sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Operação “Belém mais Limpa” retira propagandas irregulares da Pedreira‏

Os trabalhos de combate à poluição visual continuam na capital paraense. Esse é o objetivo da Operação “Belém Mais Limpa” que realizou sua segunda etapa na manhã desta sexta-feira (19), na Avenida Pedro Miranda. Cerca de 20 técnicos retiraram e recolheram cartazes, faixas, placas, banners, entre outras propagandas irregulares.  A medida segue a Lei Municipal nº 8106/01 que determina o ordenamento da veiculação de propaganda ao ar livre no município de Belém, visando à melhoria da qualidade de vida da população.

A Operação “Belém Mais Limpa” é realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com a Secretaria de Economia (Secon),Coordenação Especial de Ordem Pública e Divisão Especializada em Meio Ambiente (Dema) da Polícia Civil.

A primeira etapa da operação aconteceu na última sexta-feira (12), onde os fiscais retiraram as propagandas irregulares e notificaram os estabelecimentos. O material irregular foi devolvido aos donos dos estabelecimentos, que também foram orientados como regularizar as propagandas. Na segunda etapa, as propagandas irregulares foram apreendidas e os estabelecimentos serão multados,  conforme prevê a lei municipal.

De acordo com assessora técnica da Semma, Camila Mello, a operação teve primeiro caráter educativo. “Semana passada nós viemos aqui, retiramos e devolvemos todo o material que estava irregular. Porém, muitos estabelecimentos voltaram a colocar as propagandas. Portanto, hoje estamos recolhendo e esses estabelecimentos serão multados”, explica Camila.

As propagandas irregulares além de deixarem a cidade com um aspecto de suja, atrapalham em muitas ocasiões aos pedestres. “Eu moro aqui na Pedro Miranda e é horrível andar pelas calçadas, pois temos que desviar dessas propagandas. E muitas vezes, não da nem para passar na calçada, então temos que ir pra rua, arriscando de um carro nos bater”, afirma a dona de casa, Fátima Silva.   

Texto: Ana Paula Azevedo - Ascom Semma

Nenhum comentário:

Postar um comentário