O objetivo da colônia é proporcionar às crianças mais informações sobre o meio ambiente, sua preservação, assim como, conhecer o espaço do Bosque, seu histórico, sua fauna e flora.
De acordo com a Coordenadora de Educação Ambiental e Desenvolvimento Comunitário da Semma (CEADC), Acácia Rodrigues, a colônia de férias é uma oportunidade das crianças têm de se divertir e aprender sobre o meio ambiente. “É muito importante mostrar para as crianças a importância de preservar a natureza. E isso fica mais claro para eles quando as atividades acontecem num espaço como o do Bosque, onde eles podem ver de perto a fauna e flora existentes. Dessa maneira, eles acabam se sentindo também responsáveis por essa preservação”, afirma Acácia.
Os participantes foram divididos em equipes de cores distintas, representando os nomes dos animais do Bosque (Guará, Macaco de Cheiro, Peixe-Boi, Samaumeira, Arara Azul), para em seguida promoverem as gincanas ambientais. As atividades encerram na próxima sexta-feira (08), com os ganhadores recebendo troféus e brindes, todos confeccionados com materiais reaproveitados. Todas as crianças inscritas na colônia de férias receberam camisas e lanches.
Para o pequeno Jefferson da Costa, de nove anos, a colônia de férias é bem mais que uma diversão. “Eu estou adorando participar das atividades, pois aqui estou vendo que não devemos maltratar os animais, nem a natureza. E quando eu chegar em casa vou contar tudo que aprendi para meus pais e meus amigos”, diz Jefferson, que completa afirmando que “se não estivesse no Bosque, estaria brincando na rua”. Nesta quarta-feira(06), os participantes irão participar da trilha da flora, conhecer o jardim sensorial, além de desenvolver atividades lúdicas. O Cinne Bosque, com a apresentação de lendas Amazônicas, também faz parte da programação.
A colônia de férias da Semma ofereceu 150 vagas, dividas em três turmas. As atividades do segundo período acontecem de 12 a 15 de julho e do terceiro período de 19 a 22. Todas as atividades serão realizadas de 08 às 12 horas.
Texto: Ana Paula Azevedo- Ascom Semma
Nenhum comentário:
Postar um comentário