quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Guarda Municipal é chamada para reforçar segurança de Paysandu X Luverdense‏

Guarda Municipal é chamada para reforçar segurança de Paysandu X Luverdense

A Guarda Municipal de Belém mais uma vez faz parte do esquema de segurança dos jogos da Série C do campeonato brasileiro. No próximo domingo, 28, a GMB vai reforçar a segurança na Curuzu, palco da partida entre Paysandu X Luverdense, às 16 horas, pela sétima rodada.

Um efetivo de 33 homens do Grupamento Ronda da Capital (Rondac) vai estar a postos, a partir das 14 horas de domingo, dentro e fora do estádio. O efetivo vai estar equipado com 7 motos e 3 veículos.

A participação da Guarda Municipal de Belém na sétima rodada da Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro é uma resposta efetiva do pedido feito pela Polícia Militar e pela própria Federação Paraense de Futebol (FPF), que alegaram falta de efetivo suficiente na PM para a missão. 

Comandante Ellen Margareth recebe homenagem do Exército Brasileiro‏

O comando da 8ª Região Militar e 8ª Divisão de Exército realiza nesta quinta-feira (25), Dia do Soldado, a tradicional cerimônia alusiva à data. Entre as autoridades listadas para receber homenagem, está a advogada Ellen Margareth, comandante da Guarda Municipal de Belém.

O convite enviado ao comando da GMB foi assinado pelo general-de-divisão Carlos Alberto de Souza Peixoto. A solenidade cívico-militar começa às 20h30, no 2º BIS, na av. Almirante Barroso.
A programação alusiva à Semana do Soldado começou no dia 19, com um almoço festivo servido à reserva ativa do Exército. No dia 21 aconteceu uma exposição na Praça da República e, dois dias depois, no teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, um concerto musical.

A cerimônia vai prestar homenagens, com outorga de medalhas e diplomas, às autoridades que se destacaram na relação de amizade e prestação de serviço à instituição. A programação termina no dia 4 de setembro, com uma exposição no hall de entrada do Shopping Boulevard.

Dia do Soldado

O Dia do Soldado, comemorado no dia 25 de Agosto, tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro. A data foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos, ele já era capitão. Duque de Caxias  lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.

O termo soldado deriva do latim solidarius – alguém que é pago para servir. No Brasil, desde 1908 o serviço militar é obrigatório por lei. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se alistar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica).

Destino do lixo e coleta seletiva em condomínios são tema de encontro em Belém‏

O Sindicato da Habitação, antigo sindicato dos Condomínios, em parceria com o Grupo de Combate ao Lixo de Belém e a Rede Recicla Pará se reuniram, na noite desta quarta-feira, 24, num encontro com o objetivo de esclarecer e sensibilizar síndicos e moradores de condomínios da Região Metropolitana sobre a importância e os benefícios da coleta seletiva nos conjuntos residenciais. A intenção é sensibilizar esse público e ajudar a reduzir a quantidade de resíduos despejados diariamente no Aterro Sanitário do Aurá e nas ruas dos municípios de toda a Região Metropolitana.

Atualmente, são depositadas cerca de mil e quinhentas toneladas de lixo domiciliar, por dia, no Aurá. No local, centenas de pessoas, inclusive crianças, sobrevivem do aproveitamento do lixo, expostas a sujeira e a todo o tipo de risco para a saúde. De acordo com o coordenador da Rede Recicla Pará Marcelo Rocha, entidade que reúne associações e cooperativas de catadores da Região Metropolitana, menos de 20% do que é jogado fora é utilizado na reciclagem e reaproveitamento. “Se todo mundo ajudasse, seria muito melhor, porque, hoje, somente uma cooperativa da Águas Lindas, arrecada 70 toneladas de resíduos por mês. Todo esse material é retirado das ruas, deixa de ser despejado no lixão e gera renda para quem vive como catador”, informa Marcelo Rocha.

Preocupados com a situação, o prefeito de Belém, Duciomar Costa e o secretário municipal de saneamento, Ivan santos, estiveram no seminário e confirmaram os esforços municipais para ampliar o serviço de coleta seletiva em Belém. Hoje, uma associação já conta com o apoio da Prefeitura de Belém e recolhe em média 200 toneladas de materiais que ajudam a dar mais dignidade a dezenas de famílias. “Esse assunto é de grande importância e nós agradecemos a todos os participantes aqui pela rica contribuição para a cidade. É preciso entender que a legislação avançou, mas apesar de parecer simples, nós temos questões de ordem econômica e cultural que dificultam resolver esse problema. É preciso que toda a sociedade compreenda o seu papel”, ponderou Duciomar Costa.

No bairro de São Braz, centro de Belém, um grupo de mulheres responsável pelo condomínio Jardim Socilar dá exemplo. Há cinco meses elas deram início a coleta seletiva dentro do residencial e hoje já conseguiram a adesão de mais de 70% das 202 famílias que moram no local e que agora separam o material reciclável e reutilizável, buscado periodicamente por catadores de associações e cooperativas de Belém. A pedagoga Euzadete Santos explica que a iniciativa surgiu do incômodo dela e de outras duas amigas com a quantidade de lixo encontrada nas ruas e calçadas durante as caminhadas que costumam fazer de manhã, e também com o lixo despejado por moradores, dentro do próprio condomínio. “Com a coleta seletiva, nós reduzimos os tambores de lixo de 17 para 10 e até a quantidade de material jogado pela janela reduziu bastante”, comemora Euzadete.

Com o apoio do sindicato dos Condomínios, o grupo de Combate ao Lixo de Belém, formado por profissionais liberais, juízes, promotores, advogados e outros que se preocupam com a limpeza da cidade, desenvolvem iniciativas de educação ambiental. “Nós agora estamos buscando a parceria com o poder público e temos uma reunião na próxima sexta-feira, quando vamos discutir a elaboração de uma política de resíduos sólidos para Belém”, informa a empresária Fátima Nascimento, coordenadora do Grupo de Combate ao Lixo. “Nós queremos estrutura para absorver e transformar esse lixo, estimulando empreendedores interessados em investir na indústria de reciclagem de lixo. Para isso é necessária a criação de uma política de resíduos sólidos para Belém”, defende Fátima.

Para o coordenador do Sindicato da Habitação, Paulo Ataíde, há todo o interesse dos condomínios em ajudar Belém e as demais cidades da Região Metropolitana a ficarem mais limpas. “Queresmo criar uma consciência dentro dos condomínios, para que se possa coletar e dar um fim aproveitavel para o lixo, ajudar a dar mais dignidade a famílias que hoje sobrevivem do lixão”, lamenta Ataíde.

Texto: Tânia Menezes

Conselho Municipal de Turismo realiza posse oficial da nova mesa diretora

Os membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniram na noite desta quarta-feira, 24, na sede da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), para posse oficial da Mesa Diretora que irá assumir o biênio 2011-2013. Esta foi a primeira reunião ordinária da gestão do Presidente Gualter Leitão e do Secretário Executivo Wady Kayath, eleitos por unanimidade no dia 02 de junho e nomeados no último dia 18 deste mês.
Para o atual presidente esses dois anos serão de inovações. “Esperamos colaborar com projetos inovadores e que realmente irão fazer a diferença para o fomento do turismo em Belém. Entendemos que o turismo em nossa cidade precisa de um alavanco, mas isso só será possível com a parceria entre poder público e privado. Nossa meta é exatamente esta, conseguir o máximo possível de parceiros com boas ideias e dispostos a nos ajudar ”, afirmou. 

Durante a reunião foi apresentado e posto em votação um projeto desenvolvido pela Fiepa denominado "Belém de Judá - Belém do Pará". O projeto visa o fortalecimento da cultura religiosa no Pará. A ideia é mobilizar o poder público e privado e iluminar uma praça no centro de Belém fazendo a alusão a uma árvore de Natal. E como Círio é considerado o Natal dos paraenses, a praça será iluminada em outubro, mês da festa religiosa, o que chamará a atenção não só dos moradores, como de muitos turistas que visitam a cidade neste período. A proposta é que o projeto cresça a cada ano e torne-se tradição na cidade, não só na época do Círio, como também em outras datas importantes.

Os conselheiros votaram em apoiar e aplaudiram a iniciativa do projeto. Para o secretário executivo do Comtur, Wady Khayat, são projetos inovadores como este que atraem os olhares dos turistas e dos próprios moradores. "O Círio é mais que uma festa religiosa, além disso este será só o primeiro passo, quem sabe futuramente não alcancemos outras praças, deixando a cidade cada vez mais bonita e atrativa", ressalta.
Comtur – Conselho Municipal de Turismo que agrega representantes da iniciativa privada, secretarias municipais e entidades de classe do setor no sentido de discutir e fomentar o turismo. O Comtur é formado por um presidente e um suplente, um secretário executivo e um suplente, e vinte conselheiros, entre titulares e suplentes. As reuniões do Comtur são realizadas na última quarta-feira de cada mês.

Texto: Izabelle de Mesquita

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves festeja 128 anos‏

Nesta quinta-feira (25), o Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves completa 128 anos. Para comemorar a data junto com a população, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) preparou uma programação especial com direito a apresentação teatral, exposição de fotos, plantio de mudas, lançamentos de projetos, entre outros.

Situado na Avenida Almirante Barroso, o Bosque é um dos principais cartões-postais da Cidade das Mangueiras, com uma área total de 15 hectares de floresta nativa preservada, rica em espécies da fauna e flora amazônicas. Dessa área, cerca de 80% são compostos de área verde e 20% de edificações e vias de passeio, abrigando mais de 80 mil espécies de flora e fauna. A composição vegetal do parque reúne 90% de espécies da flora nativa e 6% de plantas exóticas, provenientes de outras localidades do Brasil, a maioria de mata virgem.

O Bosque Rodrigues Alves reserva espaço também para a fauna livre, ou seja, animais que interagem com os visitantes, além dos que vivem em cativeiro e semi-cativeiro. Entre as espécies que se podem encontrar livres pelo parque estão macacos-de-cheiro, cutia, marrecas, guarás, garças branca, araras, preguiças, entre outros.

O espaço recebe, em média, 20 mil visitantes por mês, sendo a maioria, crianças e estudantes. Atualmente é considerado um dos mais importantes jardins zoobotânicos do país e é reconhecido mundialmente por conservar e preservar suas espécies. Além de servir de fonte de consulta para pesquisa, o Bosque desenvolve trabalhos de Educação Ambiental e representa uma excelente opção de lazer, oferecendo aos visitantes momentos prazerosos, em contato direto com a natureza.

Entre os espaços mais apreciados no Bosque estão: o Jardim Sensorial, onde são encontradas mais de 50 espécies de plantas medicinais e aromáticas nativas identificadas em braile (atendendo ao público portador de necessidades físicas e visuais), o Chalé de Ferro, Orquidário, grutas, cascatas, o aquário (que serve de viveiro para várias espécies de peixes); e um lago onde se pode passear de canoa.

Título - Em 2002, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) concedeu ao Bosque o título de Jardim Botânico da Amazônia, com base na resolução nº 266 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Com a certificação, o Bosque Rodrigues Alves, passou a fazer parte dos jardins brasileiros que integram a Botanic Gardens Conservation International (BGCI). Em 2008, recebeu a denominação de Zoobotânico. Dentre as exigências para alcançar esse status, o Bosque passou por adequações nos recintos de acordo com a densidade populacional que abriga, e quesitos como a segurança dos animais e do público e os cuidados nutricionais com os espécimes da fauna que abriga.

 
Programação:

08 horas: 
- Na entrada principal chegada do prefeito, secretária e demais autoridades.
- Chegada das escolas convidadas
- Trilha monitorada saindo da entrada principal do Bosque, seguindo para a Ruína dos Castelos, onde haverá uma apresentação teatral com a Galera Jogo Limpo. Seguindo com plantio de mudas.
A partir das 8 horas: Exposição de fotos antigas e atuais do Bosque Rodrigues Alves. 
De 08 às 12 horas: Contação de histórias, pintura facial, conversa com as crianças sobre a alimentação e filhotes de animais. Local: Brinquedoteca.
De 09 às 12 horas: Apresentação de filmes da Coleção Catalendas. Local: Extensão Cultural.

Serviço - O Jardim Botânico da Amazônia Bosque Rodrigues Alves está localizado na Avenida Almirante Barroso, 2453 - Bairro do marco. Horário de visitação: de terça a domingo, das 8h às 17h. 


Ana Paula Azevedo- Ascom Semma

Sesma orienta mulheres lésbicas e bissexuais durante o LesbiPará‏

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) estará divulgando e propondo ações preventivas para as mulheres lésbicas e bissexuais durante o Encontro das Mulheres Lésbicas e Bissexuais do Estado do Pará (LebisPará), que será realizado de 25 a 29 de agosto, no auditório da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), na Aldeia Amazônia David Miguel, no bairro da Pedreira.

A diretora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Prefeitura de Belém, Mara Rocha, participará da mesa redonda que terá como tema “Ações Afirmativas e Prevenção para as Mulheres Lésbicas e Bissexuais” durante o evento  Visibilidade das Mulheres Lésbicas e Bissexuais do Pará, no dia 26, às 14 horas.

O Pará é um dos poucos estados que ainda não constam no Plano de Feminização da Aids, ações e intervenções, que reconhece as mulheres lésbicas e bissexuais, o que é  considerado um atraso para o avanço do enfrentamento da epidemia no País. Pensando diferente, o LesbiPará, organização responsável em defender e promover a cidadania das mulheres lésbicas e bissexuais no Pará, estará promovendo durante o período de 25 a 29 de agosto de 2011 a Semana de Visibilidade das mulheres lésbicas e bissexuais do Pará, onde várias atividades estão previstas na programação, que inclui o Seminário da Mulher Lésbica e Bissexual – Participação nos espaços de Poder e de Controle Social; a realização da II Marcha de Visibilidade das Mulheres Lésbicas e Bissexuais e a  participação na Audiência Pública que acontecerá na Assembléia Legislativa do Pará.

O principal objetivo da Semana de Visibilidade das Mulheres Lésbicas e Bissexuais é reforçar a luta e a defesa dos direitos, além de debater e garantir a inclusão e execução de políticas públicas que reconheça e defenda as mulheres lésbicas e bissexuais de todo e qualquer tipo de violação de direito e violência, além de fortalecer o Lesbipará e as mulheres lésbicas e bissexuais do nosso Estado.

PMB retira árvores de ficus da entrada de Icoaraci‏

O projeto de revitalização da entrada de Icoaraci começou nesta quarta-feira(24) com a retirada de 48  árvores da espécie Fícus bemjamira que arborizavam a Rodovia Augusto Montenegro. A Lei Municipal 8596, de 2007, proibe o plantio dessa espécie em logradouros municipais. O objetivo do projeto, além de cumprir a lei, é dar um novo aspecto na entrada da vila, por onde passam os turistas que procuram a orla, as olarias, bares e restaurantes.

O ficus é uma árvore muito utilizada no paisagismo, mas vem sendo plantada em locais impróprios, como calçadas, ruas, canteiros, e próximo a muros e construções. Com o desenvolvimento da árvore, as raízes agressivas acabam provocando grandes danos às estruturas e tubulações subterrâneas, de forma que já é proibido o seu plantio em diversas cidades brasileiras, como Belém.

O projeto da Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Agência Distrital (Adic), vai mudar o cenário de entrada de Icoaraci. Otoniel Pereira, diretor da Adic, explicou que após a retirada do ficus serão plantadas outras espécies, como ipê ou mangueiras. "A que estamos retirando provoca sérios problemas ao meio ambiente e deixa a cidade com um aspecto feio".

Os trabalhadores da Adic/Semma estão usando moto-serras para derrubar as árvores. O serviço é concluído com uma máquina especial que retira as raízes dos vegetais. 

Texto: Ronaldo Quadros

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Casa da Mulher: referência no atendimento a saúde feminina em Belém

Oferecendo serviços como ultra-som para diagnosticar câncer do colo do útero, mamografia, assistência para mulheres vitimas de violência sexual, além de assistência a gravidez de alto risco, a Casa da Mulher é considerada referência no atendimento feminino no município de Belém. Criada em 2002, possui uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas.
Para a diretora da casa, Socorro Siqueira, a instituição só vem trazendo benefícios para as mulheres paraenses. “O público feminino precisa de saúde. E para que isso aconteça, a Casa da Mulher oferece seus serviços, dando ênfase a prevenção, saúde e bem estar", explica.

A explicação é compartilhada pela dona de casa Alcione Corrêa, 30 anos, grávida de seu segundo filho. “Estou fazendo o meu pré-natal aqui na casa da mulher. Não tenho do que reclamar. Os profissionais que me atendem me dão assistência em tudo, como consultas, assistência psicológica e até mesmo nos remédios indicados pelo médico. Além de ser mais perto de casa e muito melhor que um posto de saúde”, declarou.
A Casa da Mulher dispõe de cerca de 15 senhas por dia. Depois de distribuídas, as pacientes são encaminhadas para a sala de acolhimento para o cadastro no sistema de atendimento da unidade. Mas, a paciente precisa ter sido encaminhada pela unidade de saúde do seu bairro. “Recebemos pacientes de todos os bairros e de vários municípios. A grande demanda vem de Outeiro, Mosqueiro e Icoaraci. Muitas são encaminhadas das unidades de saúde, mas alguns casos são espontâneos. Ou seja, essas mulheres vêm até aqui sem nenhuma orientação, procurando ajuda e assistência em algum problema”, explicou a diretora.

Depois de atendida, a mulher recebe o diagnóstico, que vai mostrar se ela continua ou não recebendo os atendimentos do centro. “Depois que a paciente foi para a ala de acolhimento, no qual ela contou aos nossos profissionais tudo o que está acontecendo, é direcionada para a sala em que fará seus exames. Depois disso, essa paciente espera o resultado desses exames. Dependendo da gravidade do caso, tratamos aqui mesmo. Quando não, a mulher é encaminhada para o Hospital Ofyr Loyola, no qual temos parceria, para dar inicio ao seu tratamento", completou.

Com nódulos na mama há cerca de 14 anos, a dona de casa Raimunda Carvalho, 49 anos,  afirma que durante todo esse tempo nunca tinha sido tão bem atendida. “Fui encaminhada da unidade de saúde da UEPA. Quando eu cheguei aqui fui bem atendida e ganhei a atenção que necessitava. Já tem algum tempo que estou me tratando e a Casa da Mulher tem me dado a orientação e a assistência que precisava”, afirmou.

Serviço: A Casa da Mulher funciona de segunda a sexta, das 08:00 até as 18:00. Fica localizada na Travessa Bom Jardim, n°370. Entre Veiga Cabral e Triunvirato, no bairro da Cidade Velha.
Texto: Edson Oliveira

Guarda Municipal afina os passos para o desfile militar‏

A Guarda Municipal realizou na manhã desta terça-feira(23), o penúltimo ensaio para o Desfile Militar do dia 7 de Setembro. O efetivo retorna à avenida para o ensaio geral da apresentação, agendado para o dia 2 de setembro. A ordem é acertar os passos.
Os ensaios para o desfile militar estão acontecendo nas próprias instalações do comando geral da corporação, no Tapanã. Ao contrário dos últimos anos, o desfile do 7 de Setembro voltará à avenida Presidente Vargas, pedido feito pelo Exército Brasileiro, coordenador do evento este ano, e plenamente aceito pelo governador Simão Jatene.
A Guarda Municipal, por ser a instituição caçula entre todas, deve ser a última a entrar na avenida, como tem sido nos últimos anos. A corporação vai se apresentar com 400 homens, divididos em 11 grupamentos. Além do efetivo, pelo menos 30 viaturas entre veículos e motocicletas, utilizadas pela corporação nos trabalhos de ronda e monitoramente da cidade, vão fazer parte do aparato. 
O efetivo contará ainda com a presença de 50 alunos do projeto Anjos da Guarda, cães de guarda e proteção utilizados em grandes missões pelo grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac).

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Operação “Belém mais Limpa” retira propagandas irregulares da Pedreira‏

Os trabalhos de combate à poluição visual continuam na capital paraense. Esse é o objetivo da Operação “Belém Mais Limpa” que realizou sua segunda etapa na manhã desta sexta-feira (19), na Avenida Pedro Miranda. Cerca de 20 técnicos retiraram e recolheram cartazes, faixas, placas, banners, entre outras propagandas irregulares.  A medida segue a Lei Municipal nº 8106/01 que determina o ordenamento da veiculação de propaganda ao ar livre no município de Belém, visando à melhoria da qualidade de vida da população.

A Operação “Belém Mais Limpa” é realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com a Secretaria de Economia (Secon),Coordenação Especial de Ordem Pública e Divisão Especializada em Meio Ambiente (Dema) da Polícia Civil.

A primeira etapa da operação aconteceu na última sexta-feira (12), onde os fiscais retiraram as propagandas irregulares e notificaram os estabelecimentos. O material irregular foi devolvido aos donos dos estabelecimentos, que também foram orientados como regularizar as propagandas. Na segunda etapa, as propagandas irregulares foram apreendidas e os estabelecimentos serão multados,  conforme prevê a lei municipal.

De acordo com assessora técnica da Semma, Camila Mello, a operação teve primeiro caráter educativo. “Semana passada nós viemos aqui, retiramos e devolvemos todo o material que estava irregular. Porém, muitos estabelecimentos voltaram a colocar as propagandas. Portanto, hoje estamos recolhendo e esses estabelecimentos serão multados”, explica Camila.

As propagandas irregulares além de deixarem a cidade com um aspecto de suja, atrapalham em muitas ocasiões aos pedestres. “Eu moro aqui na Pedro Miranda e é horrível andar pelas calçadas, pois temos que desviar dessas propagandas. E muitas vezes, não da nem para passar na calçada, então temos que ir pra rua, arriscando de um carro nos bater”, afirma a dona de casa, Fátima Silva.   

Texto: Ana Paula Azevedo - Ascom Semma

Superintendente da CTBel reúne com grupo de “perueiros”‏

A Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) vai continuar e intensificar a fiscalização contra os veículos que fazem o transporte clandestino de passageiros, cumprindo sentença judicial de 2006 da 14ª Vara da Capital. Foi isso que disse a diretora-superintendente da CTBel, Ellen Margareth, a um grupo de “perueiros”, representantes de cooperativas que atuam em bairros de Belém, em uma reunião que durou aproximadamente duas horas e meia, nesta sexta-feira (19), na sede do órgão municipal.
        
Segundo ela, a CTBel cumpre uma decisão judicial para apreensão desses veículos clandestinos, sob pena de pagar multa diária de 10 mil reais. "Nossa fiscalização não pode fechar os olhos para o que ocorre envolvendo esta categoria que, geralmente, circula sem nenhum tipo de segurança, com as portas abertas, sem documentação, utilizando no trabalho menores e motoristas sem habilitação. Ontem mesmo, foram apreendidas três vans na Avenida Augusto Montenegro fazendo o transporte clandestino de passageiros, sendo que duas delas dirigidas por menores de idade e a outra com motorista sem habilitação", disse Ellen Margareth. 

Como reforço à sentença de fiscalização, o Ministério Público Estadual ajuizou agora 200 ações civis públicas contra pessoas físicas, motoristas que fazem o transporte clandestino de passageiros. Pela ação, agora o proprietário do veículo é que será penalizado com multa diária de 2 mil reais, além de ter o veículo apreendido. Caso o veículo já tenha sido apreendido anteriormente pela fiscalização da CTBel, o motorista deve ser preso por descumprimento à ordem judicial.

“Vocês querem trabalhar, mas não querem direitos e obrigações”, afirmou Ellen Margareth ao grupo de cooperados, sobre a necessidade de organização das cooperativas em empresas para a exploração do sistema de transporte coletivo por ônibus, conforme prevê a Lei Orgânica do Município de Belém. O próprio vereador Marquinho do PT, presente à reunião, sugeriu uma emenda à Lei na Câmara Municipal de Belém, para que as cooperativas sejam então incluídas no sistema utilizando microônibus no transporte alternativo.

O representante da Categoria dos perueiros, Sebastião Barros, disse sair um pouco decepcionado com o resultado da reunião, uma vez que ele esperava que a CTBel desse trégua a fiscalização. Ele ressaltou que, mediante os instrumentos utilizados pela Diretora Superintendente da CTBel, Ellen Margareth, de que não poderia atender a esta solicitação, entendeu perfeitamente o posicionamento do órgão. 

Sebastião Barros destacou ainda que iria se reunir  com a categoria para ver qual o próximo passo a ser dado até que a Câmara Municipal de Belém aprove uma alteração na Lei Orgânica, se acata e encaminha a transformação de cooperativa em empresa para operacionalizar o serviço de transporte público de passageiros ou  ainda se  realizam manifestação junto ao Ministério Público Estadual e o Tribunal de Justiça do Estado para tentar derrubar a sentença judicial.
          
Texto: Ascom CTBel

Sesan lança projeto de coleta seletiva na feira da Cremação‏

A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) inicia, na manhã deste sábado (20), o projeto de coleta seletiva na feira da Cremação e em seu entorno. O projeto, que está sendo implantado por orientação do prefeito Duciomar Costa, faz parte de um conjunto de ações de ajustamento à nova política nacional de resíduos sólidos (Lei nº 12.305/10).

O projeto foi precedido de reuniões realizadas na Sesan, com a participação de representantes dos órgãos municipais e entidades que fazem parte dessa ação. Para explicar o funcionamento do mesmo, haverá um trabalho de educação ambiental, porta a porta, na área da feira da Cremação.

Folderes com informações sobre a coleta seletiva também serão distribuídos aos feirantes e aos moradores do entorno. A ideia é estender o projeto para outras feiras de Belém, sempre envolvendo, nessas atividades, as pessoas que participam no dia a dia dessas ações e conhecem a realidade desse trabalho. Aos poucos, e à medida que o projeto for sendo desenvolvido, outros órgãos e entidades serão agregados ao projeto de coleta seletiva.

Ao separar seu lixo, o morador ajuda a preservar o meio ambiente, reduz os custos da coleta de lixo, aumenta a vida útil do Aterro Sanitário do Aurá, preserva os recursos naturais e ajuda na geração indireta de emprego e renda, sendo, portanto, um ato de solidariedade. E contribui, ainda, para manter a cidade limpa. É por isso que o secretário Ivan Santos pede a colaboração da população, que é fundamental para o bom êxito do projeto de coleta seletiva. A Sesan também pede ao morador que respeite o horário da coleta de lixo domiciliar em seu bairro. Se, no bairro, já existe o projeto de coleta seletiva, o morador deve separar esses materiais e encaminhá-los para a Associação dos Catadores de Coleta Seletiva de Belém, cujo contato é feito por meio do telefone 3283-6264.

Neste primeiro momento, essa ação será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Economia (Secon), a Associação dos Catadores de Coleta Seletiva de Belém, a Associação de Feirantes da Cremação, a Associação dos Feirantes de Belém e a Defesa Civil de Belém.

A Prefeitura de Belém já implantou o serviço de coleta seletiva em áreas situadas nos seguintes locais: Nazaré, Umarizal, Conjuntos Mendara, Bela Vista, Catalina e Médice 1 e 2 e nas avenidas Rômulo Maiorana e Marquês de Herval. E faz um apelo aos moradores, para que não joguem entulho e lixo nas vias públicas. A Prefeitura pede, ainda, que cada morador colabore, para que, em parceria com o poder público municipal, ajude a manter a cidade limpa.


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Farmacoterapia e saúde da mulher são temas de curso para profissionais da saúde‏


A fim de reduzir o número de internações por intoxicação em função do uso incorreto de medicamentos, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) vai capacitar e atualizar nas práticas da Farmacoterapia os profissionais que atuam na área da saúde, como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, acadêmicos e muitos outros. No curso, estes profissionais receberão a orientação adequada, que deve ser dada a cada paciente, sobre a utilização correta de medicamentos utilizados no tratamento de doenças.

A Farmacoterapia é uma forma simplificada de tratamento de doenças e agravos, realizada unicamente por meio de medicamentos e sem a necessidade de técnicas mais invasivas, como cirurgias. O tratamento e acompanhamento da Farmacoterapia têm de ser constante, obrigatoriamente com prescrição médica e avaliação de um profissional farmacêutico, que irá auxiliar o paciente na conduta de utilização dos mais variados tipos de medicamentos

Trabalhando em conjunto com as práticas e teorias propostas pela Farmacoterapia, também serão abordados assuntos ligados à saúde feminina, durante o curso “Um olhar à Saúde da Mulher”, que discutirá temas como: como indução ao parto, imunidades, vaginoses bacterianas, entre outros, além de obter melhor ação e conseqüentemente redução do tempo de adoecimento ou permanência em hospitais.

O evento ocorre no próximo dia 22, no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no horário de 08h às 12 horas.

Serviço – As inscrições para o curso são gratuitas e podem ser feitas atrvés do e-mailgtaf1378@yahoo.com.br e pelo telefone (91) 3225-1730. A programação inicia às 08 horas e vai até às 12 horas, no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Prefeitura divulga funcionamento de órgãos no feriado‏


A Prefeitura de Belém informa que no feriado desta segunda-feira (15), dia em que se comemora a Adesão do Pará à Independência, não haverá expediente administrativo em suas secretarias. Órgãos como Secretaria Municipal de Administração (Semad), Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), Secretaria Municipal de Economia (Secon), Secretaria Municipal de Educação (Semec), Secretaria de Municipal Urbanismo (Seurb) e a Fundação Papa João XXIII (Funpapa) não funcionarão.

No entanto, a Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e Guarda Municipal funcionarão apenas em caráter de escala de serviço (operacional).

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) disponibilizará normalmente as Unidades Municipais de Saúde que funcionam em regime de urgência e emergência, assim como os dois Hospitais de Pronto Socorro (Umarizal e Guamá), Hospital Municipal de Mosqueiro e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Entretanto, as unidades responsáveis por atendimentos de caráter ambulatorial, que trabalham com consultas previamente marcadas, e as Casas de Atendimento do Programa Saúde da Família retornam as suas atividades somente na próxima terça-feira 16.

Também trabalham neste feriado, em regime de escala de serviço, o Departamento de Resíduos Sólidos e o Departamento de Drenagem Urbana da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), enquanto que os setores de abastecimento de água do Saaeb, atuam normalmente através dos plantões das Unidades Operacionais de Icoaraci e Outeiro.

Texto: Frederico Fernandes de Mendonça

Reunião discute prorrogação do prazo para adaptações na comercialização de carne em mercados de Belém‏


A venda de carne nos mercados de Belém ainda compromete a saúde dos consumidores que compram a mercadoria em lugares onde não há balcão frigorífico. O equipamento é fundamental para a conservação da carne, o que garante a qualidade na hora da compra.

Preocupados com a situação, a Secretaria Municipal de Economia (Secon), a Associação dos Feirantes do Município de Belém (Asfembel) e o Sindicato dos Açougueiros de Belém (Sindicarnes) reunirão com todos os açougueiros dos mercados municipais, na próxima terça-feira, dia 16 de agosto, às 15 horas, no auditório da Faculdade Ipiranga.

A reunião tratará da obrigatoriedade dos balcões frigoríficos para a venda de carne, conforme prevê a Portaria nº 304/96 do Ministério da Agricultura. Em abril deste ano, os açougueiros e demais órgãos responsáveis pela fiscalização de financiamento definiram um Plano de Trabalho designando as etapas do processo de adequação.

Com a ação do Ministério Público Estadual, que exige o cumprimento das regras estabelecidas, indicando a Secon como órgão responsável por fiscalizar o cumprimento desta ordem nos mercados, os açougueiros pretendem definir, na ocasião, a prorrogação do prazo de adaptação.

“É importante que todos esses trabalhadores compareçam na reunião para que fiquem informados da situação”, afirmou Dinho Oliveira, presidente da Asfembel.

Sesma celebra missa em homenagem ao Dia dos Pais‏


A correria da rotina diária faz com que muitos esqueçam da importante presença do pai em um lar. Na manhã desta sexta-feira (12), os pais, servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), tiveram a oportunidade de agradecer pela vida e celebrar a data comemorada no segundo domingo de agosto com uma missa, no prédio da Guarda Municipal.

O ato celebrado pelo padre Acy Conceição, da Basílica Santuário, foi muito elogiado por todos os servidores presentes.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Sylvia Santos, esta data é de grande importância e deve ser sempre comemorada. “O pai exerce um papel fundamental na família. Hoje em dia muitos exercem até o papel de mãe e tomam a frente da família. Devemos sempre reconhecer o quão importante eles são em nossas vidas“, ressaltou.

Ao final da missa, o servidor Waldir da Silveira Vianna, que há 44 anos trabalha na Prefeitura de Belém e é pai de oito filhos, foi homenageado pela secretaria. Ele recebeu das mãos de um de seus filhos, Max Vianna, e de Sylvia Santos, uma lembrança para simbolizar a data. “Fico emocionado, pois nestes 44 anos está é a segunda homenagem que recebo deste dia”, disse.

Os pais receberam presentes e ao final do evento foi ofertado um coffe break aos presentes.

Texto: Ascom Sesma

Operação Dia dos Pais terá fiscalização da CTBel‏


Oito agentes da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) vão trabalhar na fiscalização e orientação de trânsito na Operação Dia dos Pais, no próximo domingo (14), na área dos entornos dos cemitérios de Santa Izabel e São Jorge. A operação começa às 7h e termina às 18h.
 
No cemitério de Santa Izabel, o mais movimentado da cidade e localizado no bairro do Guamá, a única mudança prevista para melhorar o fluxo de veículos no domingo (14) será o sentido único na Avenida José Bonifácio, no trecho/sentido da Rua dos Caripunas até a Rua Paes e Souza.
 
No sábado (13), entretanto, o fluxo de veículos na área do Cemitério de Santa Izabel funcionará normalmente, havendo apenas orientação de trânsito no local, sem interdição de ruas.
 
Já no cemitério de São Jorge, no bairro da Marambaia, no domingo (14) a Rua da Mata ficará com sentido único até a Rua Santarém.
 
Feriado: Por causa do feriado estadual de adesão do Pará à Independência, na próxima segunda (15), e por coincidir com o final de semana em que no domingo se comemora o Dia dos Pais a CTBel vai disponibilizar mais ônibus para os distritos de Outeiro e Mosqueiro.
 
Para Outeiro, a linha Outeiro-Belém (São Braz) terá reforço operacional de 36 veículos tanto no domingo (14) quanto na segunda-feira (15)
 
Para Mosqueiro serão mais 18 ônibus na linha Mosqueiro-São Braz na sexta-feira (12), 36 no sábado (13) e no domingo (14) e outros 43 veículos na segunda-feira (15).
 
Texto: Ascom/CTBel
 

Operação Dia dos Pais terá fiscalização da CTBel‏


Oito agentes da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) vão trabalhar na fiscalização e orientação de trânsito na Operação Dia dos Pais, no próximo domingo (14), na área dos entornos dos cemitérios de Santa Izabel e São Jorge. A operação começa às 7h e termina às 18h.
 
No cemitério de Santa Izabel, o mais movimentado da cidade e localizado no bairro do Guamá, a única mudança prevista para melhorar o fluxo de veículos no domingo (14) será o sentido único na Avenida José Bonifácio, no trecho/sentido da Rua dos Caripunas até a Rua Paes e Souza.
 
No sábado (13), entretanto, o fluxo de veículos na área do Cemitério de Santa Izabel funcionará normalmente, havendo apenas orientação de trânsito no local, sem interdição de ruas.
 
Já no cemitério de São Jorge, no bairro da Marambaia, no domingo (14) a Rua da Mata ficará com sentido único até a Rua Santarém.
 
Feriado: Por causa do feriado estadual de adesão do Pará à Independência, na próxima segunda (15), e por coincidir com o final de semana em que no domingo se comemora o Dia dos Pais a CTBel vai disponibilizar mais ônibus para os distritos de Outeiro e Mosqueiro.
 
Para Outeiro, a linha Outeiro-Belém (São Braz) terá reforço operacional de 36 veículos tanto no domingo (14) quanto na segunda-feira (15)
 
Para Mosqueiro serão mais 18 ônibus na linha Mosqueiro-São Braz na sexta-feira (12), 36 no sábado (13) e no domingo (14) e outros 43 veículos na segunda-feira (15).
 
Texto: Ascom/CTBel
 

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Operação “Eirene” começa no Barreiro, Sacramenta e Telégrafo‏

Considerada a maior ação policial deste ano, a Operação “Eirene” – em homenagem a deusa grega da Paz – começou na manhã desta quarta-feira (10), nos bairros do Barreiro, Sacramenta e Telégrafo. Os crimes de roubo, homicídio, tráfico de drogas, lesões corporais, venda de produtos sem procedência e de mídias piratas são o foco da operação, que visa garantir a segurança da população em áreas de grande incidência de criminalidade.
Cerca de 500 agentes de vários órgãos de segurança pública estão envolvidos na operação, que conta com o apoio da Prefeitura de Belém, através da Ordem Pública Municipal, Secretaria Municipal de Economia (Secon), Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) e a Guarda Municipal de Belém (GMB).
O posto de comando da operação foi montada na Praça do Jaú, localizada na avenida Senador Lemos, próximo a uma universidade particular. No local, foi instalada uma delegacia móvel e o serviço de disque-denúncia da Polícia Civil (181).  
A Ordem Pública e a Secon efetuaram a apreensão de produtos sem procedência e mídias piratas, além de ajudar a Polícia Civil e Militar na retirada de máquina caça-níqueis.
Para Celina Oliveira, Chefe de Operações da Ordem Pública, a operação foi considerada um sucesso. “Foram mais de 50 sacolas de material irregular apreendido pelos fiscais da Secon e entregues aos órgãos competentes, como a Polícia Civil e o Centro de Perícia Científica Renato Chaves”, conta.
Ainda segundo Celina, tanto a Ordem Pública quanto os demais órgãos municipais de Belém continuarão na ação até o final da mesma. Ao todo, são 15 fiscais participando dos trabalhos.
Além dos produtos sem notas fiscais e mídias piratas, a polícia também encontrou drogas, armas de fogo e efetuou a prisão de um homem foragido. Na passagem Mirandinha, a Polícia Civil encontrou em uma residência: CPFs, carteiras de trabalhos, carteiras de identidade e formulários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Para o delegado da Seccional da Sacramenta, Evandro Martins, trata-se de um perito em fraudes que usaria os documentos apreendidos para cometer crimes contra o INSS. O delegado preferiu não divulgar o nome do criminoso para não atrapalhar as investigações.
Para o vendedor de açaí, Renato Silva, a ação é positiva, pois inibe o crime. “A ação é muito boa, quem tem que trabalhar aqui não pode ter produtos irregulares, mas é preciso que não fique em uma só ação. Tem que ter policiamento constante dentro e no entorno da feira”, afirma.
Texto e fotos: Alzyr Quaresma

Samu Belém é reconhecido como um dos melhores do Brasil‏


Representado pelos servidores Paulo Henrique (médico), Elielma Amorim (enfermeira), Michelle Teixeira (técnica de enfermagem) e  Joubert Leite (condutor), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192/Belém) conquistou o terceiro lugar geral na primeira Olimpíada Brasileira de Atendimento Pré Hospitalar, que aconteceu nos dias 10 e 11 de agosto, em São Paulo.
O Samu Belém foi reconhecido como o terceiro melhor do Brasil na categoria de Unidade de Saúde Básica (USB), ficando atrás de Santo André (SP) e Itapetininga (SP), que obtiveram a segundo e o primeiro lugar, respectivamente. Outras 22 equipes de todo o país participaram nesta mesma categoria.
“As provas foram muito difíceis, pois quem nos avaliava eram médicos do GRAU (Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências) e instrutores do PHTLS (Prehospital Trauma Life Support), que tem um alto grau exigência em suas avaliações. Por isso, tínhamos que realizar todos os procedimentos técnicos durante as provas”, explica Michele Teixeira.
Durante as Olimpíadas, as equipes eram avaliadas de acordo com a velocidade no cumprimento das tarefas e a qualidade do serviço prestado em provas diversas de resgate. Uma das provas para quem concorria na categoria de Unidade de Saúde Básica (USB) foi o uso do KED (equipamento utilizado para retirar o paciente preso em ferragens em casos de acidente de carro). O Samu Belém concluiu esta prova no menor tempo entre os concorrentes, obedecendo todas as técnicas que eram avaliadas rigorosamente pelos instrutores.
Além disso, os socorristas tiveram que atender uma vítima de ferimento por arma de fogo no tórax. A equipe teria que avaliar o paciente, realizar o procedimento padrão e pedir o apoio de uma Unidade de Saúde Avançada (USA). Outra prova foi prestar socorro a uma vítima de infarto agudo do miocárdio, no qual a equipe deveria fazer a abordagem do paciente baseada no que ele referia aos socorristas.
Entre as 18 equipes que participaram na categoria de Unidade de Saúde Avançada (USA), o Samu Belém ficou em sexto lugar. Os profissionais deveriam atender uma vítima de queimadura. O médico que comandava a equipe teve que “entubar” o paciente, enquanto descrevia todos os procedimentos tecnicamente para os instrutores.
Em outras provas semelhantes, com um paciente em parada cardíaca e outro politraumatizado com pneumotórax, a equipe médica também teve que “entubar” os pacientes, realizar os demais procedimentos de atendimento, enquanto descrevia aos instrutores quais os procedimentos realizados.
Texto: Ascom Sesma


Prefeito anuncia asfaltamento em rua do Parque Verde‏

O prefeito de Belém, Duciomar Costa, visitou na manhã desta quinta-feira (11), a Rua Dom Jorge, no Bairro Parque Verde, para anunciar aos moradores o seu asfaltamento. O local, que está incluso no cronograma da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) para a manutenção da malha viária da rodovia Augusto Montenegro, conta ainda com a realização da operação tapa-buraco. 
Na atual administração municipal, aproximadamente 2.500 ruas já foram drenadas e pavimentadas, além de 37 conjuntos habitacionais. Uma inédita e significativa intervenção da Prefeitura de Belém na malha viária da capital. 
Além de garantir um direito constitucional, o de ir e vir dos cidadãos, já que antes os moradores e os veículos não tinham acesso a muitas dessas ruas, por causa dos buracos e da lama. A pavimentação dessas vias permitiu, ainda, o acesso de veículos que prestam relevantes serviços à população, como ambulâncias e viaturas. Sem contar que a pavimentação dessas ruas valorizou, e muito, os imóveis.
“Pavimentação e saneamento reduzem casos de doenças, como as respiratórias, causadas pela poeira. Isso representa melhorias na qualidade de vida das pessoas”, disse o prefeito. Após a visita, Duciomar Costa seguiu para o bairro Tenoné, onde esteve na Rua Laranjeira, asfaltada há apenas um mês.
“Melhorou muito com o asfalto. Agora até o ônibus passa. Antes eles nem entravam por causa dos grandes buracos”, disse Elidete Almeida, de 27 anos. O prefeito de Belém também esteve na sede campestre da Associação Paraense das Pessoas com Deficiência (APPD), atendendo um pedido do vereador Amauri Souza (PT).

Texto: Liandro Brito

Obras da UMS Terra Firme entram em fase de conclusão‏


As obras de reforma da Unidade Municipal de Saúde (UMS) da Terra Firme já estão próximas de serem concluídas. Para conferir o andamento da reforma, a secretária Municipal de Saúde,Sylvia Santos,realizou na manhã desta quinta-feira (11) uma visita à Unidade que, após a reforma, deverá funcionar como uma unidade modelo de atenção básica à saúde com todos os programas em funcionamento, o que será levado posteriormente para as demais unidades de saúde da capital.
 
Segundo a secretária Sylvia Santos, as obras serão concluídas aproveitando o período do verão. “Vim fazer esta visita à Unidade para verificar o andamento das obras, que sofreram alguns transtornos por terem iniciado no período de inverno e por ser realizada com a unidade em funcionamento”, explicou.
 
Com o objetivo de atender melhor a população do bairro da Terra Firme, a UMS está passando por uma série de reformas no prédio, que após a finalização contará com novos espaços de acolhimento e recepção climatizados, sala de espera, setor de marcação de consultas (boxes), ampliação de consultórios, ampliação de espaço físico, ampliação e melhora do espaço da farmácia e almoxarifado, ampliação da sala de curativos e sala de vacinas, criação de uma sala de reunião para os funcionários, comunidade e usuários que frequentam a unidade. 
 
De acordo com Sylvia, foram encontradas algumas surpresas no decorrer da obra, como problemas no telhado que impediram a conclusão da obra ainda no primeiro semestre. “Agora é apenas uma questão de ajustes para que possamos entregar à população de Belém uma Unidade totalmente reformada para prestar um atendimento de excelência aos nossos usuários”,conclui.
  
A nova UMS trará novidades como a sala de expurgo e esterilização, sala de coleta laboratorial, padronização do setor de Recursos Humanos (RH), espaço de lazer, pré-consulta específica para crianças e adultos, atendimento especializado para idosos e crianças, além de atendimento específico para casos de doenças sexualmente transmissíveis (DST). A unidade continuará realizando acompanhamentos dentro dos programas do Ministério da Saúde para Hanseníase, Tuberculose, Hipertensão e Diabetes, entre outros.
 
 
No atendimento especializado para as mulheres, a unidade contará com acompanhamento de pré-natal para as gestantes e oferta de teste do pezinho,com o monitoramento de médicos e enfermeiros da unidade.
 
  
Texto: Renata Reis (Ascom / Sesma)
Edição: Comus
 

Guarda Municipal atuará dentro e fora dos cemitérios no Dia dos Pais‏


Cento e setenta homens da Guarda Municipal de Belém vão reforçar a segurança em seis cemitérios públicos da cidade: Santa Izabel (Guamá), Santa Izabel (Icoaraci), Tapanã, São Jorge, Benguí e Soledade. É a chamada Operação Dia dos Pais, já nas ruas desde hoje (11).
De acordo com a Divisão de Operações (DOP), da Guarda Municipal de Belém, fica garantido para a população um reforço operacional não apenas humano, mas rondas motorizadas de viaturas e motos e os cães de guarda e proteção da GMB. 

A Inspetoria de Trânsito (Itran) da Guarda também dará todo o suporte necessário para que haja fluidez no trânsito nas vias de acesso aos cemitérios, principalmente nos cruzamentos.O reforço operacional já  está atuando dentro e no entorno do cemitério Santa Izabel. É o campo santo  com o maior número de visitantes que antecipam suas visitas. A Guarda Municipal está garantindo um monitoramento ostensivo dos grupamentos da Divisão Operacional (DOP), Ações Táticas (GAT) e Ações Táticas com Cães (Atac), bem como o apoio do Rondac.

No domingo, devido ao Dia dos Pais, os cerca de 170 guardas municipais ficarão dentro e no entorno dos seis cemitérios, a partir das 7 horas da manhã até o final da tarde. O efetivo do Itran vai se concentrar nos principais corredores de acesso aos cemitérios de Santa Izabel (Guamá), São Jorge e Tapanã.

A partir das 6h30 da manhã do domingo (14), os guardas de trânsito vão organizar o tráfego nos cruzamentos da José Bonifácio/Caripunas; José Bonifácio/Paes e Souza; Caripunas/Castelo Branco; Rua da Mata/rua Santarém; rodovia do Tapanã (em frente ao cemitério Tapanã). 

Com isso, a Guarda Municipal de Belém espera que o efetivo de 70 homens da DOP e mais os 100 do GAT, Atac, Rondac e Itran, garanta a segurança e tranquilidade dos visitantes dos cemitérios nesse dia de homenagens, mas também de saudade e consternação.

Texto: Ascom/GMB

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Iniciativa pioneira forma grupo de salvamento da Defesa Civil Municipal‏


Trinta voluntários capacitados e bem preparados para atuar em situações de risco e de calamidade pública. Esse foi o resultado de uma ação pioneira no Pará: a criação do Grupamento de Pronto Salvamento da Defesa Civil de Belém (GPS). Os socorristas foram diplomados, na manhã desta quarta-feira (10), no Palácio Antonio Lemos, após a conclusão do curso de formação.

O Grupamento de Pronto Salvamento (GPS) foi idealizado a partir do desabamento do edifício Real Class, em 29 de janeiro deste ano. Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Mário Chermont, a partir da atuação dos voluntários nesse episódio, surgiu a necessidade de formação de um grupo com o preparo adequado para atuar nesse tipo de situação.

“Temos a certeza de que o empenho deles fez toda diferença no processo de aprendizagem e as parcerias também foram fundamentais. Essa iniciativa é muito importante porque a partir de agora contamos com pessoas capacitadas e bem preparadas para situações de emergência”, explicou Mário.

Durante o curso, os voluntários tiveram aulas práticas e teóricas de primeiros socorros, humanização, defesa civil, dengue e resgate. Para João Corrêa, 46 anos, que já trabalhava como voluntário da Defesa Civil Municipal há quatro anos, o curso agregou conhecimento. “Muitas coisas que não sabíamos aprendemos durante o curso e o conhecimento dos parceiros como bombeiros e Samu foram importantes. Estamos aptos para qualquer situação a partir de agora. Estou orgulhoso em poder ajudar da forma correta”, afirmou.

Para o prefeito de Belém, Duciomar Costa, a iniciativa mostra a preocupação em dar respostas para a sociedade. “Esse pioneirismo mostra que estamos sempre preocupados com o bem estar da população em qualquer situação. Durante o socorro que prestamos as vítimas da queda do prédio, percebemos que capacitar esses cidadãos que disponibilizam tempo para ajudar o próximo é fundamental”, concluiu. 

A formação do Grupamento de Pronto Salvamento da Defesa Civil de Belém (GPS) teve a parceria da Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e técnicos da própria Defesa Civil de Belém.

No segundo semestre serão abertas vagas para a formação da segunda turma. O curso é totalmente gratuito e qualquer voluntário já cadastrado poderá se inscrever.

Para ser voluntário da Defesa Civil de Belém é preciso ser maior de 18 anos e fazer o cadastro na sede da Defesa, que fica localizada na travessa Campos Sales, nº 33, entre 15 de Novembro e Boulevard Castilho França, durante horário comercial.

Texto: Luciana Benício

Judoca paraense ganha apoio da PMB para disputa de Sul-Americano na Argentina


Depois de conquistar uma vaga no Sul-Americano de Judô, que será disputado em Buenos Aires, na Argentina, a atleta Camila Kethllen de Souza, de 12 anos, corre agora atrás de patrocínio para garantir a sua estada no país vizinho. Nesta quarta-feira (10), a judoca, que é aluna da Escola Pública de Judô da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), recebeu uma boa notícia: a Prefeitura de Belém vai custear não apenas a sua viagem como também a de sua mãe, Simone Souza.

O anúncio foi feito durante a visita da atleta à sede do poder municipal, o Palácio Antônio Lemos. Recebida pelo prefeito Duciomar Costa, Camila não escondeu a alegria de participar da competição e prometeu se esforçar ao máximo para obter um bom resultado. “Vou dar tudo de mim, porque sei que esta competição é, no momento, a mais importante da minha vida”, disse.

A judoca mostrou ao prefeito a medalha de vice-campeã do Campeonato Brasileiro de Sub-15, categoria peso super ligeiro - menos de 36 kg, realizado no último fim de semana em Aracaju (SE). A colocação lhe rendeu uma vaga no Sul-Americano da Argentina. Aluna do projeto municipal há seis anos, Camila coleciona várias medalhas.

Este ano, Camila também foi campeã da 7ª edição da Copa Minas Tênis, realizada em julho, na qual enfrentou atletas de cinco estados brasileiros. Atualmente, ela é a segunda melhor atleta brasileira em sua categoria e a primeira no ranking estadual. “A Camila tem futuro. E com a vaga no Sul-Americano receberá a partir de agora um treinamento diferenciado”, garante o treinador Gilberto Cruz.

A judoca já está sendo preparada para a competição nacional e, segundo Gilberto Cruz, passará uma temporada no Rio de Janeiro treinando com atletas de alto nível técnico, além de participar de todas as competições que servirão como preparativos ao Sul-Americano.

“Neste sábado, ela participa em Belém da seletiva para os Jogos Estudantis, mas também já estamos inscrevendo a atleta para uma competição em Macapá. Tudo isso para que ela continue somando pontos no ranking nacional e assim se mantenha entre as melhores do país”, justifica o técnico da Sejel.

A Confederação Brasileira de Judô deve divulgar em setembro o calendário oficial em que os judocas brasileiros serão integrados à equipe brasileira.

Texto: Ieda Ferreira

Mais de 40 veículos são apreendidos pelo transporte clandestino de passageiros‏


A “Operação Pedregulho” apreendeu 44 veículos que faziam transporte clandestino de passageiros na capital paraense, entre os dias 04 e 09 deste mês de agosto. Além disso, a fiscalização constatou que 20% destes veículos eram conduzidos por pessoas não habilitadas.

Desde a determinação judicial de apreensão do transporte clandestino em Belém, aproximadamente 1.200 veículos já foram recolhidos pela fiscalização da CTBel e Guarda Municipal, iniciada em agosto do ano passado. Porém, após serem liberados pela Justiça, 60% destes voltam a atuar como transporte clandestino.

Realizada pela Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), a “Operação Pedregulho” tem como alvo o transporte irregular de passageiros, bastante comum em bairros periféricos e afastados do centro da cidade.

Além de irregular, este tipo de transporte expõe a população a inúmeros riscos, tais como: veículos sem condições de trafegabilidade, muitas vezes conduzidos por pessoas não habilitadas ou quando habilitadas que não estão dentro da categoria específica para condução de passageiros, licenciamentos vencidos e sem o seguro obrigatório em dia, além da utilização de menores no serviço de cobrador.

Segundo Ellen Margareth, diretora-superintendente da CTBel, há seis anos ela vem dialogando e orientando os proprietários destes veículos a buscar a formalização, para que como em empresas possam prestar o serviço de transporte regular de passageiros ou o transporte complementar, conforme determina a Lei Orgânica do Município de Belém. Entretanto, enquanto os proprietários insistem em descumprir as disposições legais, a CTBel cumpre o seu papel de fiscalizar, apreender e retirar de circulação este tipo de transporte.

A fiscalização deste tipo de transporte poderia ocorrer sem a apreensão. Ao efetuar a fiscalização e detectar o transporte clandestino, bastaria ao órgão competente reter e autuar o veículo pelo transporte irregular de passageiros. Entretanto, uma sentença judicial de janeiro de 2007 determina que a CTBel tire de circulação este tipo de transporte, sob pena de pagar uma multa diária de R$ 10 mil pelo não cumprimento da ordem.

Texto: Ascom CTBel

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Defesa Civil Municipal abre inscrições para voluntários atuarem no Círio 2011‏


Está aberto o período de inscrições para voluntários da Defesa Civil Municipal atuarem no Círio 2011. Entre os dias 8 de agosto de 30 de setembro, as inscrições podem ser realizadas na sede da Defesa Civil de Belém, localizada na Travessa Campos Sales, nº33 , bairro Comércio, entre as 8h e 15h de segunda à sexta. O voluntário deve apresentar documento original de identidade com foto no ato da inscrição, que é gratuita. Para mais informações, nos telefones: 3242-5332 ou 3283-4100. 

            Este ano, a Defesa Civil Municipal pretende atuar no Círio de Nazaré com 1.220 voluntários. Ano passado, foram mil inscritos. Todos os participantes realizam treinos básicos de primeiros socorros, além de receber um uniforme para os trabalhos. 

Começam ensaios para o desfile de 7 de Setembro

Cerca de 400 guardas municipais participaram do primeiro ensaio como preparativo para o Desfile Militar do dia 7 de Setembro, que este ano, por sugestão do governador Simão jatene, voltará a acontecer na avenida Presidente Vargas, no centro comercial da cidade. O primeiro dos quatro ensaios dos guardas durou quase duas horas, sob forte sol, na manhã desta terça-feira (09) .
De acordo com o inspetor Gerson Albuquerque, chefe da Divisão de Ensino, os 400 homens da GMB vão ser distribuídos durante o Desfile Militar em 11 grupamentos. Além do efetivo, pelo menos 30 viaturas entre veículos e motocicletas, utilizadas pela corporação nos trabalhos de ronda e monitoramento da cidade, farão parte da apresentação.
Os presentes ao desfile também poderão ver de perto a desenvoltura de 50 dos 300 alunos do projeto Anjos da Guarda, além dos cães de guarda e proteção utilizados em grandes missões pelo grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac), da GMB.
O inspetor informou ainda que todos os ensaios, quatro no total, serão feitos na sede do comando da Guarda Municipal de Belém, na Rodovia Arthur Bernardes, nº 5511, bairro do Tapanã. À exceção do último, que será realizado na própria avenida Presidente Vargas. A escolha do local foi feita pelo Exército, este ano responsável pela coordenação do evento.
Texto: Josué Costa - Ascom GMB