A Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) faz ações de abordagem de motoristas na Operação Verão montada pelo órgão durante as férias escolares. A ação educativa começou no dia 1º de julho e vai se estender até o dia 31.
Nas ações realizadas durante a semana em Belém e às sextas-feiras, sábados e domingos nos distritos de Mosqueiro e Icoaraci participam 15 pessoas por dia, entre agentes e educadores, que distribuem material informativo sobre comportamento seguro no trânsito, tanto na cidade quanto nos balneários.
Para a diretora superintendente da CTBel, Ellen Margareth, o principal objetivo é conscientizar condutores e pedestres sobre a importância do papel de cada um no dia a dia do trânsito. "É fundamental que cada um faça sua parte, que não fiquemos só cobrando do poder público ações, pois muitas das vezes a solução de algum problema está em nós mesmo, mas é mais fácil transferirmos a responsabilidade para alguém. O trânsito é um conjunto de ações, se nos unirmos e cada um fizer sua parte, com certeza teremos um trânsito mais humano e mais seguro", afirma.
Neste final de semana, de 15 a 17 de julho, foram abordados 2.274 veículos e 9.388 pessoas, onde as principais infrações constatadas foram a falta do uso do cinto de segurança, excesso de passageiro e a falta do uso da “cadeirinha” para crianças até 10 anos também no banco detrás.
Os motoristas que cometeramo alguma infração de trânsito foram somente advertidos. A CTBel, porém, lavrou 215 autos educativos, sem valor de multa, sendo que 95 por falta do uso do cinto de segurança, 72 por excesso de passageiro e 48 por falta da cadeirinha para crianças.
Para o agente de trânsito Laurentino Moraes, é inconcebível que ainda nos dias de hoje, sabendo-se que o trânsito é uma das principais causas de morte no país, as pessoas ainda insistam em se expor e circular sem o cinto de segurança. "Acho que eles pensam que acidentes de trânsito só podem ocorrer com os outros e nunca com eles, e preferem se arriscar. O nosso trabalho tem sido constante para conscientizar aqueles que insistem em desrespeitar as leis de trânsito e expor a sua vida e a de terceiros", comenta.
Texto: Ascom CTBel
Nenhum comentário:
Postar um comentário