O mercado de trabalho passou a ser mais acessível para Raquel Lisboa,de 22 anos,depois que ela concluiu o curso Noções de Contabilidade oferecido pelo Fundo ver-o-Sol, da Prefeitura de Belém. “Nunca trabalhei de carteira assinada, estou confiante e pretendo conseguir uma vaga na área de administração ou contábeis”,afirma.
Raquel Lisboa estava entre os mais de cinco mil alunos do Fundo Ver-o-Sol que receberam nesta terça-feira,05,em cerimônia no Hangar Centro de Convenções da Amazônia,os certificados de conclusão dos cursos realizados no primeiro semestre de 2011.O programa já capacitou cerca de 115 mil pessoas desde 2006 em cursos profissionalizantes e de inclusão digital.
Com o certificado em mãos os alunos estão confiantes em conseguir uma vaga no mercado formal,como é o caso da Raquel e de todos os que foram certificados pelo Fundo Ver-o-Sol. Já na noite da entrega dos certificados eles tiveram uma oportunidade única de concorrer a uma vaga no mercado de trabalho,pois puderam entregar seus currículos na Mesa de Oportunidades, diretamente aos setores de Recursos Humanos de várias empresas como Lojas Renner, C&A, Riachuelo, Ckon Engenharia, Leal Moreira, Sol Informática, Computer Store, Supermercado Formosa, Big Ben, Pague Menos, RH Consultoria e Cadhi Consultoria, entre outras.
“Nunca é tarde para se realizar um sonho” foi o que disse Dona Marlene de Souza, de 55 anos. A moradora da Ilha de Caratateua não mediu esforços para concluir os cursos de Informática Básica e Avançada, oferecidos pelo Fundo Ver-o-Sol. “Saía de casa todos os dias às 4h da manhã, para não perder o ônibus e chegar pontualmente às 8h na aula e poder aprender tudo sobre informática”, diz orgulhosa.
Com o seu certificado,Dona Marlene pretende fazer mais alguns cursos ofertados pelo Fundo Ver-o Sol. “Minha vontade é fazer um curso voltado para área de empreendedorismo e a partir daí poder trabalhar dignamente” diz a dona de casa.
Para o prefeito Duciomar Costa é uma honra poder fazer parte dessas conquistas. “Desde o início da nossa gestão priorizamos a capacitação de profissionais para ingressar no mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo. Muitos aqui não têm condições financeiras de pagar um curso profissionalizante, por isso nós como poder público não poupamos esforços e já estamos com 14 Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras, além da parceria com 14 empresas que estão recrutando profissionais capacitados pelo Fundo Ver-o-Sol”,comemora.
Durante a cerimônia de certificação, o Fundo Ver-o-Sol assinou convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/PA), e a partir de agosto serão ofertados novos cursos profissionalizantes.De acordo com Helder Melo, coordenador do Fundo Ver-o-Sol, essa parceria irá render bastantes vitórias. “O Senac oferece excelentes cursos, porém nem todo mundo pode pagar. Nosso objetivo é atingir esse público, e capacitá-los para que concorram a uma vaga no mercado formal de maneira justa”,argumenta.
São parceiras do Fundo Ver-o-Sol, as seguintes Instituições de Ensino Superior (IES): Faci, Cesupa, FAP, Iesam, FAZ,Fibra,Unama, Ufra, Faculdade Ipiranga, Fabel, Tecnoinf (Tecnologia da Informação), Ufpa, Sistec Sistemas, Sebrae e Senac.
Serviço: Para mais informações ou inscrições, o interessado pode procurar a sede do Fundo Ver-o-Sol, que fica na Rua Cipriano Santos nº 40 - próximo ao terminal rodoviário, no horário de 08h às 13h com os seguinte documentos: RG (original) ou Certidão de Nascimento (original) para menores de idade; CPF para maiores de 16 anos (original); Comprovante de Residência de Belém (original ou cópia).
Texto: Izabelle Araújo
Foto: Adriano Magalhães
Nenhum comentário:
Postar um comentário