terça-feira, 12 de julho de 2011

Férias é sinônimo de aprendizagem no Bosque Rodrigues Alves‏

Quem pensa que férias é apenas praia, passeios, viagens e muito descanso, está enganado. Férias também é sinônimo de aprendizagem. E pensando assim, que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) iniciou, na manhã desta terça-feira (12), as atividades da segunda turma da Colônia de Férias do Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves.

A programação tem como objetivo proporcionar às crianças, além do lazer, aprendizado sobre o meio ambiente e preservação, bem como conhecer o espaço do Bosque, seu histórico, sua fauna e sua flora. As atividades dessa segunda turma encerram na próxima sexta-feira (15).

Nesta manhã, 50 crianças com faixa etária entre seis e doze anos, participaram da trilha monitorada onde conheceram os monumentos históricos, presenciaram a apresentação cênica da Galera Jogo Limpo, grupo de arte-educadores da Semma sobre lendas amazônicas. A programação também incluiu expressão corporal e brincadeiras de corda, elástico, entre outras.

De acordo com a coordenadora da colônia de férias, Ingride Dias, é muito importante esse contato das crianças com o meio ambiente. “Nós temos um objetivo muito maior do que simplesmente mostrar o Bosque para as crianças. Nós queremos formar consciência de preservação do espaço e do meio ambiente através de explicações, atividades e brincadeiras, e que eles levem o que aprenderam aqui para suas casas, escolas”, explica.

Para a pequena Amanda Alves, de nove anos, as atividades estão sendo muito legais. “Eu estou adorando participar da colônia de férias. Eu adoro visitar o Bosque, ainda mais quando tem alguém que vai nos explicando tudo que tem aqui”, afirma Amanda.  

Para a realização das gincanas ambientais, os participantes foram divididos em equipes de cores distintas, representando os nomes dos animais e plantas do Bosque: Guará, Macaco de Cheiro, Peixe-Boi, Samaumeira e Arara Azul.

No final das atividades os ganhadores receberão troféus e brindes, confeccionados com materiais reaproveitados. Todas as crianças inscritas na colônia de férias recebem camisas e lanches. Ao todo, foram oferecidas 150 vagas para a colônia de férias do Bosque. As atividades da terceira turma acontecem de 19 a 22 de julho.

Nesta quarta-feira (13), as crianças participarão das atividades da trilha da fauna, acompanhados por biólogos e veterinários do Bosque, quando poderão conhecer a alimentação dos animais, como vivem e pegar nos filhotes. Por fim, assistirão a filmes de lendas amazônicas no Cinne Bosque.

Texto: Ana Paula Azevedo - Ascom Semma

Nenhum comentário:

Postar um comentário