terça-feira, 9 de agosto de 2011

Judoca da Sejel vai representar o Pará em Sul-Americano na Argentina‏

A atleta da Escola Pública de Judô da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) Camila Kethllem de Souza tem apenas 12 anos, mas já coleciona muitas vitórias. A última foi conquistada nesse fim de semana. A atleta foi vice-campeã no Campeonato Brasileiro Sub 15 de Judô, na categoria peso super ligeiro - menos de 36 kg, realizado em Aracaju (SE), o que rendeu a ela uma vaga no Sul-Americano da Argentina, que acontecerá nos dias 8 e 9 de outubro. 

“Fiquei feliz com o resultado do brasileirão, apesar de não ser a campeã, mas me ranqueou para a competição internacional”. A atleta garante que está preparada para a competição internacional. “Aqui dentro, no Estado, já é difícil competir, imagina lá fora. Mas me garanto”.
No Brasileirão, a atleta competiu com judocas de cinco estados (MG, RO, AP, RS, SC). Eram 15 atletas disputando o título na categoria. O campeonato reuniu ao todo 282 atletas de 26 estados brasileiros.    

Camila treina desde os seis anos na Escolinha da Sejel e conquistou vários títulos. Um deles, a Copa Minas Tênis que reuniu, em julho deste ano, 1.800 atletas de 162 clubes de 26 estados. Segundo o técnico da atleta, Gilberto Cruz, esta competição serviu como teste para avaliar as condições físicas e técnicas de sua pupila. “Eu queria ter certeza do desempenho dela neste campeonato, do nível técnico em que ela se encontrava naquele momento para poder confirmar a sua classificação para o Pan na Argentina, o que de fato acabou acontecendo”.
Apesar dos bons resultados, a atleta luta para conseguir um bom patrocínio. “Até agora a Camila ainda não tem um patrocinador e é difícil garantir a ida dela para estas competições, afirma a 
mãe da atleta, Socorro de Souza. 

Segundo o técnico da judoca, os preparativos para o Pan Americano na Argentina já começam esta semana. O treinamento, de acordo com Gilberto Cruz, será diferenciado. “Vamos ter que prepará-la para enfrentar atletas internacionais, pessoas com que ela nunca teve contato”. Enquanto aguarda a Confederação Brasileira de Judô integrá-la a equipe que vai para a Argentina, Camila estará em uma pré-temporada no Rio de Janeiro treinando com atletas daquele estado.

Texto: Ieda Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário