quinta-feira, 7 de julho de 2011

Campanha combate à exploração de crianças e adolescentes‏


A Prefeitura Municipal de Belém inicia, nesta sexta-feira (08), a Ação Verão 2011 com o objetivo de mobilizar a sociedade quanto à importância de combater e denunciar exploração sexual de crianças e adolescentes. O trabalho é encabeçado pela Fundação Papa João XXIII (Funpapa).
Na abertura da ação que vai até 31 de julho, a Funpapa fará uma Blitz Educativa, das 9h às 12h, no semáforo da Av. Almirante Barroso com a Tv. Lomas Valentina, distribuindo materiais de alerta à sociedade para denuncia de qualquer tipo de violação dos direitos das crianças e adolescentes através do Disque 100. Cerca de 40 profissionais estarão envolvidos na abertura da ação que tem as famílias em férias escolares como alvo da campanha.
Após a abertura da ação que acontece todos anos no mês de julho, equipes da Funpapa e do Conselho Tutelar atuarão nos terminais rodoviários e hidroviários dos distritos de Cotijuba, Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro, e também nos balneários, principalmente aos finais de semana, onde a incidência de casos de crianças em situação de risco são ainda maiores.
A ação é desenvolvida com abordagens a crianças e adolescentes que são encontrados desacompanhados dos pais. A equipe colhe os dados como nome, idade, endereço e escolaridade do menor e depois entra em contato com a família com a presença de psicólogos e assistentes sociais, que fazem um trabalho educacional com os pais, alertando sobre os perigos que os menores estão expostos e às chances de se tornarem vítimas da pedofilia, violência sexual ou da prostituição infantil.  

          

A coordenadora de Média Complexidade da Funpapa, Andréia Alves, afirma que a ação tem dado bons resultados e que em todos os finais de férias o número de crianças e adolescentes encontrados em situação de risco é praticamente zero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário