A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) inicia, na manhã deste sábado (20), o projeto de coleta seletiva na feira da Cremação e em seu entorno. O projeto, que está sendo implantado por orientação do prefeito Duciomar Costa, faz parte de um conjunto de ações de ajustamento à nova política nacional de resíduos sólidos (Lei nº 12.305/10).
O projeto foi precedido de reuniões realizadas na Sesan, com a participação de representantes dos órgãos municipais e entidades que fazem parte dessa ação. Para explicar o funcionamento do mesmo, haverá um trabalho de educação ambiental, porta a porta, na área da feira da Cremação.
Folderes com informações sobre a coleta seletiva também serão distribuídos aos feirantes e aos moradores do entorno. A ideia é estender o projeto para outras feiras de Belém, sempre envolvendo, nessas atividades, as pessoas que participam no dia a dia dessas ações e conhecem a realidade desse trabalho. Aos poucos, e à medida que o projeto for sendo desenvolvido, outros órgãos e entidades serão agregados ao projeto de coleta seletiva.
Ao separar seu lixo, o morador ajuda a preservar o meio ambiente, reduz os custos da coleta de lixo, aumenta a vida útil do Aterro Sanitário do Aurá, preserva os recursos naturais e ajuda na geração indireta de emprego e renda, sendo, portanto, um ato de solidariedade. E contribui, ainda, para manter a cidade limpa. É por isso que o secretário Ivan Santos pede a colaboração da população, que é fundamental para o bom êxito do projeto de coleta seletiva. A Sesan também pede ao morador que respeite o horário da coleta de lixo domiciliar em seu bairro. Se, no bairro, já existe o projeto de coleta seletiva, o morador deve separar esses materiais e encaminhá-los para a Associação dos Catadores de Coleta Seletiva de Belém, cujo contato é feito por meio do telefone 3283-6264.
Neste primeiro momento, essa ação será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Economia (Secon), a Associação dos Catadores de Coleta Seletiva de Belém, a Associação de Feirantes da Cremação, a Associação dos Feirantes de Belém e a Defesa Civil de Belém.
A Prefeitura de Belém já implantou o serviço de coleta seletiva em áreas situadas nos seguintes locais: Nazaré, Umarizal, Conjuntos Mendara, Bela Vista, Catalina e Médice 1 e 2 e nas avenidas Rômulo Maiorana e Marquês de Herval. E faz um apelo aos moradores, para que não joguem entulho e lixo nas vias públicas. A Prefeitura pede, ainda, que cada morador colabore, para que, em parceria com o poder público municipal, ajude a manter a cidade limpa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário