terça-feira, 23 de agosto de 2011

Casa da Mulher: referência no atendimento a saúde feminina em Belém

Oferecendo serviços como ultra-som para diagnosticar câncer do colo do útero, mamografia, assistência para mulheres vitimas de violência sexual, além de assistência a gravidez de alto risco, a Casa da Mulher é considerada referência no atendimento feminino no município de Belém. Criada em 2002, possui uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas.
Para a diretora da casa, Socorro Siqueira, a instituição só vem trazendo benefícios para as mulheres paraenses. “O público feminino precisa de saúde. E para que isso aconteça, a Casa da Mulher oferece seus serviços, dando ênfase a prevenção, saúde e bem estar", explica.

A explicação é compartilhada pela dona de casa Alcione Corrêa, 30 anos, grávida de seu segundo filho. “Estou fazendo o meu pré-natal aqui na casa da mulher. Não tenho do que reclamar. Os profissionais que me atendem me dão assistência em tudo, como consultas, assistência psicológica e até mesmo nos remédios indicados pelo médico. Além de ser mais perto de casa e muito melhor que um posto de saúde”, declarou.
A Casa da Mulher dispõe de cerca de 15 senhas por dia. Depois de distribuídas, as pacientes são encaminhadas para a sala de acolhimento para o cadastro no sistema de atendimento da unidade. Mas, a paciente precisa ter sido encaminhada pela unidade de saúde do seu bairro. “Recebemos pacientes de todos os bairros e de vários municípios. A grande demanda vem de Outeiro, Mosqueiro e Icoaraci. Muitas são encaminhadas das unidades de saúde, mas alguns casos são espontâneos. Ou seja, essas mulheres vêm até aqui sem nenhuma orientação, procurando ajuda e assistência em algum problema”, explicou a diretora.

Depois de atendida, a mulher recebe o diagnóstico, que vai mostrar se ela continua ou não recebendo os atendimentos do centro. “Depois que a paciente foi para a ala de acolhimento, no qual ela contou aos nossos profissionais tudo o que está acontecendo, é direcionada para a sala em que fará seus exames. Depois disso, essa paciente espera o resultado desses exames. Dependendo da gravidade do caso, tratamos aqui mesmo. Quando não, a mulher é encaminhada para o Hospital Ofyr Loyola, no qual temos parceria, para dar inicio ao seu tratamento", completou.

Com nódulos na mama há cerca de 14 anos, a dona de casa Raimunda Carvalho, 49 anos,  afirma que durante todo esse tempo nunca tinha sido tão bem atendida. “Fui encaminhada da unidade de saúde da UEPA. Quando eu cheguei aqui fui bem atendida e ganhei a atenção que necessitava. Já tem algum tempo que estou me tratando e a Casa da Mulher tem me dado a orientação e a assistência que precisava”, afirmou.

Serviço: A Casa da Mulher funciona de segunda a sexta, das 08:00 até as 18:00. Fica localizada na Travessa Bom Jardim, n°370. Entre Veiga Cabral e Triunvirato, no bairro da Cidade Velha.
Texto: Edson Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário