terça-feira, 9 de agosto de 2011

Defesa Civil forma primeiro Grupamento de Pronto Salvamento‏

Voluntários capacitados e bem preparados para atuar em situações de risco e de calamidade pública é o resultado de uma ação pioneira no Pará: a criação do primeiro Grupamento de Pronto Salvamento da Defesa Civil de Belém (GPS). No próximo dia 16, os trinta socorristas voluntários que concluíram o curso de formação recebem seus diplomas.

A origem do Grupamento de Pronto Salvamento coincide com o dia do desabamento do edifício Real Class, dia 29 de janeiro. Segundo o coordenador, a partir da atuação dos voluntários nesse episódio,surgiu a necessidade de capacitação dessas pessoas para que elas tivessem o preparo adequado para atuar nesse tipo de situação
Essa iniciativa a Defesa Civil Municipal tem a parceria da Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e técnicos da própria Defesa Civil de Belém.
Trinta socorristas foram formados na primeira turma do GPS. Durante o curso, os voluntários tiveram aulas práticas e teóricas de primeiros socorros, humanização, defesa civil, dengue e resgate. No segundo semestre serão abertas vagas para a formação da segunda turma. O curso é totalmente gratuito e qualquer voluntário já cadastrado poderá se inscrever.
Para ser voluntário da Defesa Civil de Belém é  preciso ser maior de 18 anos  e fazer o cadastro na sede da Defesa, que fica localizada na travessa Campos Sales, nº 33, entre 15 de Novembro e Boulevard Castilho França, durante horário comercial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário