sábado, 2 de julho de 2011

Crianças do projeto Socorrista Jr entram em ação durante as férias


Um grupo de crianças dando dicas aos motoristas sobre segurança nas estradas chamou a atenção, na manhã deste sábado (02), na Barreira da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Benevides.

Eram os alunos da turma de Socorristas Jr do Samu 192 Belém, que participavam da abertura Operação Educativa da PRF em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192/Belém), Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBEL), o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (DETRAN-PA) e o Corpo de Bombeiros Militar do Pará.

“Na sexta-feira passada (01) o volume de carros passando pela barreira era de 50 veículos por minuto. E ainda hoje, de acordo com nossas expectativas este número deve dobrar e que o evento desta manhã vem aproveitar este alto fluxo de carros passando pelo local para fazer esta campanha educativa”, afirma o inspetor Charone da Policia Rodoviária Federal.

A socorrista Jr. Inayá Leite gostou de participar da programação. “Eu converso com os adultos e as crianças sobre os perigos de dirigir em alta velocidade, sob o efeito de bebidas alcoólicas e peço para eles sempre usarem o cinto de segurança. Nosso trabalho é muito importante, pois ajudamos a salvar vidas. Acho isso legal porque vou colocar em prática o que aprendi nas minhas aulas no Samu”, explica Inayá.

O coordenador Geral do Samu 192 Belém, o médico José Guataçara, participou da operação. “Através da criança, o pai ouve mais do que com a polícia. A criança pedindo que o pai não fale ao telefone enquanto dirige, que use o sinto de segurança, tem um efeito completamente diferente. É importante que este trabalho seja feito para que vidas sejam salvas e o número de acidentes reduzidos”, destacou.

Os motoristas que passavam pela Barreira da Polícia Federal também concordam com a idéia do coordenador Geral do Samu 192 Belém. A funcionária pública, Germana Letícia, que estava de viagem com a família passou e foi abordada pelos pequenos socorristas do Samu Belém. “Quebrou o gelo, ser parada na barreira e ouvir as crianças nos dando essas dicas de segurança na estrada é uma idéia muito boa. Por mim está aprovada”, garante.

Do outro lado da BR-316, no sentido de quem chega à Belém, duas duplas de Socorristas Jr. com o apoio da técnica de enfermagem, Simone Cruz, e de agentes da PRF, davam início a uma outra etapa do trabalho: a saúde dos caminhoneiros que passavam pelo local. Os agentes paravam alguns caminhões para uma fiscalização rotineira. Enquanto isso, os Socorristas Jr. mediam a pressão arterial dos motoristas para checar se a saúde deles está em boas condições.

José Isaac, de 46 anos, trabalha como caminhoneiro desde os 18. Ele conta que está chegando de São Paulo e que aprovou a iniciativa. “Nunca vi nada assim antes, Belém está de parabéns. Essa fiscalização é boa, afinal nós não estamos sozinhos se acontece um acidente na estrada e muitas pessoas podem estar envolvidas. Eu estou dirigindo há 5h direto, mas tem caminhoneiro que não liga pra isso e dirige até um dia inteiro sob o efeito de remédios e isso prejudica a saúde das pessoas”, conta Isaac.

Texto: Ascom Sesma
Foto: Luan Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário