidade que a casa não dispõe. O filho da acusada está acometido de uma espécie de micose nas pernas.
J. Pinheiro disse que o diretor da UMS ainda chegou a oferecer consulta com um clínico geral, oferta inicialmente recusada. Mesmo sem apresentar sintomas que caracterizassem um caso de urgência ou emergência, o diretor dispôs à Núbia e ao seu filho o serviço de ambulância. Ambos foram conduzidos ao Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci. Lá também não havia médico da especialidade pretendida.
De volta a UMS da Marambaia, Núbia chamou a imprensa e, com a chegada dos profissionais de uma emissora, alterou-se, querendo invadir salas, ameaçando quebrar móveis e xingando com palavras de baixo calão os funcionários. Só não consumou as ameaças porque foi contida pelos homens da Guarda Municipal. O caso será investigado pelo delegado Armando Mourão, autoridade que recebeu as denúncias.
Texto: Josué Costa - Ascom GMB

Vagas abertas para capacitação profissional no Fundo Ver-o-Sol‏

Criado para fomentar o empreendedorismo e fortalecer o micro e pequeno empresário, o Fundo Ver-o-Sol da Prefeitura Municipal de Belém oferta mais de 3 mil vagas para cursos gratuitos de capacitação profissional. O período de inscrições vai de 18 a 29 de julho.
Os cursos são realizados em parceria com diversas instituições de ensino superior, como Faci, Cesupa, Iesam, FAZ, Fibra, Unama, UFRA, Faculdade Ipiranga, Fabel, além da Tecnoinf, Sistec Sistemas, Sebrae e Senac.
O total de vagas são distribuídas pelos cursos de informática básica e avançada, gestão empreendedora, noções de contabilidade, manipulação de plantas medicinais, produção de cosméticos artesanais, gestão de pequenos negócios, culinária, dentre outros.            
 
Para participar, é necessário efetuar a inscrição na sede do Fundo Ver-o-Sol e apresentar os documentos originais de identidade, CPF, comprovante de residência de Belém e uma foto 3x4. Também é obrigatório informar telefone para contato e e-mail no momento da inscrição.
Serviço: O Fundo Ver-o-Sol fica na Rua Cipriano Santos, nº 40 - São Brás (Ao lado do Banco do Brasil e próximo ao terminal rodoviário). Atendimento das 8h às 13h. Mais informações pelo telefone: 3236-1886.
Texto: Ascom Ver-o-Sol

Cinco mil prestigiam verão em Icoaraci‏

Cerca de cinco mil pessoas prestigiaram a programação do final de semana do verão da Agência Distrital de Icoaraci (Adic), que conta com atividades esportivas, musicais, cinema e brincadeiras para a garotada. Denominada Icoaraci Verão no Maior Sorriso, a programação é promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Adic, com apoio da Fumbel e Sejel.

No Espaço Cultural Coisa de Negro acontecem às mostras de cinema com exibições de produções audiovisuais paraenses, como forma de estimular o público a conhecer as produções de diretores paraenses. Nesse domingo(17), os moradores da Comunidade Central Park receberam a programação do Brinca Belém que movimentou a garotada com brincadeiras e jogos. Ainda teve a presença do Ônibus Biblioteca Levi Hall da Biblioteca Municipal Avertano Rocha, com programação de incentivo à leitura.  

“Este ano o público tem prestigiado em massa as nossas programações”, informou o assessor de Esporte, Cultura e Lazer da Adic, Thiago Damasceno. “A mistura de música popular com o nosso tradicional carimbó tem dado certo e o público tem prestigiado a prata da casa”, acrescentou.

A segurança do evento é reforçada por agentes da Guarda Municipal de Belém. Nenhum incidente foi registrado. “A população pode comparecer e se divertir com segurança. A nossa programação é voltada para a família icoaraciense, que muitas das vezes não tem condições de se deslocar para outros balneários e para aqueles que optaram por ficar na cidade”, assegurou Damasceno.  

Na praia do Cruzeiro acontecem as partidas do Torneio Masculino de Futebol de Areia, com a participação de 32 equipes. Nesta segunda-feira (18), às 19h, jogam São Pedro x São Paulo; Santa Rosa x Douradão; D.O x Meninos da Vila; e Icogás enfrenta o Milan. Amanhã (19), começam as quartas de final e na quarta-feira (20) terá início o Torneio Feminino de Futebol de Areia, com a participação de oito equipes.

Na Concha Acústica a pedida são os shows musicais com cantores regionais e do próprio distrito, que mesclam MPB e carimbó. No próximo fim de semana as atrações serão a Companhia do Técno (sexta, 22), e no sábado, Pedrinho Cavallero e o grupo de carimbó ‘De Frente Para o Sol’.    

domingo, 17 de julho de 2011

Projeto da Prefeitura revela adolescente que ganha bolsa de estudos em Miami‏


O jovem Rodrigo de Almeida Soares, de 16 anos, realizou neste sábado (16), o sonho de estudar dança no exterior. Com apoio da Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), o adolescente embarcou junto com a professora Clara Pinto e um grupo de dançarinos para Miami, nos Estados Unidos.

Desde 2008, quando passou a fazer parte do Projeto Conquistando a Cidadania, o aluno do Ensino Médio na Escola Estadual Paes de Carvalho, chamou a atenção dos professores pelo desempenho, ganhou diversos prêmios e hoje colhe os resultados de sua dedicação e esforço. Pela segunda vez o adolescente ganhou uma Bolsa de Estudos na Miami City Ballet School. Porém, esta é a primeira vez que poderá desfrutar da premiação.

Nervosismo e ansiedade são as palavras que melhor definem o que o adolescente vem sentindo nos últimos dias. Rodrigo, que sonha em ser dançarino profissional, credita essa realização a Funpapa. "Sem o projeto, eu não teria chegado aonde eu estou e aonde e queria. Sempre quis mostrar o meu melhor e a Fundação me ajudou muito. Sem duvida foi a maior ajuda que tive", afirma categoricamente.

A trajetória de Rodrigo é vitoriosa. Em outubro de 2009, no 17º Festival Internacional de Danças da Amazônia (FIDA), o adolescente ganhou dois prêmios pela sua brilhante participação. Uma bolsa de estudos, em janeiro de 2010, na escola de dança da professora Marisa Estrela, no Rio de Janeiro, com duração de um mês, e outra bolsa com duração de 15 dias, em julho, na Miami City Ballet School, além de ter participado do Festival de Dança de Fortaleza (Fedanfor), patrocinado pela PMB.

A presidente da Funpapa, Maria Costa, vê nas conquistas de Rodrigo uma lição para todos que fazem parte do projeto assim como para quem tem sonhos a serem alcançados. "É muito gratificante ver que o nosso projeto está dando certo. Ver um adolescente que tinha talento, mas não tinha oportunidades de vencer na vida e mostrar a contribuição das nossas
atividades lá fora. Ele e um exemplo para todos", destacou.

O adolescente deseja seguir os passos de dois outros companheiros de dança, que participavam do projeto e quando atingiram a maioridade se tornaram coreógrafos e professores da Escola de Dança Clara Pinto, auxiliando outros professores da companhia.

Conquistando a Cidadania

O Projeto Conquistando a Cidadania, que já formou mais de 250 alunos, é fruto de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Belém e a Escola de Dança Clara Pinto. O objetivo é dar suporte aos atendimentos de crianças e adolescentes engajados nos programas e serviços da Funpapa, na faixa etária de 8 a 17 anos visando à inclusão social dos mesmos.

Texto: Luana Santos
Foto: João Gomes


quinta-feira, 14 de julho de 2011

Torneio de Voleibol de Areia e competição de canoas movimentam Mosqueiro‏

A Praia do Chapéu Virado, na Ilha de Mosqueiro, será palco neste domingo (17),  do Torneio de Voleibol de Areia. A competição vai acontecer durante todo o dia, com início às 09h da manhã. Este ano oito equipes femininas e 12 masculinas estão inscritas no evento.
Segundo o Coordenador de Esporte da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Rui Baeta, as equipes formadas por quatro jogadores cada, são de alto nível profissional. “Os atletas são do circuito de areia do Pará e atuam em clubes da região”.
 
Os técnicos que atuarão na competição foram cedidos pela Federação Paraense de Voleibol de Areia, parceira no evento. A coordenação do Torneiro premiará a equipe vencedora com R$ 400,00 e R$ 200,00 para a segunda colocada. 
 
Neste mesmo horário, Agência Distrital de Mosqueiro e Sejel promovem mais edição da Porfia de Canoas, competição entre os riberinhos da região. Com saída do Trapiche da Vila, os riberinhos contornam a baía em canoas, na altura da antiga fábrica de borracha e voltam para o Trapiche.

Cecap oferta 240 vagas nos cursos de agosto‏

Elaborar um texto técnico, arquivar corretamente documentos, ou ainda, falar em público naturalmente, são práticas que um dia podem nos ser cobradas. Não ter o domínio sobre essas habilidades pode nos custar caro: um cargo melhor, um salário elevado ou mesmo uma excelente oportunidade de trabalho. 
Os servidores públicos de Belém, a partir de agosto, terão a oportunidade de aprender um pouco mais sobre estes e outros assuntos que serão apresentados nos cursos do Centro de Especialização e Capacitação Profissional (Cecap) da Secretaria Municipal de Administração (Semad).
A escola de gestão do município oferece seis cursos com 240 vagas para os servidores que atuam em qualquer órgão da Prefeitura de Belém. Os treinamentos profissionalizantes começam na segunda semana de agosto. O primeiro deles ocorre entre os dias 8 e 12, quando a professora Marly Brito vai ministrar o curso Técnicas de Arquivo e Controle de Documentos, no turno da manhã.
No mesmo intervalo, só que durante o período vespertivo, acontece a quarta edição do curso de Oratória e Expressão Verbal, com o professor Evandro Flexa Jr. Na semana seguinte (de 15 a 19), as educadoras Marlene Pereira e Eneida Norat apresentam o curso de Humanização nos Serviços da Gestão Pública.
O bem-estar do servidor público municipal também será tema de treinamento no mês de agosto. Os técnicos do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) ministram o curso Saúde do Trabalhador, entre os dias 22 e 26 de agosto, no período vespertino. Já entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro – também pela manhã -, o educador Rui Paiva será o responsável por conduzir o treinamento sobre Elaboração de Textos Técnicos e a Nova Ortografia. Ainda iniciando em agosto, no dia 31, até 1º de setembro, o Cecap vai ofertar 40 vagas na capacitação voltada para Planejamento Estratégico com Balanced Score Card.
Serviço - Todos os cursos são gratuitos e os participantes recebem certificados. Os interessados devem procurar o Cecap, para preencher a ficha de inscrição e confirmar a matrícula. A escola fica localizada na Travessa Domingos Marreiros, nº 1792, próximo à Travessa Castelo Branco. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone 3283-4874 ou pelo 3283-4872. A ficha de inscrição pode ser solicitada através de email do Cecap (cecapbelem@gmail.com), sendo que a confirmações ocorre presencialmente.
Texto: Ascom Semad

Dezesseis veículos são reprovados pela operação “Despoluir Belém”‏


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) divulgou, na manhã desta quinta-feira (14), o resultado parcial da operação “Despoluir Belém”. De um total de 97 veículos fiscalizados, 16 foram reprovados por emitirem gases tóxicos elevados. Os veículos fiscalizados são de três empresas, sendo duas de transporte coletivo e uma de transporte de carga.
A operação “Despoluir Belém” foi realizada nos meses de junho e julho com o objetivo de diminuir a poluição do ar proveniente da fumaça preta emitida por veículos, principalmente para os movidos a diesel. Até o final do ano, a Semma deve realizar a fiscalização nas 32 empresas cadastradas.
De acordo com a chefa de fiscalização e monitoramento da Semma, Ivanelma Gomes, o número de veículos reprovados surpreendeu. “Essa quantidade de 16 veículos reprovados é muito elevada, não esperávamos que tantos veículos estivessem nessas condições”, afirma. Ela completa dizendo que com essas fiscalizações a poluição do ar diminuirá, melhorando a qualidade de vida da população e do meio ambiente.
A fiscalização que ocorre nas empresas, garagens e/ou final de linha dos veículos de transporte de passageiros, produtos e serviços, nesse primeiro momento foi com caráter educativo. Nos casos de veículos reprovados, os donos das empresas foram orientados a realizar a manutenção, tendo um prazo de 25 dias para essa adequação. Nesse período os automóveis ficam proibidos de circular.
Se a adequação for realizada antes desse prazo, pode ser solicitada a Semma uma nova vistoria nos veículos. Caso não seja feito a manutenção, a empresa receberá uma multa de R$ 2.131,59 por veículo reprovado. Já para os veículos em boas condições de funcionamento são emitidos Certificados de Índice de Fumaça.
O grau de poluição de um veículo aumenta ou diminui dependendo do combustível utilizado, do tipo de motor, da sua regulagem, do estado de manutenção do veículo e até do modo de dirigir de cada motorista.
Para realizar a fiscalização, os técnicos utilizam o Opacímetro, equipamento que faz a medição da quantidade de material particulado (fumaça preta) emitido por veículos. Uma sonda é colocada na descarga dos veículos, e através da aceleração, os gases emitidos são analisados se estão ou não de acordo com o permitido.
A operação conta com a parceria da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) e do Departamento de Trânsito do Pará (Detran), para que em caso de circulação dos veículos reprovados, os mesmos sejam identificados.
As empresas de transporte coletivo urbano que ainda não tem cadastro na secretaria serão notificadas pela equipe técnica do Departamento de Controle Ambiental (DCA) da Semma, para que iniciem seu processo de certificação ambiental (índice de fumaça). 


Texto: Ana Paula Azevedo - Ascom Semma

Crianças aprendem de forma divertida em colônia de férias‏

Todos os meses de julho, a Fundação Papa João XXIII (Funpapa) organiza uma Colônia de Férias em cada um dos seus 12 Centros de Referência da Assistência Social (Cras). O público-alvo são todos aqueles que freqüentam e desenvolvem as atividades nos espaços ao longo do ano. Entre as atividades estão dança, artesanato, teatro, roda de grupo, discussão de temas como violência, meio ambiente e drogas. Os trabalhos são desenvolvidas com o acompanhamento de arte educadores, pedagogos e psicólogos.
Como parte da programação, o Cras Pedreira encerrou nesta quinta-feira (14), sua colônia de férias com um city tour com jovens de 10 a 16 anos. Eles conheceram pontos turísticos da cidade, como Complexo do Ver-o-Rio, Estação das Docas, Mercado do Ver-o-Peso, Forte do Castelo, Casa das 11 Janelas, Catedral da Sé e Teatro da Paz.
O passeio proporcionou novos conhecimentos. Rodrigo Souza, de 14 anos, nunca tinha ido ao Forte do Castelo e Casa das 11 Janelas. “É estranho porque eu moro aqui e nunca tinha conhecido. Hoje eu estou feliz e já quero vir mais vezes”, disse.
A pedagoga Ana Beatriz Montes explica que a oportunidade de mostrar coisas novas aos adolescentes é importante, pois ajuda a expandir o conhecimento cultural deles e amplia as possibilidades da equipe do Cras de trabalhar com diversos assuntos dentro do Centro.
Mariana Assunção, de 16 anos, apesar de já conhecer todos os pontos turísticos que foram mostrados, afirma que desta vez foi diferente. “O guia explicava o que aconteceu em cada lugar, o que significava e eu ia reparando em mais detalhes, que antes eu nem tinha visto”, conta.
 
Cine Olympia – Na quarta-feira (13), foi a vez do Cras Barreiro fazer o encerramento das atividades, com uma sessão de cinema do filme “Se ela dança, eu danço”. Houve quem entrasse reparando em cada detalhe, maravilhado com o que via. E a explicação é simples: das 31 pessoas que estavam presentes, entre idosos a adolescentes, 22 nunca tinham ido ao cinema.
O estudante de 17 anos, Marcos Barbosa, fez questão de registrar cada momento. “Trouxe até a minha máquina para bater fotos minhas com meus amigos e mostrar para a minha mãe”.
A pedagoga do Cras, Lene Coutinho, explica que a ideia de ir ao cinema surgiu dos próprios usuários do Centro. “Alguns já tinham me dito que nunca tinham ido a um cinema. Como é a nossa Colônia de Férias, queríamos colocar atividades diferentes na programação. Conseguimos unir a vontade deles com a nossa”.
Texto: Ascom Funpapa

Jovem de projeto da PMB ganha bolsa de estudos em Miami‏

O adolescente Rodrigo de Almeida Soares, de 16 anos, integrante do projeto Conquistando a Cidadania da Prefeitura Municipal de Belém, ganhou uma bolsa de estudos na Miami City Ballet School para este mês de julho. Neste sábado (16), às 11h, o adolescente que sonha em ser bailarino profissional, embarcará para Miami com a professora Clara Pinto e mais algumas alunas particulares da sua companhia de dança.
Rodrigo de Almeida Soares cursa o 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Paes de Carvalho. Desde a sua integração ao projeto, em 2008, chamou a atenção dos professores pelo seu desempenho, principalmente no balé clássico, o que levou a professora Clara Pinto a convidá-lo a participar também das aulas nos outros espaços das escolas.
Em outubro de 2009, no 17º Festival Internacional de Danças da Amazônia (FIDA), o adolescente ganhou dois prêmios pela sua brilhante participação. Uma bolsa de estudos, em janeiro de 2010, na escola de dança da professora Marisa Estrela, no Rio de Janeiro, com duração de um mês, e outra bolsa com duração de 15 dias, em julho, na Miami City Ballet School, grande companhia de dança de Miami, nos Estados Unidos.
Porém, o adolescente não pôde ir a nenhuma das premiações, devido aos poucos recursos financeiros que dispunha. Em outubro de 2010, sua participação no FIDA foi novamente vitoriosa, ganhando pela segunda vez a bolsa de estudos para a Miami City Ballet School, a qual desta vez irá participar.
O projeto Conquistando a Cidadania, iniciado em 2006, é resultado de uma parceria firmada entre a PMB e a Escola de Dança Clara Pinto, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa). O projeto incentiva à dança entre crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, que participam dos programas e serviços da Fundação. Ao todo, mais de 250 alunos já foram formados pelo projeto. 

Música e folclóre no verão de Icoaraci neste fim de semana‏

A programação musical de verão da Agência Distrital de Icoaraci continua neste sábado (16), com as apresentações do cantor e compositor Cláudio Samura e o grupo de carimbó Mundé, a partir das 20h, na Concha Acústica da Orla do Cruzeiro, com entrada franca.

O cantor e compositor Cláudio Samura, 38, com 20 anos de carreira, apresenta uma extensa agenda de apresentações e promete para 2012 a gravação do seu primeiro CD. Samura segue a máxima de que o artista deve ir onde o povo se encontra. “Eu me apresento em restaurantes, feiras, inaugurações, clubes, e onde mais me convidarem”, disse o artista.

Para o show deste sábado, na orla de Icoaraci, Cláudio Samura vai mostrar, além de clássicos da MPB e Pop Rock, várias composições de sua autoria, como ‘Muralhas de Pó’, ‘Rosa dos Ventos’ e ‘Vila Sorriso Quem Te Ver Mais Feliz’, adiantou.

Samura teve a música ‘Valorizar a Vida’, de sua autoria, classificada para o Festival Nacional sobre segurança no trabalho, do Sesc, e no dia 16 de outubro vai defender a mesma compsição, em Brasília.  O cantor defende uma maior participação dos artistas icoaracienses como forma de atrair os turistas para a Vila Sorriso.  

Mundé - O grupo Mundé surgiu em Icoaraci em 2003 no Espaço Cultural Coisas de Negro, buscando fazer e pensar a música independente e autoral.  Inspira-se nos ritmos extraídos do Curimbó, traduzindo atmosferas ambientais, sons, ritmos e a poesia cabocla e seus personagens, suas crenças e lendas.

O grupo é formado por Nêgo Ray, curimbó e voz; Jorge Furtado, guitarra; Anderson Salgado, contra baixo; Luizinho Lins, banjo e pau elétrico; Welto Ferreira, caixa, bongô e prato; Klewer dos Santos, maracas e efeitos, e Eduardo Sentapéia, percussão.

No show deste sábado o grupo vai mostrar composições como Tambor (Negro Ray), Capitão do Mato ( Negro Ray), Chegança cabocla ( Negro Ray, Félix Faccon, Ronafá), Casamento de Mariana ( Negro Ray, André Zumbi), Maria Joana ( Negro Ray), Soatá ( Negro Ray, André Zumbi), Caieira ( Negro Ray, André Zumbi), e Certo Rasta  ( Negro Ray).

Comunidade Central Park recebe o Brinca Belém

A programação de verão do Brinca Belém chega neste domingo (17), à Comunidade Central Park, localizada na Rodovia Arthur Bernardes, próximo á Fábrica Carneiro, em Icoaraci, das 9h às 12h.

As crianças da comunidade vão poder se divertir com brinquedos, como cama elástica e piscina de bolinha, participar de atividades educativas e lúdicas, como pintura em papel e corporal, além de jogos de salão (dama e dominó).

Estas são algumas das diversas ações que o projeto Brinca Belém, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sejel), vai levar aos moradores para animar a criançada nestas férias de julho.

Texto: Ronaldo Quadros
Edição: Comus - PMB