sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Valorização do trabalhador é tema da 7ª Conferência Municipal da Assistência Social‏


Propor novas diretrizes e soluções em prol do bem estar dos assistidos, da valorização dos trabalhadores e gestores da assistência social. Com esse objetivo, nos dias 03 e 04 de agosto, aconteceu a 7ª Conferência Municipal da Assistência Social, no salão Karajás, do Hilton Hotel. 

Na abertura do evento, houve apresentação do Grupo de Dança Regional do Projeto Conquistando a Cidadania, da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), no qual o jovem Rodrigo Soares, que ganhou uma bolsa de estudos em Miami por conta do ótimo rendimento apresentado nas aulas, esteve presente e fez um agradecimento especial à presidente da fundação, Maria Costa, e à Prefeitura Municipal de Belém, pela oportunidade dada.
            
No primeiro dia, fizeram parte da mesa de abertura: Ubiragilda Pimentel, procuradora de Justiça do Estado; Jane Clemente, representante do Conselho Nacional de Assistência Social; Agostinho Belo, presidente do Conselho Regional do Serviço Social; Clélia Lobato, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS); Clara Carolina, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e Maria Costa, presidente da Funpapa, que também estava representando o prefeito de Belém, Duciomar Costa.
            
Além da discussão sobre a valorização do trabalhador, foram tratadas formas de consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que recentemente foi efetivado como uma política de estado.
            
Maria Costa ressaltou que apesar das dificuldades, a Funpapa vem colhendo bons resultados. “As dificuldades da assistência social existem, mas os objetivos estão sendo todos alcançados”. A presidente da Funpapa ainda acrescentou que a valorização do trabalhador vem sendo feita desde que foi reconhecido e aprovado o Plano de Cargos e Salários.
            
A Presidente do CMAS, Clélia Lobato, destaca a importância do voluntariado dentro da área do assistencialismo. “sempre há alguém que precisa de ajuda ou direcionamento. Mesmo se você não for da área, mas se sentir bem ajudando o outro, estará fazendo um bem geral", afirma.
            
No segundo dia, foram discutidas estratégias para estruturação da gestão do trabalho do SUAS; reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais; fortalecimento da participação e do controle social; centralização do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil. Ao final da Conferência, foram aprovadas as propostas apresentadas durante os dois dias e eleição dos delegados que coordenarão as novas medidas aprovadas.

Ao todo, 49 entidades governamentais e não-governamentais que compõem os conselhos atuam como parceiros do evento que teve público de aproximadamente 250 pessoas em cada dia.

Texto: Luana Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário