segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Prefeitura de Belém recebe a campanha Servidor Sangue Bom‏

A Prefeitura Municipal de Belém em conjunto com o Centro de Coleta de Sangue Hemopa realiza, na quinta-feira (11), a campanha de coleta de sangue “Servidor Sangue Bom”. A ação tem como objetivo incentivar à doação de sangue e de medula óssea para assegurar um atendimento satisfatório de milhares de pacientes internados em cerca de 218 hospitais de Belém conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS), entre eles, urgência e emergência, maternidades e UTI´s.
A ação de coleta de sangue acontecerá em frente ao Palácio Antonio Lemos - sede da PMB, e contará com o apoio da unidade móvel de coleta do Hemopa. Para ser doador e fazer parte da campanha, o candidato deve ter entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 quilos, alem de estar bem alimentado. É necessário apresentar documento oficial original e com foto.
Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: HIV, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatite, etc. Atualmente, o hemocentro tem uma média diária de 250 doações de sangue e cerca de 300 atendimentos transfusionais. Somente ano passado, o hemocentro coletou 91.290 bolsas de sangue e atendeu 142. 875 transfusões da rede hospitalar. Hoje, a população doadora voluntária de sangue no Brasil é de 1.8%. No Pará é de 1.7%.
No país, 5.550 mil litros de sangue são necessários diariamente para a realização de transfusões, o que quase sempre, é responsável por salvar vidas. O problema é que muitas vezes as reservas disponíveis não são suficientes para atender a quem precisa. “Através da campanha pretendemos fortalecer o espírito de solidariedade demonstrando que os servidores públicos estão cada vez mais conscientes e engajados em causas sociais”, diz o prefeito Duciomar Costa.   
            
Para doar, basta portar carteira de identidade ou outro documento equivalente; estar em boas condições de saúde; ter entre 18 e 60 anos; pesar no mínimo 50 quilos; e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário