As obras de reforma da Unidade Municipal de Saúde (UMS) da Terra Firme já estão próximas de serem concluídas. Para conferir o andamento da reforma, a secretária Municipal de Saúde,Sylvia Santos,realizou na manhã desta quinta-feira (11) uma visita à Unidade que, após a reforma, deverá funcionar como uma unidade modelo de atenção básica à saúde com todos os programas em funcionamento, o que será levado posteriormente para as demais unidades de saúde da capital.
Segundo a secretária Sylvia Santos, as obras serão concluídas aproveitando o período do verão. “Vim fazer esta visita à Unidade para verificar o andamento das obras, que sofreram alguns transtornos por terem iniciado no período de inverno e por ser realizada com a unidade em funcionamento”, explicou.
Com o objetivo de atender melhor a população do bairro da Terra Firme, a UMS está passando por uma série de reformas no prédio, que após a finalização contará com novos espaços de acolhimento e recepção climatizados, sala de espera, setor de marcação de consultas (boxes), ampliação de consultórios, ampliação de espaço físico, ampliação e melhora do espaço da farmácia e almoxarifado, ampliação da sala de curativos e sala de vacinas, criação de uma sala de reunião para os funcionários, comunidade e usuários que frequentam a unidade.
De acordo com Sylvia, foram encontradas algumas surpresas no decorrer da obra, como problemas no telhado que impediram a conclusão da obra ainda no primeiro semestre. “Agora é apenas uma questão de ajustes para que possamos entregar à população de Belém uma Unidade totalmente reformada para prestar um atendimento de excelência aos nossos usuários”,conclui.
A nova UMS trará novidades como a sala de expurgo e esterilização, sala de coleta laboratorial, padronização do setor de Recursos Humanos (RH), espaço de lazer, pré-consulta específica para crianças e adultos, atendimento especializado para idosos e crianças, além de atendimento específico para casos de doenças sexualmente transmissíveis (DST). A unidade continuará realizando acompanhamentos dentro dos programas do Ministério da Saúde para Hanseníase, Tuberculose, Hipertensão e Diabetes, entre outros.
No atendimento especializado para as mulheres, a unidade contará com acompanhamento de pré-natal para as gestantes e oferta de teste do pezinho,com o monitoramento de médicos e enfermeiros da unidade.
Texto: Renata Reis (Ascom / Sesma)
Edição: Comus
Nenhum comentário:
Postar um comentário