quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves festeja 128 anos‏

Nesta quinta-feira (25), o Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves completa 128 anos. Para comemorar a data junto com a população, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) preparou uma programação especial com direito a apresentação teatral, exposição de fotos, plantio de mudas, lançamentos de projetos, entre outros.

Situado na Avenida Almirante Barroso, o Bosque é um dos principais cartões-postais da Cidade das Mangueiras, com uma área total de 15 hectares de floresta nativa preservada, rica em espécies da fauna e flora amazônicas. Dessa área, cerca de 80% são compostos de área verde e 20% de edificações e vias de passeio, abrigando mais de 80 mil espécies de flora e fauna. A composição vegetal do parque reúne 90% de espécies da flora nativa e 6% de plantas exóticas, provenientes de outras localidades do Brasil, a maioria de mata virgem.

O Bosque Rodrigues Alves reserva espaço também para a fauna livre, ou seja, animais que interagem com os visitantes, além dos que vivem em cativeiro e semi-cativeiro. Entre as espécies que se podem encontrar livres pelo parque estão macacos-de-cheiro, cutia, marrecas, guarás, garças branca, araras, preguiças, entre outros.

O espaço recebe, em média, 20 mil visitantes por mês, sendo a maioria, crianças e estudantes. Atualmente é considerado um dos mais importantes jardins zoobotânicos do país e é reconhecido mundialmente por conservar e preservar suas espécies. Além de servir de fonte de consulta para pesquisa, o Bosque desenvolve trabalhos de Educação Ambiental e representa uma excelente opção de lazer, oferecendo aos visitantes momentos prazerosos, em contato direto com a natureza.

Entre os espaços mais apreciados no Bosque estão: o Jardim Sensorial, onde são encontradas mais de 50 espécies de plantas medicinais e aromáticas nativas identificadas em braile (atendendo ao público portador de necessidades físicas e visuais), o Chalé de Ferro, Orquidário, grutas, cascatas, o aquário (que serve de viveiro para várias espécies de peixes); e um lago onde se pode passear de canoa.

Título - Em 2002, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) concedeu ao Bosque o título de Jardim Botânico da Amazônia, com base na resolução nº 266 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Com a certificação, o Bosque Rodrigues Alves, passou a fazer parte dos jardins brasileiros que integram a Botanic Gardens Conservation International (BGCI). Em 2008, recebeu a denominação de Zoobotânico. Dentre as exigências para alcançar esse status, o Bosque passou por adequações nos recintos de acordo com a densidade populacional que abriga, e quesitos como a segurança dos animais e do público e os cuidados nutricionais com os espécimes da fauna que abriga.

 
Programação:

08 horas: 
- Na entrada principal chegada do prefeito, secretária e demais autoridades.
- Chegada das escolas convidadas
- Trilha monitorada saindo da entrada principal do Bosque, seguindo para a Ruína dos Castelos, onde haverá uma apresentação teatral com a Galera Jogo Limpo. Seguindo com plantio de mudas.
A partir das 8 horas: Exposição de fotos antigas e atuais do Bosque Rodrigues Alves. 
De 08 às 12 horas: Contação de histórias, pintura facial, conversa com as crianças sobre a alimentação e filhotes de animais. Local: Brinquedoteca.
De 09 às 12 horas: Apresentação de filmes da Coleção Catalendas. Local: Extensão Cultural.

Serviço - O Jardim Botânico da Amazônia Bosque Rodrigues Alves está localizado na Avenida Almirante Barroso, 2453 - Bairro do marco. Horário de visitação: de terça a domingo, das 8h às 17h. 


Ana Paula Azevedo- Ascom Semma

Nenhum comentário:

Postar um comentário